PAULISTA FEMININO ADULTO COMEÇARÁ NO DIA 27 DE AGOSTO
Campeonato Paulista começa no dia 27 de agosto
Americana - O Campeonato Paulista de Basquete Feminino da Série A1 começa no dia 27 de agosto e será realizado até 5 de dezembro. Na tarde desta quarta-feira (31), houve reunião na sede da Federação Paulista de Basquete (FPB), na capital, e sete equipes já confirmaram participação: Americana (atual campeã), Santo André, São José dos Campos, Ourinhos, Catanduva, Rio Claro e Presidente Venceslau. Piracicaba e Campinas (que está em entendimentos com o Sport Recife) ficaram de informar até sexta-feira (2) se jogarão a competição estadual.
No encontro de hoje, que reuniu o presidente da FPB Antônio Chakmati (Toni) e dirigentes e técnicos dos clubes, ficou definido que o Campeonato Paulista, independentemente do número de equipes (sete, oito ou nove), será disputado em turno e returno, com cada time fazendo 12 jogos. Os quatro melhores avançam às semifinais, com os vencedores garantindo presença nas finais. Os playoffs serão em melhor de cinco. A divulgação da tabela acontece no dia 17 de agosto.
Ricardo Molina Dias, presidente da ADCF Unimed, clube gestor do basquete feminino de Americana, participou da reunião e aprovou o sistema de disputa do Paulista´2013. "Vamos ter mais jogos do que tivemos no ano passado, quando as equipes foram divididas em grupos. Agora, todas se enfrentam em dois turnos, o que torna a disputa ainda mais interessante", comentou o dirigente, que esteve na entidade em companhia do técnico Virgil Lopéz.
Americana vai iniciar o Campeonato Paulista sem as pivôs Clarissa Santos e Damiris Dantas e a armadora Débora Costa, que estão na seleção brasileira no Sul-Americano, na Argentina, e, posteriormente, jogarão a Copa América, no México, retornando ao clube americanense apenas no início de outubro. "São jogadoras de nível e que farão falta, mas outras equipes também têm atletas nesta situação", ponderou Virgil.
No momento, Virgil Lopéz trabalha com grupo de sete jogadoras: as laterais Karla Costa, Ariadna Felipe, Leila Zabani e Tássia Carcavalli; a armadora Joice Rodrigues; e as pivôs Ega Zakrzeski e Gil Justino. A lateral paraguaia Paola Ferrari se apresenta após o Sul-Americano, provavelmente no dia 11.
O basquete feminino de Americana tem apoio da Prefeitura de Americana, VivoSabor Alimentação, IOB Folhamatic e Unimed Santa Bárbara d´Oeste e Americana.
ADCF Unimed | Assessoria de Comunicação | 31 de julho de 2013