SUB-19 FEMININA VENCE JAPÃO E GARANTE VAGA NAS QUARTAS DO MUNDIAL
Klaipeda, Lituânia – A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina somou sua quarta vitória e segue invicta no 10º Campeonato Mundial da categoria, que está sendo realizado na Arena Svyturio, em Klaipeda, na Lituânia. Com 23 pontos das cestinhas da partida, a ala Isabela Ramona e a ala-pivô Vanessa Gonçalves, a equipe comandada pela técnica Janeth Arcain venceu o Japão por 70 a 66 (35 a 34 no primeiro tempo), nesta segunda-feira (dia 22). Isabela anotou ainda um Duplo-Duplo ao pegar 11 rebotes. Miyuki Kawamura foi a principal pontuadora japonesa, com 20 pontos.
"Cometemos muitos erros em baixo da cesta, o que não pode acontecer em uma competição deste nível, e que poderia ter custado a vitória. O importante é que não deixamos que a adversária abrisse muita vantagem, reconquistamos o equilíbrio e mais um resultado positivo. Um dos elogios que não posso deixar de fazer para estas meninas é que elas são muito disciplinadas taticamente e colocaram em prática tudo que aprenderam".
Com este resultado, as brasileiras já estão classificadas para as quartas de final do Mundial. Nesta terça-feira (23), às 9h45 de Brasília, o Brasil volta à quadra para enfrentar a Austrália. Na quarta-feira, às 14h15, a equipe nacional vai jogar com a Espanha.
"Teremos dois jogos muito duros pela frente. Com a vitória de hoje nos garantimos nas quartas, mas precisamos garantir uma boa posição no grupo. Nosso objetivo é ficar entre os melhores e conquistar um lugar no pódio. Foram quatro vitórias importantíssimas para as meninas ganharem mais confiança e verem seu potencial", finalizou Janeth.
BRASIL (15 + 20 + 18 + 17 = 70)
6. Carla Lucchini (4 rebotes, 1 assist. e 1 rec. bola), 7. Vanessa Gonçalves (23pts, 8 rebotes, 3 assist. e 3 rec. de bola), 8. Estela Arantes (5pts, 3 rebotes, 1 assist. 1 rec. de bola), 11. Maria Carolina Oliveira (4pts e 8 rebotes) e 13. Isabela Ramona (23pts, 11 rebotes, 3 assist. e 4 rec. de bola). Entraram: 4. Izabella Sangalli (9pts, 4 rebotes e 4 assist.), 5. Alana Gonçalo (2pts, 2 rebote, 3 assist. e 1 rec. de bola), 9. Alana Arias (4pts e 5 rebotes) e 12. Maria Claudia Teixeira (2 rebotes). Não entraram: 10. Carolina Ribeiro, 14. Letícia Viviane Dias e 15. Martha Imoniana. Técnica: Janeth Arcain
JAPÃO (15 + 19 + 12 + 20 = 66)
Site oficial do Mundial Sub-19 Feminino
lithuania2013.fiba.com
Confira a tabela completa do Mundial TABELA.
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento, na primeira fase, as equipes se enfrentam nos seus respectivos grupos. Os três primeiros de cada chave se classificam para as oitavas de final, formando os grupos “E” e “F”, com seis seleções. As equipes que ficarem na quarta posição disputam de 13º a 16º lugares. Os quatro primeiros de “E” e “F” passam para as quartas de final, enquanto os que ficarem em quinto e sexto disputam de 9º a 12º lugares. Os ganhadores das quartas se classificam para a semifinal. Os vencedores da semifinal decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.
Confira os grupos:
Grupo A:Brasil, Sérvia, Coréia e Rússia.
Grupo B:Argentina, Japão, Espanha e Austrália.
Grupo C: Canadá, França, Holanda, Senegal.
Grupo D: Mali, Estados Unidos, Lituânia e China.
Fonte: CBB