NOTÍCIAS

17/07/2013

SELEÇÃO FEMININA SUB-19, ESTREIA NO MUNDIAL CONTRA RÚSSIA NESTA QUINTA-FEIRA

.:: conteudo_1_7326.jpg ::.

 

Linha Fina – Equipe brasileira enfrentará na sequência as seleções da Coréia (19) e Sérvia (20) 

 

Olho – Melhor colocação do Brasil nesta categoria foi  no Mundial de 2011, quando ficou em 3º lugar

 

LUÍS GALLETTA

 

Depois de um longo período de treinamentos e torneios amistosos na França e na China, a seleção brasileira de basquete feminino sub-19 comandada pela técnica Janeth Arcain e que têm entre as 12 atletas, a pivô do Ourinhos Basquete, Letícia Viviane, faz nesta quinta-feira, 18, às 6h45 (horário de Brasília) sua estreia no Campeonato Mundial da categoria, enfrentando a seleção da Rússia.

Na sequência, a equipe brasileira pegará as seleções da Coréia (19) e Sérvia (20), cujas partidas terão início às 07h30 da manhã (horário de Brasília). 

Na última edição do Mundial Sub-19 do Chile em 2011, o Brasil conquistou a medalha de bronze após superar a Austrália, 4ª colocada. A pivô brasileira Damiris Amaral recebeu também o título de MVP (jogadora mais valiosa) e ficou entre as cinco atletas que formaram a seleção ideal do Mundial. Esse foi o melhor resultado alcançado pelo Brasil na categoria. 

 

Equipe vence último amistoso

No domingo (14), a seleção brasileira sub-19 que disputará o Mundial, fez seu último amistoso antes do Torneio, enfrentando a anfitriã Lituânia e apesar de jogar na casa das adversárias, impôs seu ritmo e venceu por 70 a 55 (26 a 26 no 1º tempo).

Os destaques da equipe brasileira foram as jogadoras Isabela Ramona, cestinha do jogo com 15 pontos, a ala-pivô Vanessa Gonçalves (13) e a ala Estela Arantes (10). 

Após a partida, Janeth elogiou o desempenho da equipe e destacou a importância da vitória para a estreia no Mundial . "Fiquei contente com o resultado do jogo, principalmente com o último quarto, quando o Brasil aplicou uma defesa muito forte meia quadra e um contra-ataque rápido. A Lituânia é uma equipe muito forte e que ainda estava jogando em casa. O mais importante dessa partida foi a motivação e a confiança que o grupo adquiriu para a estreia no Mundial", ressaltou.

A técnica ainda fez uma análise sobre os adversários que enfrentará na 1ª fase do Mundial. "Enfrentaremos equipes fortes na 1ª etapa, mas em Mundial todas as seleções são bem preparadas. Treinamos bastante e uma de nossas armas será a defesa forte. Queremos surpreender os adversários e conquistar um bom resultado. Estamos bastante confiantes", revelou.

 

Atleta ourinhense destaca importância do Mundial

A reportagem do Diário conversou com a pivô Letícia Viviane que falou sobre a expectativa para a estreia no Mundial e a qual importância terá para sua carreira a experiência de participar de um campeonato deste nível, representando a seleção brasileira. “Minha expectativa é fazer uma boa estreia e que possamos estrear com uma vitória, já que nosso objetivo é ficar entre os três primeiros e se possível, até chegar à final do Campeonato. Por ser minha primeira convocação para a seleção, espero  fazer bons jogos para  ganhar a confiança da Janeth e desta forma, continuar a fazer parte do grupo nas futuras convocações. Fazer parte da seleção sub-19 e agora disputar o Mundial,  está sendo uma experiência muito boa para minha carreira, estou aprendendo demais, pois os treinamentos são muito fortes e graças a Deus estou me saindo muito bem e com certeza, esta experiência vai me ajudar muito quando voltar ao time de Ourinhos e for disputar competições pela equipe adulta”, ressalta. 

 

Regulamento do Torneio

O Brasil está no grupo A do Mundial ao lado da Rússia, Coréia do Norte e Sérvia. No grupo B estão Argentina, Austrália, Espanha e Japão. O grupo C é formado por Canadá, França, Holanda, Senegal e no grupo “D” ficaram China, Estados Unidos, Lituânia e Mali.


              De acordo com o regulamento, na primeira fase, as equipes se enfrentam nos seus respectivos grupos. Os três primeiros de cada chave se classificam para as oitavas de final, formando os grupos “E” e “F”, com 6 seleções cada. As equipes que ficarem na quarta posição disputam de 13º a 16º lugares.

Os quatro primeiros de “E” e “F” passam para as quartas de final, enquanto os que ficarem em quinto e sexto disputam de 9º a 12º lugares. Os ganhadores das quartas de final se classificam para a semifinal. Os vencedores da semifinal decidem o título, enquanto os perdedores disputam o 3º lugar. 

 

 

Confira as 12 atletas do Brasil:

* Alana Gonçalo da Silva - armadora - 18 anos - 1,67m - ADC/Bradesco
* Carla Patrícia Silva Lucchini - armadora - 17 anos - 1,70m – Jundiaí
* Carolina dos Santos Ribeiro - armadora - 18 anos - 1,73m -  São José
* Estela Arantes Gregório - ala - 18 anos - 1,77m - A.E. São José
* Isabela Ramona Lyra Macedo - ala - 18 anos - 1,79m -  Jundiaí
* Izabella Frederico Sangalli - ala - 17 anos - 1,78m - Unimed/Americana
* Letícia V. Rodrigues - pivô - 18 anos - 1,90m - Ourinhos Basquete
* Maria Carolina Ferreira de Oliveira - pivô - 18 anos - 1,91m - Americana
* Maria Cláudia Teixeira - ala - 18 anos - 1,80m - Maranhão Basquete 
* Martha Silva Imoniana - pivô - 19 anos - 1,86m - ADC/Bradesco (SP)
* Vanessa Fausto Gonçalves - ala/pivô - 18 anos - 1,85m - A.D. Santo André
* Alana Arias – Pivô – 18 anos – 1,88m – Palm Beach College  (EUA)

 

Foto

A pivô Letícia Viviane do Ourinhos Basquete é uma das 12 atletas da seleção brasileira que disputará Mundial Sub-19 

Fonte: Diário de Ourinhos

    • Você é nosso visitante número
      16.737.663

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos