BELÉM SERÁ SEDE DO PRÉ-OLÍMPICO DE BASQUETE FEMININO
DISPUTA, QUE TERÁ A SELEÇÃO BRASILEIRA EM QUADRA, ACONTECE EM FEVEREIRO DE 2024
A cidade de Belém, capital do Pará, será a sede de um dos quatro Pré-Olímpicos Femininos, em fevereiro de 2024, com a participação da Seleção Brasileira. O acerto, que foi finalizado na última semana entre o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr, e o governador do Pará, Hélder Barbalho, foi sacramentado na sede da Federação Internacional de Basketball (FIBA), nesta terça-feira (19 de setembro), em reunião entre Guy Peixoto Jr e o Secretário Geral da entidade, Andreas Zagklis.
Entre os dias 08 e 11 de fevereiro de 2024, quatro seleções vão em busca de três vagas na Olimpíada de Paris. A Hungria, Bélgica e a China receberão os outros três Pré-Olímpicos, no mesmo período, de onde sairão todos os classificados para o naipe feminino dos Jogos Olímpicos. Vale lembrar que Estados Unidos e França, campeão mundial e anfitrião, já estão classificados para os Jogos Olímpicos, mas ainda assim disputam um dos quatro torneios classificatórios.
“É uma felicidade imensa poder trazer ao Brasil esse torneio Pré-Olímpico, uma vitória para o basquete feminino brasileiro e mais uma amostra do tamanho e representatividade do basquete feminino brasileiro. Quero agradecer a confiança da FIBA e do Governo do Pará conosco, por meio do governador Hélder Barbalho e do Secretário Geral Andreas Zagklis. Vamos fazer uma grande festa e vamos conquistar essa vaga olímpica”, comentou Guy Peixoto Jr.
“Nós estaremos todos juntos para mostrar Belém, para mostrar o Pará, a Amazônia e, acima de tudo, para colocar as nossas atletas e o basquete feminino lá nas alturas”, completou o Governador Hélder Barbalho.
Os jogos acontecerão na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho). A definição dos 16 times que jogam os Pré-Olímpicos acontece até o fim do ano, já que ainda haverá, por exemplo, o Pré-Olímpico das Américas, que define as suas seleções do continente que se unem a Brasil e Estados Unidos na disputa.
Foto: Divulgação/CBB
Fonte: Frederico Batalha