NOTÍCIAS

13/08/2022

COM 28 PONTOS DE TAINÁ PAIXÃO, SAMPAIO BATE VERA CRUZ E SAI NA FRENTE NA FINAL DA LBF

.:: com_28_pontos_de_taina_paixao_sampaio_bate_vera_cruz_e_sai_na_frente_na_final_da_lbf_57479_1_pt_104412.jpg ::.

Em um grande jogo o Sampaio Basquete saiu na frente nas Finais da Liga de Basquete Feminino 2022 (LBF). O time contou com uma grande atuação de Tainá Paixão para vencer o Vera Cruz Campinas por 69 a 63, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), fazendo em 1 a 0 a série melhor de cinco jogos.

A ala/armadora recém-campeã sul-americana com a Seleção Brasileira marcou 28 pontos em sua segunda maior atuação em dez temporadas na liga – atrás apenas dos 29 pontos no jogo 1 das semifinais deste ano, contra Santo André – e foi eleita a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas, com 7 rebotes e 24 de eficiência.

“A gente não decidiu nada, foi só o primeiro jogo. A gente sabia que seria assim, intenso, Campinas é um time fortíssimo, tanto que chegou até aqui, onde a gente também está. É continuar firme, descansar um pouco, mas continuar concentradas, porque ainda tem muito mais.”, disse Tainá após a partida.

A capitã Érika de Souza também foi destaque com um duplo-duplo de 16 pontos e 13 rebotes. Do lado paulista, Leticia Rodrigues e Manu de Oliveira marcaram 16 pontos cada.

O Sampaio, de Rodrigo Galego, foi à quadra com Jennifer O’Neill, Tainá Paixão, Patty, Lê Lisboa e Érika. O Vera Cruz Campinas, de Sidney Coppini, começou com Beatriz, Tassia, Yasmim, Iza Sangalli e Leticia.

E as paulistas foram ligeiramente melhores no primeiro tempo, contendo as anfitriãs com uma defesa ajustada e vencendo as duas primeiras parciais, indo ao intervalo com três de vantagem (33×36 no intervalo) – Paixão já tinha metade dos pontos do tricolor.

No terceiro período, Érika foi bastante acionada no garrafão pelo Sampaio, enquanto do outro lado os lances livres faziam a pontuação campineira subir. Após 30 minutos, empate a 50 pontos.

O equilíbrio se manteve até os minutos finais, com várias trocas de liderança no último período. Faltando menos de dois minutos e meio, o Vera Cruz Campinas tinha um ponto de vantagem (62×63). Foi quando as donas da casa, empurradas pela torcida, tomaram controle e, com uma corrida 7-0, ficaram com a vitória.

Está é a terceira vez que maranhenses e paulistas decidem o título nacional, no duelo mais frequente das finais na história da liga.

Em 2018, após cinco partidas, o Vera Cruz Campinas levantou a taça, tendo Melisa Gretter como a MVP das Finais. Já no ano seguinte, o Sampaio deu o troco, fechando a decisão em 3 a 0, com Tainá Paixão eleita a Melhor da série.

“Nós sabíamos da dificuldade que seria enfrentar o Sampaio aqui. Infelizmente não conseguimos a vitória, mas fizemos uma grande partida. É final e cada detalhe faz a diferença. Agora é descansar porque na segunda-feira já temos o segundo jogo e vamos em busca da reação.”, disse Tassia, ala/armadora do Vera Cruz Campinas.

O jogo 2 acontece na segunda, 15, às 18h45 (de Brasília), com transmissão exclusiva do sportv. Na próxima semana, a série viaja para São Paulo, onde o ginásio do Tênis Clube, em Campinas (SP), recebe o terceiro jogo em 20 de agosto, às 11h (de Brasília).

Se necessários, os jogos 4 e 5 acontecem nos dias 22 (18h45, em Campinas/SP) e 27 de agosto (10h30, em São Luís/MA).

Todos os jogos têm entrada gratuita. Em São Luís, é necessário levar um quilo de alimento não-perecível. Os bilhetes para o jogo 2 começam a ser trocados neste sábado, 13, a partir das 17 horas, no Costa Rodrigues.

LBF 2022 – Final

Atenção: Todos os jogos abaixo tem horários de Brasília. Jogos 4 e 5 se necessário.

Sampaio Basquete x Vera Cruz Campinas

Jogo 1

Sampaio Basquete 69 x 63 Vera Cruz Campinas
Data: 13/8 –  11h
Local: Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA
Entrada: gratuita (1 kg de alimento não-perecível)
Onde assistir: TV Cultura e SporTV

Jogo 2

Data: 15/8 –  18:45h
Local: Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA
Entrada: gratuita (1 kg de alimento não-perecível)
Onde assistir: SporTV

Jogo 3

Data: 20/8 –  18:45h
Local: Arena Concórdia, Campinas/SP
Entrada: gratuita
Onde assistir: TV Cultura e SporTV

Jogo 4

Data: 22/8 –  18:45h (se necessário)
Local:Arena Concórdia, Campinas/SP
Entrada: gratuita
Onde assistir: TV Cultura e SporTV

Jogo 5

Data:27/8 –  10:30h (se necessário)
Local: Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA
Entrada: gratuita (1 kg de alimento não-perecível)
Onde assistir: TV Cultura e SporTV

Fonte: Primeiro Basquete

    • Você é nosso visitante número
      16.630.125

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos