ITUANO BASQUETE ENCERRA FASE DE CLASSIFICAÇÃO DA LBF COM DERROTA PARA O SAMPAIO
RUBRO-NEGRO GARANTE A SEXTA COLOCAÇÃO E ENFRENTARÁ O SANTO ANDRÉ NAS QUARTAS DE FINAL
O Ituano Basquete concluiu hoje (11) a fase de classificação da LBF 2022, com uma derrota em casa para o Sampaio Basquete, por 82 a 54. O Galo encerra a etapa na 6ª colocação, com 50% de aproveitamento, e enfrentará o AD Santo André nas quartas de final.
Neste sábado, o Sampaio começou melhor na partida. Nos primeiros minutos, a defesa rubro-negra não conseguiu conter os jogos das velhas conhecidas Érika e Alana. Quando a vantagem das visitantes estava em 11 a 3, o técnico ituano, Bruno Guidorizzi, pediu tempo para corrigir a marcação da equipe e o Galo chegou a diminuir a diferença para três pontos, mas viu as maranhenses voltarem a abrir e vencerem o quarto, por 26 a 16.
No segundo quarto, a história foi completamente diferente. Além de encontrar espaços na marcação adversária e pontuar bem, o Ituano realizou uma defesa impecável, que anulou o jogo do Sampaio. As adversárias conseguiram pontuar apenas 3 pontos, convertendo a última bola do período. Assim, o Galo venceu a parcial, por 14 a 3, e levou a partida para o intervalo na vantagem, em 30 a 29
No segundo tempo do jogo, porém, o desempenho do Sampaio voltou a ser predominante. Apesar de continuar estável no ataque, o Ituano teve mais dificuldade em parar os avanços adversários; com isso, as visitantes venceram os dois quartos finais, por 26 a 11, no terceiro, e 27 a 13, no último.
“Faltou consistência nossa durante a partida. Sabíamos o que precisávamos fazer, mas só conseguimos executar no segundo período. Agora é trabalhar até os playoffs, pois essa consistência se adquire treinando”, avalia Guidorizzi.
A MVP da partida foi a pivô do Sampaio, Gabi Guimarães, com 19 de eficiência. Pelo Ituano, o grande destaque foi a pivô Gil, cestinha do jogo com 20 pontos, e maior eficiência da equipe, de 18; Tati Pacheco, por sua vez, anotou 10 tentos e Joice registrou 7 pontos e 12 de eficiência.
O Ituano aguarda agora as datas das quartas de final, que ainda serão divulgadas pela LBF. Essa fase da competição será disputada em série melhor de três partidas e o Galo terá apenas um jogo em casa.
Antes da próxima etapa da LBF, porém, as rubro-negras marcam presença no Jogo das Estrelas, no dia 19 de junho. Cacá disputará o desafio de habilidades, Tati Pacheco o dos 3 pontos e Rapha e Gabriellem participam do desafio de enterradas. Para o evento principal, está escalada também - além de Cacá, Tati e Rapha -, a armadora Débora.
O Ituano Basquete tem o apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela CIS - Companhia Ituana de Saneamento, IFC/Cobrecom, Empresas Maggi, PLAZA Shopping Itu, Union Life Administradora de Benefícios, Supermercados Alvorada, EPPO Cidades Inteligentes e Controle Contábil.
Foto: Juca Ferreira
Fonte: Nathane Agostini