NOTÍCIAS

13/04/2013

PINHEIROS É O CAMPEÃO DAS AMÉRICAS

.:: conteudo_1_5195.jpg ::.

HISTÓRICO! PINHEIROS/SKY É CAMPEÃO DAS AMÉRICAS

Time da capital paulista venceu seus dois primeiros compromissos no Final Four da Liga das Américas 2013 e conquistou título continental com antecedência

Poucos acreditavam, mas o Pinheiros/SKY conseguiu. O time da capital paulista conquistou o título da Liga das Américas 2013, e pela primeira vez em sua história faturou um troféu internacional. A glória máxima veio com uma rodada de antecedência, através de uma excelente vitória sobre o Lanús (ARG), por 82 a 66, na cidade de Arecibo, em Porto Rico.

Para assegurar o caneco antes mesmo da última rodada, os pinheirenses foram beneficiados pela derrota do Uniceub/BRB/Brasília para os anfitriões Capitanes de Arecibo (PUR), que foi superado pelos time de Cláudio Mortari na primeira rodada. 

O cestinha do decisivo jogo diante dos argentinos foi o experiente Márcio Dornelles, com 21 pontos. Rafael Mineiro também obteve destaque, ao anotar 20 pontos e pegar nove rebotes. Pelo lado dos argentinos, o maior pontuador foi Boccia, com 18 pontos.

"Nós fizemos jus ao título pelas apresentações que tivemos contra o time da casa, difícil, e ganhamos bem. Contra a equipe argentina, que está na semifinal do campeonato argentino, foi uma vitória merecida. Estamos conquistando o nosso espaço", destacou o treinador Cláudio Mortari.

O Pinheiros somou sua segunda vitória em dois jogos no Final Four e faz sua última partida na competição continental amanhã, às 19h, contra o Brasília. Mesmo que perca o duelo contra o outro brasileiro da chave, o time do Estado de São Paulo mantém o primeiro lugar, pois ainda leva vantagem em caso de empate com qualquer equipe do grupo. "Na hora em que a gente vir a taça, o olho vai brilhar ainda mais", falou Rafael Mineiro.

Aos 37 anos, Márcio Dornelles mostrou que está com energia de sobra e não escondeu a felicidade de levantar o 'caneco' da Liga das Américas. Cestinha da partida histórica, o ala garantiu a comemoração do título, mas não esqueceu as oitavas de final do NBB, contra o Winner/Kabum/Limeira, que terão início na próxima terça-feira (16/04).

"Todo mundo está de parabéns. Fizemos uma bela partida contra o Capitanes e contra o Lanús também. Todo mundo está contente, feliz. Vamos curtir amanhã e domingo, mas não podemos perder o foco, porque temos playoff duro no NBB. mos que ter o mesmo foco no NBB, porque tenho certeza de que podemos dar muitos frutos para o Pinheiros. Agora é curtir e extravasar toda essa alegria"", comemorou o ala Márcio Dornelles.

Rafael Mineiro também teve papel importantíssimo no duelo contra os argentinos, o ala/pivô pinheirense enalteceu a união e o jogo coletivo da equipe, que com certeza, foram fatores determinantes para levar o troféu da Liga das Américas 2013 para casa.

"O ponto forte foi a união da equipe na reta final. Nosso time esteve sempre muito unido, ninguém se destacou demais, todo mundo soube da importância no grupo e isso nos fez vitoriosos", comentou Mineiro, autor de 20 pontos na partida decisiva.

Com o título da sexta edição da Liga das Américas, o Pinheiros se torna o segundo clube brasileiro a levantar o caneco da principal competição interclubes do continente. Antes, somente o Uniceub/BRB/Brasília, na temporada 2008/2009, havia conseguido tal feito.

Trajetória do campeão

A bola bateu na trave do Pinheiros/SKY três vezes antes de, finalmente, entrar no gol. O time da capital paulista amargurou três vice-campeonatos em competições internacionais nos últimos dois anos, antes de chegar ao tão sonhado título da Liga das Américas, a maior competição de basquete da América Latina, nesta sexta-feira.

As derrotas na Liga Sul-Americana (2012) e no Torneio Interligas (2011 e 2012), sem dúvida, fortaleceram o até então inexperiente time do Pinheiros, que antes de 2010 nunca havia participado sequer de uma competição internacional. Os comandados de Claudio Mortari foram a cada decisão ganhando a experiência necessária para atingir o ponto mais alto do cenário do basquete latino-americano.

Agora, antes de chegar a disputa de títulos continentais, o Pinheiros foi construindo sua história em território nacional. O clube de São Paulo faturou o título do Campeonato Paulista, em 2011, o primeiro de sua história, e no NBB, foi duas vezes consecutivas o terceiro colocado (edições 2010/2011 e 2011/2012).

No início da atual temporada, a equipe passou por uma grande reformulação no elenco. Jogadores importantes como o ala Marquinhos, o ala/pivô Olivinha e o armador argentino Juan Pablo Figueroa passaram a não fazer mais parte do grupo, que manteve peças importantes como Shamell, Paulinho Boracini, Rafael Mineiro, Morro e Bruno Fiorotto. Aos remanescentes, se uniram os novos reforços: o ala/armador norte-americano Joe Smith, o ala Marcio, o armador Fernando Penna e os pivôs Guillermo Araujo e André Bambu.

Com esse elenco, o Pinheiros foi trabalhando forte, sem fazer muito barulho, e os resultados foram aparecendo aos poucos. O primeiro deles foi na primeira fase da Liga Sul-Americana, quando o time paulista garantiu uma das vagas para a Liga das Américas com um arremesso milagroso do ala/armador Paulinho Boracini, no último segundo do jogo contra o Centauros (VEN), anfitriões do Grupo A.

Na Liga das Américas, o Pinheiros passou pela primeira fase na segunda posição do Grupo A e, em seguida, repetiu o feito no quadrangular semifinal, eliminando o rival brasileiro considerado favorito, o Flamengo.

Ao chegar ao Final Four da competição, a equipe de Claudio Mortari venceu o jogo de estreia diante dos donos da casa, o Capitanes de Arecibo (PUR) jogando um basquete envolvente e agressivo.

Na segunda rodada, o desafio era extremamente complicado, já que o Lanús (ARG) havia vencido o atual tricampeão do NBB, o Uniceub/BRB/Brasília, com uma larga vantagem. Esse confronto, praticamente, definiria o campeão do torneio.

Sem se intimidar com o que estava por vir, o time pinheirense foi para cima dos argentinos. O experiente ala Márcio Dornelles chamou a responsabilidade e foi um dos destaques da equipe, com 21 pontos, assim como o pivô Rafael Mineiro, que contribuiu com 20 pontos e nove rebotes. Com um último quarto impecável, os paulistas foram capazes de segurar a pressão da equipe rival para manter a vitória.

O Pinheiros precisava torcer apenas por um resultado positivo do Capitanes de Arecibo diante do Uniceub/BRB/Brasília para garantir, com antecedência, o titulo da Liga das Américas 2013. E a torcida funcionou, os portorriquenhos venceram e a equipe de SP pôde, finalmente, soltar o grito de campeão.

Parabéns aos atletas, comissão técnica e dirigentes do Pinheiros pela conquista que engrandece toda essa nação do basquete brasileiro.

Confira a tabela completa do Final Four da Liga das Américas 2013:

- Quinta-feira (11/04):
Lanús (ARG) 77 x 49 Uniceub/BRB/Brasília
Capitanes de Arecibo (PUR) 76 x 88 Pinheiros/SKY

- Sexta-feira (12/04):
19h - Lanús (ARG) 66 x 82 Pinheiros/SKY
21h10 - Capitanes de Arecibo (PUR) 88 x 74 Uniceub/BRB/Brasília

- Sábado (13/04):
19h - Uniceub/BRB/Brasília x Pinheiros/SKY
21h10 - Capitanes de Arecibo (PUR) x Lanús (ARG)

 

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      18.199.112

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos