NOTÍCIAS

19/01/2012

MANGUEIRA: UM EXEMPLO PARA O NOSSO BASQUETE

Rio de Janeiro (RJ) - A comunidade do basquete feminino agradece a Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Com o apoio da Petrobras, aquilo que era só carnaval, se tornou também um polo (e grande, esportivamente) de basquetebol. As equipes do Projeto Vila Olímpica da Mangueira/Petrobras já virou referência no estado do Rio, revelando vários talentos para clubes e também para as seleções brasileiras. O maior exemplo é Isabela Ramona, uma das principais jogadoras da Seleção Brasileira Sub-19, medalha de bronze no Mundial do Chile e que atualmente é campeã paulista defendendo o Divino/COC. 

 

A última temporada de 2011 do Mangueira/Petrobras foi excelente, com resultados expressivos. Foram quatro campeonatos estaduais conquistados, um vice e um terceiro lugar conquistados em todas as outras categorias disputadas. Mesmo com todas as disputas e conquistas no Rio de Janeiro, a Mangueira/Petrobras cedeu várias jogadoras para as Seleções Brasileiras, campeã no Sul-americano Sub-15, com Thayna Silva, ala/pivô de 1,82m, além do técnico Guilherme Vós, que foi assistente de Cristiano Cedra. No Sub-16, vice-campeão da Copa América, com Raphaella Monteiro da Silva, lateral de 1,79m. No Sub-19, medalha de bronze no Mundial de Puerto Montt, no Chile, com a baiana Isabela Ramona, de apenas 17 anos e 1,76m.

 

Os títulos do Projeto Mangueira/Petrobras no basquete feminino em 2011, foram conquistados nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-15 e Sub-17. O vice-campeonato conquistado foi na Categoria Sub-19 e o terceiro lugar foi conquistado na categoria Sub-13. Na categoria Sub-19, a Mangueira havia vencido o Torneio Cidade do Rio de Janeiro, no primeiro semestre do ano e foi vice-campeã do Sub-17.

 

A comunidade do basquete feminino do Mangueira/Petrobras cresceu tanto que a diretoria resolveu montar equipes A e B nas catgegorias Sub-17 e Sub-19. "No Campeonato Estadual do Rio de Janeiro Sub-17, a Mangueira/Petrobras ficou com o título com a equipe A e o B ficou como vice-campeão . Na cagtegoria Sub-19, a equipe B ficou com a terceira colocação", afirmou Samuel Belarmino, diretor do projeto.

 

Outro feito que deixa todos da Mangueira orgulhosos é que o Projeto tem ajudado também o esporte colegial. Várias jogadoras foram campeãs colegiais. Em 2009, o Colégio Santa Mônica foi campeã brasileira colegial, com jogadoras bolsistas da Mangueira. Em 2010 e 2011, o Santa Mônica Centro Educacional foi campeã carioca e brasileira e no final do ano conquistou o título Sul-americano Colegial, em Bogotá, Colômbia, também com atletas bolsistas do Projeto Mangueira/Petrobras.

 

Um dos técnicos do Projeto Mangueira/Petrobras, Guilherme Vos, que também integrou a equipe brasileira Sub-15, ressalta a importância e o sucesso do projeto. "Isso é fruto de um trabalho conjunto que fazemos desde que a menina chega aqui na divisão de base, passando por todo mundo até ganhar maturidade e se tornar uma promessa do esporte", afirma Guilherme Vos, treinador sub-17 e sub-19 e coordenador de basquete da Mangueira/Petrobras.

 

Agostinho D´Almeida, técnico da categoria Sub-15 é o responsável pelas atletas que foram para a Seleção Brasileira de base, também fala com entusiasmo do sucesso do Projeto Mangueira no basquete feminino: "Nosso principal é ajudar essas meninas a descobriem o potencial delas. As conquistas vêem junto como um prêmio adicional e nos faz querer sempre mais. Mas, sem a vontade delas, nada aconteceria", destacou o treinador.

 

O trabalho do Projeto Mangueira/Petrobras é reconhecido por todos. Para o presidente da Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro, Álvaro Lionides Fortes de Almeida. "O trabalho que a Mangueira faz é excelente e está ajudando muitas meninas que não tinham como praticar basquetebol a fazer com profissionais de qualidade. Tanto que os resultados estão ai e também a descoberta de talentos para a modalidade". 

 

Os títulos do Projeto em 2011

Campeão - Sub-12

Campeão - Sub-14

Campeão - Sub-15

Campeão - Sub-17

Vice-campeão - Sub-19

Vice-campeão Sub-17 (equipe B)

Fonte: Juarez Araújo

    • Você é nosso visitante número
      18.176.762

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos