NBB: JOGOS DESTE SÁBADO
Em alta, Brasília vence Tijuca e chega ao décimo triunfo consecutivo
Atuais tricampeões do campeonato nacional seguem em um bom momento na atual temporada; líder Flamengo volta a vencer
O Uniceub/BRB/Brasília chegou a décima vitória seguida na atual temporada do NBB. Neste sábado, a equipe da capital federal passou pelo Tijuca/Rio de Janeiro, por 90 a 79, em duelo realizado no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF).
Com o resultado, o time comandado pelo técnico José Vidal segue na cola do líder Flamengo, com uma campanha de 19 triunfos em 23 jogos disputados no campeonato (82,6% de aproveitamento).
Sem poder contar com os serviços do ala/pivô Guiherme Giovannoni e do pivô Paulão Prestes, ambos lesionados, os destaques do esquadrão candango ficaram por conta de Alex, com 19 pontos, Arthur, que marcou 14 tentos, e Nezinho, que somou outros 13 pontos. Do lado do time carioca, os maiores pontuadores foram os norte-americanos Rashaun e Bishop, com 17 e 15 pontos, respectivamente.
Sem se importar em atuar diante dos atuais tricampeões do NBB, fora de casa, o time carioca começou muito bem a partida. Com uma boa atuação de Bishop, que anotou nove pontos no primeiro quarto, a equipe sempre se manteve à frente no placar. Do outro lado, Alex tratou de responder à altura, marcou dez tentos na parcial inicial e não deixou com que o prejuízo candango fosse maior nos dez primeiros minutos de jogo. Sendo assim, os tijucanos fecharam o período na frente, por 21 a 19.
Logo no início do segundo quarto, os brasilienses trataram de fazer a festa de seu torcedor. Sem dar espaços ao Tijuca, a equipe conseguiu emplacar uma sequência de 15 a 0 para não só virar o placar como colocar uma vantagem de 13 pontos (33 a 21).
Sem se intimidar com o bom momento dos adversários, o time visitante tratou de responder à altura e diminuiu a desvantagem para apenas dois pontos (36 a 34). Depois de um final de parcial movimentado, os candangos foram para os vestiários com a diferença mínima de um ponto a seu favor: 41 a 40.
Apesar de não conseguir aumentar sua vantagem em nenhum momento do terceiro quarto, Brasília se manteve sempre à frente no placar. Nezinho e Arthur, até então sumidos no jogo, apareceram bem no período e lideraram a vitória da equipe na parcial por 21 a 17. Sendo assim, o duelo chegou para seu dez minutos finais com o placar em 62 a 57 para os anfitriões.
No último período, a equipe da casa conseguiu deslanchar e encaminhou sua vitória com tranquilidade. Com uma defesa forte e um contra-ataque eficaz, além de bom aproveitamento nos tiros de três pontos, os representantes da capital federal não deram chances aos cariocas e garantiram a festa do torcedor candango que compareceu ao Ginásio Nilson Nelson.
Enquanto isso, o líder Flamengo reencontrou o caminho da vitória. Após perder o clássico para o Brasília, na última rodada, o time rubro-negro superou o SKY/Basquete Cearense, por 101 a 82, na partida que marcou a reinauguração do Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
O ala/armador flamenguista Vitor Benite foi o grande nome do jogo. O número 8 da equipe carioca anotou 29 pontos, convertendo sete bolas de três pontos em nove tentativas. O ala Marquinhos também se destacou, com 16 pontos. Pelo Basquete Cearense, o cestinha foi o ala/pivô Felipe, com 22 pontos.
"O Brasil todo está acompanhando o basquete e é muito bacana ver esse ginásio lotado aqui no Ceará. Nossa equipe conseguiu trabalhar bem a posse de bola e fez com que o jogo ficasse mais tranquilo", disse Benite.
Uberlândia volta a vencer
Depois da derrota em casa para o Winner/Kabum/Limeira na última rodada, o Unitri/Universo voltou a atuar em grande estilo neste sábado. Em duelo realizado no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG), a equipe do triângulo mineiro, mesmo desfalcada da dupla Helinho e Robby Collum, venceu o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, com tranquilidade, pelo placar de 99 a 73.
Os destaques individuais do time comandado pelo experiente técnico Hélio Rubens foram o pivô Cipolini, que 25 pontos, com direito a seis enterradas e o ala norte-americano Robert Day, com 24 pontos. Outra atuação que merece destaque foi a do armador Valtinho, que somou 12 pontos e nove assistências. Agora, a equipe uberlandense permanece na quarta colocação, com 17 vitórias e oito derrotas (68% de aproveitamento).
Outra equipe mineira na competição, o Icatu/Minas também saiu vitorioso na 26ª rodada do NBB. Sem dar chances ao Pinheiros/SKY em nenhum momento da partida, a equipe de Belo Horizonte fez a alegria de seu torcedor na Arena Vivo e venceu o confronto, com tranquilidade, pelo placar de 101 a 75.
Enquanto isso, na partida que abriu a rodada deste sábado, o Paulistano/Unimed precisou novamente de três prorrogações para sair vitorioso. Depois de vencer o Minas, na última rodada, após três tempos extras, o time de São Paulo voltou a jogar por 55 minutos para bater o Vila Velha/Garoto/UVV, por 126 a 120.
A vitória deu também ao time paulista um novo recorde de maior pontuação em uma partida do NBB, superando a própria marca, conquistada na temporada passada, no triunfo sobre o Brasília, por 120 a 93, no dia 17 de dezembro de 2011.
Quem também precisou da prorrogação para vencer foi o Palmeiras. Em seus domínios, o time alviverde venceu o Helbor/Mogi das Cruzes, no tempo extra, por 86 a 77 e alcançou o sexto triunfo em 24 jogos disputados na competição (25% de aproveitamento).
No fechamento da rodada, o Vivo/Franca venceu pela terceira vez consecutiva na competição. No Ginásio do "Pedrocão", a equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira passou pelo Winner/Kabum/Limeira, por 75 a 62, e se manteve na quinta posição do campeonato, com as mesmas 17 vitórias e oito derrotas (68% de aproveitamento) do Uberlândia, que leva vantagem nos critérios de desempate.
Confira todos os resultados do NBB neste sábado:
Vila Velha/Garoto/UVV 120 x 126 Paulistano/Unimed
Icatu/Minas 101 x 75 Pinheiros/SKY
Unitri/Universo 99 x 73 Cia. do Terno/Romaço/Joinville
SKY/Basquete Cearense 82 x 101 Flamengo
Uniceub/BRB/Brasília 90 x 79 Tijuca/Rio de Janeiro
Palmeiras 86 x 77 Helbor/Mogi das Cruzes
Vivo/Franca 75 x 62 Winner/Kabum/Limeira
Fonte: LNB