NBB: FRANCA QUEBRA INVENCIBILIDADE DO FLAMENGO NO RIO
Com reação espetacular, VIVO/Franca quebra invencibilidade do Flamengo
O Flamengo não está mais invicto no Novo Basquete Brasil. Em partida incrível e mostrando, mais uma vez, seu poder de reação, o VIVO/Franca derrotou o rival rubro-negro por 91 a 86 e quebrou neste sábado, dia 16 de fevereiro, uma sequência de 20 jogos sem perder do time de José Neto.
Embora a equipe do Rio de Janeiro tenha liderado boa parte do duelo, o elenco de Lula Ferreira acreditou até o fim e buscou a vitória nos instantes finais do jogo.
O pilar francano, Jhonatan, Figueroa e Teichmann, foram fundamentais para o resultado positivo do VIVO/Franca, tendo anotado juntos 51 pontos, muitos deles nos momentos mais cruciais da partida. Jhonatan, autor de 22 pontos, foi preciso na linha de lances livres e converteu quatro arremessos que deram ao time do interior a liderança nos segundos derradeiros. O capitão do VIVO/Franca, além de um lider em quadra, aplicou um toco sensacional em Vitor Benite, em um dos lances decisivos da partida. Juampi, por sua vez, maestro do time paulista, converteu bandejas importantes para que o VIVO/Franca conquistasse seu décimo quinto resultado positivo no campeonato.
O JOGO
Como lhe é característico, o VIVO/Franca começou a partida impondo forte marcação ao adversário. A defesa francana era feita de forma individual e com bons resultados: dificultava a conclusão dos ataques rubro-negros. Em um jogo muito equlibrado, os visitantes conseguiram liderar a partida até o minuto final do primeiro quarto. No estouro do cronômetro, Marquinhos converteu um tiro de longa distância e deu vantagem ao Flamengo: 29 a 26.
O time de Lula Ferreira continuou com um eficiente trabalho defensivo na segunda etapa e permitiu aos mandantes apenas dois pontos em quatro minutos jogados. No mesmo período, o VIVO/Franca anotou dez tentos e virou o jogo. No entanto, na segunda metade do quarto, a situação inverteu-se: sem se deixar abater, o Flamengo melhorou sua marcação, provocou muitos erros ofensivos do time francano, e voltou a liderar a partida. Percebendo a reação carioca, Lula Ferreira parou o confronto para reorganizar sua equipe em quadra. Ainda assim, o Flamengo fechou o quarto vencendo por 45 a 38.
Na volta do intervalo, o VIVO/Franca diminuiu seu ímpeto na defesa e permitiu ao adversário abrir 14 pontos. Após tempo técnico de Lula, o time francano adotou uma postura mais agressiva em quadra. Prova disso, foi a incrível ponte-área protagonizada por Teichmann e Jhonatan, seguida de duas cravadas, uma do capitão do VIVO/Franca e outra de Lucas Mariano. A vantagem de 14 pontos caiu para oito ao término do terceiro período, com o placar apontando 70 a 62.
O Flamengo vinha controlando o duelo no último quarto, tendo inclusive ampliado a diferença no marcador. Porém, faltando três minutos para o final do jogo, Léo Meindl e Jefferson Socas converteram tiros do perímetro e colocaram o VIVO/Franca de volta na partida. Aproveitando o seu bom momento, o time de Lula Ferreira anulou o Flamengo, fez 16 pontos seguidos e venceu o jogo, quebrando a invencibilidade do rubro-negro.
Créditos:
Texto: Júlia Abrão
Foto: Alexandre Vidal
Confira todos os resultados do NBB neste sábado:
Flamengo 86 x 91 Vivo/Franca
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 79 x 93 São José/Unimed
Tijuca/Rio de Janeiro 63 x 83 Unitri/Universo
Paschoalotto/Bauru 95 x 84 SKY/Basquete Cearense
Liga Sorocabana 70 x 100 Uniceub/BRB/Brasília
Palmeiras 96 x 87 Icatu/Minas
Winner/Kabum/Limeira 71 x 79 Helbor/Mogi das Cruzes
Suzano/Cesumar/Campestre 88 x 94 Vila Velha/Garoto/UVV