Liga Sul-Americana de Basquete Feminina: definidas as datas
A Confederação Sul-Americana de Basquete (Consubasquet) divulgou detalhes adicionais sobre a edição 2020 da Liga Sul-Americana de Basquete Feminina.
Na primeira fase estarão presentes doze equipes, divididas em três grupos.
O Grupo A terá sede em Santiago (Chile), com dois representantes locais (Club Desportivo Lobas e Los Leones de Quilpué), o uruguaio Malvin e o único representante brasileiro na competição, a Sodiê Doces/LSB RJ. A disputa desse grupo acontece entre os dias 22 e 24 de abril.
O Los Leones foi o campeão da última Liga Nacional Chilena. Na ocasião, o clube teve reforços como a pivô Ziomara Morrison (ex-Sampaio) e americanas como Monique Reid.
Ainda não são conhecidos os elencos para a atual temporada, mas é provável que as equipes busquem novamente reforços estrangeiros temporários (até três por clube).
A Sodiê Doces/LSB RJ já anunciou as contratações das alas Thayná, revelação da LBF CAIXA 2018, e Mayara, ex-Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip, além da jovem pivô Adrielly e da armadora Domenica Lombardy. Também renovou com quatro peças que disputaram a última edição da LBF CAIXA pela equipe: a armadora Maria Luisa, a ala Rayane e as alas/pivôs Juliana Ribeiro e Carol França.
O Grupo B terá seus jogos entre 30 de abril e 02 de maio e sede em Medellín, na Colômbia. O grupo tem definido o representante local (o Club Carl A-Z) e clubes do Equador, Colômbia e Venezuela.
Por fim, entre 07 a 09 de maio, em Santiago del Estero (Argentina), estarão os dois representantes locais (Quimsa e Berazategui), mais o paraguaio Leonas Guaranies e o uruguaio Defensor Sporting.
O campeão de cada um dos grupos e o melhor segundo colocado entre os três grupos vão garantir vaga no Final Four da competição, que será disputado entre 14 a 16 de maio e ainda não tem sede definida.
O título da edição 2019 ficou com o Copacabana, da Colômbia.
Fonte: LBF