LBF: OURINHOS MANTÉM HISTÓRICO DE FORMAÇÃO E REVELAÇÃO DE ATLETAS
Na foto: LETÍCIA
Ao longo de sua história, a Liga de Basquete Feminino (LBF) apresentou uma mescla de jogadoras experientes e outras novatas, que trabalham forte em busca de oportunidades. Na edição de 2013, a competição segue com este mesmo panorama, contando, por exemplo, com todas as jogadoras que defenderam a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, e também abrindo espaço para jovens e promissoras atletas, formadas nas equipes de base dos clubes participantes.
O Ourinhos Basquete é uma das agremiações que sempre deu muita atenção ao trabalho de formação, lançando várias jogadoras que brilham ou já brilharam nos cenários nacional e internacional. Na edição 2011/2012 da Liga de Basquete Feminino (LBF), por exemplo, a tradicional equipe do Interior do Estado de São Paulo, que tinha Antônio Carlos Barbosa como treinador, colocou em quadra a jovem ala/pivô Kananda Benedicto, na época com 15 anos de idade, que na sequencia do ano foi peça importante dos selecionados nacionais de base.
Nesta edição da LBF, agora sob o comando do técnico Edson Ferreto, o Ourinhos Basquete estreou com derrota para o Santo André/Semasa, 73 a 69, atuando em seus domínios, contudo, o trabalho de revelação de atletas segue como umas das filosofias da equipe. Ao longo deste primeiro jogo, o experiente treinador lançou na equipe principal a pivô Letícia Rodrigues, de apenas 17 anos de idade (12 de fevereiro de 1995), que ao lado da já citada Kananda e da ala Laís Cristina, se destacou na equipe Sub-17, vice-campeã Paulista na temporada passada.
“Realmente foi muito emocionante, pois apesar de já vir treinando com elas, jogar é muito diferente. Acredito que por ter sido a primeira partida fui bem, mas cometi alguns erros que irei corrigir caso entre novamente. Estou muito feliz, é um sonho realizado”, relata Letícia, que esteve em quadra por pouco mais se sete minutos, anotando dois pontos e apanhando três rebotes.
O segundo compromisso do Ourinhos Basquete na primeira fase da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 acontece no sábado (26 de janeiro), às 18h00 (de Brasília), contra o São José/Colinas Shopping, novamente no ginásio Municipal José Maria Paschoalick (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP).
Foto: Rosana de Moraes/Divulgação
Fonte: ASE