NOTÍCIAS

30/01/2020

Seleção feminina afina a parte tática e se encontra com jovens brasileiros em Belgrado

.:: selecao_feminina_afina_a_parte_tatica_e_se_encontra_com_jovens_brasileiros_em_belgrado_41814_1_pt.jpg ::.

Trabalhando pesado a parte tática e física, a seleção feminina voltou à quadra nesta quinta-feira,30, na Vizura Academy, em Belgrado, na Sérvia. E as meninas receberam uma visita inesperada e carinhosa. Antes do treino começar, elas ter encontraram com os jovens do projeto “Around The Ball”, do técnico Antônio Fernando Krebs Jr, o Pitu, que trouxe 17 garotos do Rio Grande do Sul para imersão no basquete europeu. Os garotos posaram para foto com a seleção, acompanharam um pouquinho do treino e puderam ver de perto o trabalho da comissão de José Neto.  A ideia do "Circuito Europeu de Basquete", já na sétima edição, é levar meninos e meninas de 13 a 18 anos e também treinadores, a países na Europa que são referência na formação. Já passamos por Lituânia, Croácia, Grécia, Espanha, Sérvia, Letônia e República Sérvia na Bósnia. Normalmente são três semanas de treinos diários (2x ao dia) e jogos, além da oportunidade de assistir jogos de Euroliga, EuroCup, Liga Adriática, Liga ACB e outras. E o mais importante: abrindo os olhos da meninada para aspectos históricos, culturais e também abrindo portas para estudar e jogar na Europa (3 atletas que viajaram estão na Espanha estudando e jogando - explica Pitu.

Nesta quinta-feira, José Neto voltou a trabalhar as movimentações ofensivas e defensivas, pedindo o máximo de entrega das jogadoras na atividade. Na sexta-feira, o Brasil volta a treinar em dois períodos. Já na segunda, dia 3, às 14h (de Brasília), o time enfrenta a Sérvia em amistoso fechado, sem público ou imprensa.

A estreia no Pré-Olímpico de Bourges, na França, será no dia 6, às 14h, com transmissão do SporTV. No dia 8, o Brasil pega a França, às 16h30, e fecha o Pré-Olímpico no dia 9 contra a Austrália, às 10h. O torneio dá três vagas em Tóquio 2020.

- Estamos muito confiantes e motivadas para o Pré-Olímpico. Sempre é bom estar com a seleção brasileira. Fiquei feliz de chegar e reencontrar as meninas. Vamos seguir trabalhando firme em busca do nosso objetivo que é a vaga olímpica - destacou Damiris.

As novidades desta convocação ficam por conta da pivô Carolina e da armadora Alana. Lesionada, a pivô Nádia Colhado não pôde participar dessa etapa de treinos, assim como a pivô Stephanie Soares, com compromissos universitários nos Estados Unidos.

A seleção feminina vem numa crescente. O Brasil conquistou os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, quebrando um jejum que vinha desde 1991. Depois, foi bronze na AmeriCup, fazendo ótimos jogos contra Canadá e Estados Unidos. Por último, venceu Argentina e Colômbia no Pré-Olímpico das Américas para se classificar para o Pré-Olímpico Mundial de Bourges.

A CBB é o órgão nacional do basquete. É uma associação independente, formada por 27 federações por todo o Brasil. É reconhecida como a única autoridade competente no basquete pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

SELEÇÃO BRASILEIRA

Armadoras
Débora Costa - SESI Araraquara
Lays da Silva - Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo - Santo André

Alas/Armadoras
Tainá Paixão - Sampaio Basquete
Isabela Ramona - Sampaio Basquete
Patrícia Teixeira - Vera Cruz Campinas

Alas
Tatiane Pacheco - Sampaio Basquete
Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete

Alas/pivôs
Damiris Dantas - Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias - Vera Cruz Campinas
Clarissa Santos - Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza - IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira - Pró-Esporte Sorocaba

Comissão técnica
Gerente técnica: Adriana Aparecida dos Santos Lopez
Coordenador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: José Alves dos Santos Neto
Assistentes técnicos: Virgil Lopez e João Camargo
Preparador físico: Diego Falcão
Médico: Paulo Roberto Queiroz Szeles
Fisioterapeutas: Isabel Rosa e Jordana Reis
Massoterapeuta: Juliana Angelica Bouvie
Assessoria de imprensa: Thierry Obhed Gozzer

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.584.022

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos