NOTÍCIAS

11/01/2020

FLA X FRA: CURIOSIDADES

.:: fla_x_fra_curiosidades_41598_1_pt.jpg ::.

Terceira final em dois anos, rivais históricos e maiores campeões nacionais: confira algumas curiosidades sobre o confronto entre Flamengo x Franca

Tem clássico na final da Copa Super 8! A maior rivalidade do basquete brasileiro neste momento terá mais um capítulo decisivo, neste sábado (11/01). Flamengo e Sesi Franca Basquete se enfrentarão na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), às 12h50, com transmissão ao vivo na Band e no Fox Sports.

Essa será a terceira final entre as equipes nas últimas duas temporadas – já decidiram o NBB CAIXA 2018/2019, além da primeira edição da Copa Super 8, ambas vencidas pelo rubro-negro carioca. Vale lembrar que o grande campeão terá direito a uma vaga na próxima Basketball Champions League Americas.

Para chegar até a final, o Flamengo passou por Corinthians (86 a 66) e Pinheiros (78 a 75). Já o Franca teve que superar a Unifacisa (91 a 86) e Minas (83 a 79).

Rivais de longa data

A história do confronto entre Franca e Flamengo é longa. Ambos os times participaram da criação da LNB (Liga Nacional de Basquete), que foi o estopim para o início do NBB CAIXA, em 2009.

De lá para cá, as equipes participaram de todas as edições da competição. Até aqui o confronto entre os dois times aconteceu em 35 oportunidades, após longas 11 temporadas finalizadas do NBB CAIXA.

O histórico até aqui é positivo para o Flamengo, com uma larga vantagem. Foram 22 vitórias contra 13 do time francano, o que dá um aproveitamento para o rubro-negro carioca de 62,8% em jogos contra a equipe da Capital do Basquete.

Terceira final entre os times em dois anos

Duas das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro, Flamengo e Franca já estão acostumados a se enfrentar em decisões. Essa será o terceiro encontro entre os times valendo um título nas últimas duas temporadas (Copa Super 8 e NBB CAIXA, ambas vencidas pelo Flamengo).

O primeiro encontro aconteceu na decisão da primeira edição da Copa Super 8, no final de 2018, no Ginásio Pedrocão, com direito a vitória rubro-negra em frente à torcida francana, por 79 a 75.

A última edição do NBB CAIXA teve uma das finais mais emocionantes de sua história, com Flamengo e Franca como protagonistas desse duelo. Após cinco jogos bem disputados, o time da Gávea levou a melhor e conquistou o seu sexto título da competição, com direito a festa na casa do adversário, no Ginásio do Pedrocão.

Os maiores campeões nacionais

Além da rivalidade habitual, o confronto entre Flamengo e Franca também traz um tempero especial. Isso porque as duas equipes lideram o ranking de maiores campeãs nacionais.

Juntos, os dois clubes acumulam 18 títulos, sendo 11 por parte do Franca, maior campeão de todos os tempos. O Flamengo, por sua vez, possui sete, sendo seis deles do NBB CAIXA – maior campeão da história da competição.

Acostumados com decisões

As equipes brasileiras que mais disputaram finais nas últimas duas temporadas foram Flamengo e Franca. O rubro-negro carioca, sob o comando técnico de Gustavo De Conti, chegou em seis finais de sete campeonatos disputados, com direito a quatro títulos (dois cariocas, NBB CAIXA e Copa Super 8) e um vice (Copa Intercontinental), além da atual decisão do Super 8.

A time francano, treinado por Helinho Garcia, atingiu essa mesma marca (seis finais em sete competições disputadas). Foram dois títulos paulistas e um da Liga Sul-Americana, além do vice no NBB CAIXA e Copa Super 8.

A consistência de Marquinhos

Sai ano, entra ano, o Flamengo está sempre com um time competitivo e brigando no topo dos campeonatos. Nos últimos oito anos, um nome vem se destacando com a camisa rubro-negra: o ala Marquinhos.

Campeão de tudo com a camisa do time carioca, o experiente jogador segue sendo um dos principais destaques da equipe. Na atual temporada do NBB CAIXA, o ala de 35 anos possui médias de 17,1 pontos, 5,1 rebotes, 2,9 assistências e 18,2 de eficiência.

Nos jogos da atual Copa Super 8, Marquinhos foi fundamental nas duas vitórias sobre Corinthians e Pinheiros, com 17 pontos anotados em cada partida, além de 6,5 rebotes, 4,5 assistências e 16,5 de eficiência de média nesses jogos.

Experiência do “DJ”

Natural de Maryland (EUA), David Jackson possui ampla experiência no basquete brasileiro. Seu primeiro NBB CAIXA foi na temporada 2011/2012, justamente defendendo as cores do Flamengo, rival da decisão deste sábado. Além de Flamengo, o jogador também atuou por Limeira, em que foi eleito o MVP da temporada 2013/2014, e Vasco da Gama antes de chegar ao Franca.

No time francano, DJ está em seu segundo ano e já caiu nas graças da torcida da Capital do Basquete. Já foram três títulos (dois Paulistas e uma Liga Sul-Americana), mais dois vice- Campeonatos (NBB CAIXA e Copa Super 8), além de ter sido eleito o Melhor Ala da última edição do NBB CAIXA.

Na atual temporada, o norte-americano possui médias de 18,3 pontos, 5,0 rebotes e 3,3 assistências (21,0 de eficiência) – melhores números de sua carreira, exceto em pontos (20,6 pontos na temporada 2013/2014).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

Fonte:LNB

Foto: CM

    • Você é nosso visitante número
      16.586.456

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos