Ituano Basquete é vice-campeão Paulista
Rubro-negro foi derrotado em casa pelo Vera Cruz Campinas
O Ituano Basquete jogava por uma vitória na noite desta segunda-feira (16) para continuar na disputa pelo título do Campeonato Paulista. Mas, em Itu, a equipe sofreu a segunda derrota da série melhor de três, pelo Vera Cruz Campinas por 76 a 64, e ficou com o vice-campeonato.
A equipe rubro-negra começou bem na partida e fez 24 pontos logo no primeiro quarto, sofrendo apenas 16. No período seguinte, no entanto, o desempenho começou a cair e o Galo perdeu a liderança no placar, levando a partida para o intervalo em 34 a 35.
O terceiro quarto marcou o período mais disputado, com 18 pontos ituanos e 21 campineiros (parcial de 52 a 55). Mas no quarto final, as visitantes voltaram a dominar, registrando 21 tentos - 3 cestas de três pontos - contra apenas 12 do Galo.
Para o técnico do Ituano, Antônio Carlos Barbosa, a equipe perdeu muitos lances-livres e que estes foram “o grande vilão da história”. Alinhados a falhas defensivas e ofensivas, assim como à qualidade do Vera Cruz Campinas, resultaram na derrota.
“Infelizmente, no momento em que estávamos jogando muito bem, erramos muitos lances-livres; no primeiro tempo acabamos chutando dez lances-livres e acertamos 3 - num momento em que estávamos com o jogo sob controle. Isso ai foi colocando elas no jogo. São jogadoras de qualidade, super qualificadas, 5 convocadas para a Seleção Brasileira, e acabamos jogando mal. Caímos ofensivamente, o outro time entrou no jogo, cresceu. Tentei marcar zona, tentei marcar individual, nada deu certo, porque também não funcionou nossa parte ofensiva. Mas acho que tudo foi no começo: o primeiro jogo que perdemos lá e não podíamos ter perdido. Só que daí elas dominaram o jogo e nada mais justo ganharem”, avalia Barbosa.
A cestinha da partida foi Patty, do Vera Cruz Campinas, com 20 pontos. Pelo Ituano, a maior pontuadora foi a ala Raphaella Monteiro, com 17 pontos, e que teve também a maior eficiência do jogo (empatada com Jeanne) de 23.
Apesar de lamentar o desfecho da competição, Raphaella aponta a importância de parabenizar a equipe pela campanha no estadual e pela evolução na temporada.
“Infelizmente, nossa equipe não conseguiu o objetivo, que era ser campeã. Mas o Ituano fez uma boa campanha. Veio de uma LBF em que não chegou entre os quatros e agora chega no Paulista e consegue disputar uma final, acho que é uma grande vitória e precisa continuar o trabalho", afirma ela.
No intervalo da partida desta segunda-feira, houve também a entrega de troféus aos atletas e comissão técnica do Ituano Futsal Down, que conquistaram o bicampeonato Brasileiro no último final de semana.
Destaque também para a torcida ituana, que ao longo de toda a temporada esteve presente, vibrando com o Ituano Basquete, e nesta final lotou o Ginásio Municipal Prudente de Moraes, cantou e apoiou o rubro-negro até o final.
"Quero agradecer a torcida do Ituano e agradecer pela recepção", comenta Raphaella.
Convocação
Ainda nesta segunda-feira (16), a Confederação Brasileira de Basketball divulgou a lista das convocadas para a Seleção Feminina que disputará o Pré-Olímpico Mundial. Entre elas, duas atletas do Ituano Basquete: as laterais Raphaella Monteiro e Tati Pacheco.
“A expectativa para a convocação é sempre das melhores. Mas acho que agora é pensar mesmo em descansar e depois foco total no Pré-Olímpico Mundial, que é o que todo mundo está esperando, será uma grande competição para o Basquete Feminino brasileiro e vamos com tudo em busca da nossa vaga”, afirma Raphaella.
As 17 atletas convocadas se apresentam no Rio de Janeiro no dia 12 de janeiro, onde treinarão na Arena Carioca 1 até a viagem para a Europa no dia 27.
A Seleção Brasileira enfrenta a França, Porto Rico e Austrália - em Bourges, na França -, em busca de uma das três vagas para as Olimpíadas de Tóquio em 2020.
O Ituano Basquete tem o apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela CIS, EPPO, Cobrecom, Alvorada Supermercados, Nutriplus, Grupo Maggi, Controle Contábil e Unyque Gym Club.
Fonte e foto: Nathane Agostini
Assessora de imprensa do Ituano Basquete