Corinthians decide título paulista após 34 anos. Franca será o adversário na grande final
Com a vitória sobre o Mogi das Cruzes Basquete, por 67 a 59, o Corinthians garantiu na noite desta sexta-feira a vaga na decisão do Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial da Série A-1. Depois de sair perdendo a série, o Timão venceu os dois jogos em casa, fez 2 a 1 e conquistou a vaga na final depois de 34 anos fora da decisão do estadual.
Na última final disputada, em 1985, o Corinthians conquistou seu 14º título do Campeonato Paulista. No pentagonal final, o Corinthians e Monte Líbano terminaram empatados na liderança. Na ocasião, o regulamento não previa critérios de desempate, portanto, foi necessário a realização de um jogo para definir o campeão.
Com mais de 10 mil pessoas no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o Corinthians superou o Monte Líbano por 81 a 74 e garantiu o título paulista de 1984.
Um dos destaques da campanha daquele ano foi o norte-americana Rocky Smith. Nas últimas cinco partidas decisivas, o jogador marcou exatos 100 pontos e se transformou no herói de conquista ao lado de Adílson e Agra.
Fora das quadras desde 2000, o Corinthians voltou a disputar o Campeonato Paulista em 2018. Na ocasião, o Timão foi eliminado na primeira fase. Em 2019, por sua vez, após uma boa campanha na primeira fase, com a liderança do Grupo B, o Timão conquistou a vaga direta para as quartas de finais da competição.
Enfrentando o Pinheiros, o Timão fez 2 a o na série e classificou para a semifinal. Em uma semifinal emocionante, o Alvinegro virou contra Mogi, após perder o primeiro jogo fora de casa, vencendo as duas partidas no ginásio Wlamir Marques e garantiu a vaga na decisão.
Na final, o Corinthians irá enfrentar o Sesi Franca Basquete em datas ainda a serem definidas pela Federação Paulista de Basketball.
Fonte: FPB