LBF: Com último quarto emocionante, Ituano Basquete fica a quatro pontos da vitória
A pivô ituana Gabriela conquistou o troféu MVP com a maior pontuação da temporada
Jogando pela primeira vez em casa na LBF Caixa 2019 e estreando o Ginásio Municipal “Prudente de Moraes”, o Ituano Basquete recebeu na noite desta quinta-feira (28/03) o Santo André/Apaba. A partida terminou com a vitória das andreenses por 68 a 65, mas que quase escapou no finalzinho do último quarto.
Em um primeiro tempo “muito ruim, muito tenso”, como avaliado pelo técnico do rubro-negro Antônio Carlos Barbosa, foram registradas as parciais de 18 a 15 e 40 a 28, no primeiro e segundo quarto, respectivamente.
Já na metade final do confronto, o Ituano passou a acertar mais os arremessos e conseguiu frear o Santo André, registrando apenas 2 pontos a menos no terceiro período (parcial de 60 a 46). O último quarto veio para estabilizar o placar, com a equipe rubro-negra marcando 19 pontos, contra apenas 8 das visitantes.
Nos segundos finais da partida, quando o placar marcava 66 a 63 para a equipe andreense, a ala do ituana Patrícia ajeitou com carinho para ver a bola entrar, da linha de três. E acertou, para delírio da torcida. Mas pisou na linha e arbitragem marcou a cesta de 2 pontos.
Apesar da derrota, a primeira este ano, o técnico Barbosa se mostra satisfeito com o esforço da equipe, afirmando que existem “derrotas e derrotas” e reconhecendo a qualidade do time adversário. “É muito difícil você não estar contente, vamos dizer até feliz, nesta derrota. Nós jogamos contra uma equipe que é campeã paulista, uma equipe muito forte, que está completa - nós não estamos, é bom sempre lembrar, e nós perdemos ainda a Palmira, que estava treinando e jogando”, comentou o treinador, apontando as ausências da ala Izabella Sangalli e da pivô Kelly, que no momento disputam campeonatos na Espanha e Turquia, respectivamente.
Quanto ao lance que poderia ter decidido o jogo, o arremesso da Patrícia, Barbosa confia na julgamento da arbitragem. “Chegamos a perder de 16 pontos, mas tivemos disposição. Quase ganhamos o jogo, por milímetros no chute da Chuca - o juíz disse que estava com o pé na linha, eu com certeza não vi, mas são juízes experientes, então deve ter estado”, diz.
O professor atribuiu ainda o nervosismo visto no primeiro tempo à estreia da nova casa. “Talvez pela expectativa e ansiedade da inauguração, de jogar na quadra, da presença do público”, ponderou ele, “tudo isso a gente tem que considerar. Mas, elas estão de parabéns!”.
Mesmo com a vitória não vindo, o troféu MVP foi conquistado pela atleta ituana Gabriela, que foi ainda a cestinha da partida e registrou um duplo-duplo, com 28 pontos, 16 rebotes e 33 de eficiência - a maior da temporada até aqui.
A pivô avalia que, apesar do resultado, a equipe fez “um bom jogo”. “Acredito que, muito mais do que a vitória, a gente ter buscado os 20 pontos que estava atrás foi muito mais importante. É óbvio que a gente fica com um gostinho de quero mais, de que dava para ter chego. Mas acredito que é um trabalho que vem crescendo e a gente ainda vai ter muita coisa durante o campeonato”, afirma Gabriela.
Quanto a conquista do troféu, a jogadora atribui ao trabalho coletivo: “particularmente eu fico muito feliz de ter ganhado o MVP, acho que é um trabalho da equipe toda, esse prêmio também é das meninas. Fico feliz em ter contribuído bem em um jogo como esse”.
O próximo desafio do Ituano será o SESI Araraquara no próximo domingo, 31 de março, às 15h, mais uma vez em casa, no Ginásio Municipal “Prudente de Moraes” (Praça Washington Luiz, s/n, Vila Nova em Itu).
O Ituano Basquete tem o apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela CIS, EPPO, Cobrecom, Alvorada Supermercados, Nutriplus, Grupo Maggi, Controle Contábil e Unyque Gym Club.
Fonte: Nathane Agostini
Assessora de imprensa do Ituano Basquete