NOTÍCIAS

12/12/2018

FIBA Américas e CBB lançaram a primeira edição do Programa de Desenvolvimento de Jovens

.:: conteudo_38030_1.jpg ::.

A Federação Internacional de Basketball nas Américas (FIBA Américas), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), realizou na manhã desta quarta-feira (12 de dezembro), no TRYP By Wyndham Iguatemi Hotel, em São Paulo (SP), a coletiva para apresentação do ‘FIBA Youth Development Program’ (Acampamento de Jovens). Estiveram presentes: Carlos Alves, diretor executivo da FIBA Américas; Ricardo Trade, representando o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto

O Acampamento de Elite da Juventude se enquadra no âmbito de um dos principais pilares da FIBA Américas, o Programa de Desenvolvimento da Juventude, que tem os seguintes objetivos:
 
• Busca e desenvolvimento de Jovens Jogadores de Elite nas Américas, com o objetivo de fazer com que estes jovens elevem a qualidade de suas equipes nacionais na Copa do Mundo de Basquete FIBA de 2023 e nos Jogos Olímpicos de Paris 2024;
 
• Estabelecer um processo de rastreamento e monitoramento de jovens talentos em seu andamento e evolução na região das Américas;
 
• Trabalhar de mãos dadas com as principais partes interessadas e federações nacionais que identificam o talento.

O Programa, que será executado através de acampamentos individuais, com a meta de desenvolver os jovens talentos, está estruturado em três pilares: aumentar o acesso ao basquete de jovens atletas, dar mais oportunidades para que jogadores (as) jovens desenvolvam seu jogo e criar uma plataforma com os jogadores de elite das Américas. Sua fase de implementação começará com os Acampamentos de Elite para meninos, em dezembro de 2018, e se estenderá durante o ano de 2019. Em 2020, terá início o Acampamento de Elite para o feminino.

É um sonho lançar o Programa de Desenvolvimento Juvenil da FIBA Américas. Este é um momento marcante para a nossa instituição, pois coloca em prática nossa estratégia para elevar a qualidade de nossas equipes nacionais de cinco a sete anos. Temos de começar agora e este é o programa para ajudar na identificação de jovens talentos e, em seguida, permitir que esses jogadores maximizem seu potencial sempre com a mentalidade de voltar a representar seus países no maior dos estágios. Já dissemos isso antes e esta é a confirmação que para a FIBA Américas, o futuro é agora”, comentou o diretor-executivo da FIBA Américas, Carlos Alves.

“Estamos orgulhosos pela parceria firmada com a FIBA neste projeto que foca o desenvolvimento e no futuro do basquete brasileiro, que é a nossa missão. O presidente Guy Peixoto Jr me pediu para reiterar o compromisso da CBB em fortalecer a base para contarmos com mais jovens jogando basquete, representando o futuro do nosso basquete. Este Camp é uma grande continuação do trabalho que está sendo feito para que isso aconteça e estamos empolgados em lançá-lo globalmente no Brasil”, acrescentou o diretor de operações da Confederação Brasileira, Ricardo Trade

"Nossa missão é clara em priorizar o desenvolvimento do basquete em todas as nossas federações nacionais. Este é o começo de um projeto que terá um impacto significativo na identificação de talentos no continente. Visando à evolução, que todos temos como meta, o ‘Youth Development Program’ (Programa de Desenvolvimento de Jovens) foi desenvolvido com todas as partes interessadas das organizações das Américas. Estamos confiantes de que atingirá todos e servirá como um grande apoio ao trabalho feito hoje nas federações nacionais", complementou o presidente da FIBA Américas, Usie Richards.

A primeira edição do ‘FIBA Youth Development Program’ (Acampamento de Jovens) será realizada de 13 a 16 de dezembro, no Clube Campineiro de Regatas e Natação, em Campinas (SP), reunindo vários jogadores de base, que já participam ou que apresentem potencial para participar de futuras seleções nacionais.


A chegada dos participantes ocorre em 13 de dezembro (quinta-feira). O primeiro dia do acampamento contará com Medidas Antropométricas e Avaliações Físicas, bem como uma palestra de boas-vindas aos participantes.

O segundo dia começará também com uma Palestra, só que proferida por um jogador, seguindo com seções de Desenvolvimento de Habilidades. O dia terminará com as práticas de 5x5 e jogos. O terceiro dia contará com uma Palestra da Equipe Oficial para os jogadores, uma Clínica de Desenvolvimento de Habilidades, com foco na Neurociência, e terminará com 5x5 e jogos.

No último dia do Acampamento, o norte-americano Don Showalter fará uma clínica, acompanhado pelo técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina, Aleksandar Petrovic.

Fonte: ASE

    • Você é nosso visitante número
      16.571.558

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos