NOTÍCIAS

17/12/2011

NBB ENCERRA 2011 COM DOIS RECORDES QUEBRADOS

Com 120 pontos, Paulistano alcança maior marca de uma equipe em uma partida do NBB. Flamengo bate Vila Velha com maior diferença da história

A noite deste sábado (17) foi de recorde para o Paulistano/Unimed, na capital paulista. Ao fazer 120 a 93 pontos sobre o Uniceub/BRB/Brasília, o time de São Paulo quebrou a marca de maior pontuação em uma partida do NBB. A marca anterior pertencia justamente o time de Brasília que, no dia 23 de abril de 2010 havia vencido o Bauru, por 118 a 78, nos playoffs da temporada 2009/2010.

O pivô paraguaio Guillermo Araujo foi o grande nome da noite. Com 40 pontos e 7 rebotes, ele dominou o garrafão, carregou os pivôs adversários em faltas e foi fundamental para o desempenho ofensivo da equipe, que encerra 2011 na quarta colocação.

Do outro lado, o ala/armador Alex foi o cestinha com 28 pontos. Guilherme Giovannoni, que se lesionou no terceiro quarto e atuou apenas 17 minutos, veio logo atrás, com 17. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

"Estou surpreso com essa marca, porque não é normal nossa equipe fazer tantos pontos. Mas hoje a estratégia era essa, de tentar ganhar no volume de jogo. A nossa chance era rodar bem a nossa equipe, aproveitando todos os nossos jogadores", comentou o técnico Gustavo De Conti.

No Rio de Janeiro, O Flamengo superou o Vila Velha/Garoto/BMG, por 103 a 41, e continua firme na disputa pela liderança do NBB. Mas, além da conquista de mais um triunfo, os cariocas conseguiram também bater o recorde como a vitória com a maior diferença no NBB, superando a própria marca conseguida na temporada 2010/2011, quando venceu o Vitória Basquete/CECRE, por 112 a 58 (54 pontos de vantagem), no dia 21 de novembro de 2010.

O ala norte-americano do Flamengo, David Jackson, foi o cestinha do jogo com 18 pontos, seguido pelo armador Hélio, com 14, e o ala/armador Duda, com 13. 

"Encerramos o ano da melhor maneira possível. O Flamengo veio numa crescente e cada vez melhor na competição, mostrando um basquete muito consistente e com vontade de vencer. Foi um ano muito especial para mim", disse o ala e capitão da equipe Marcelinho.


Pinheiros na liderança

O ano de 2011 vai mesmo entrar para a história do Pinheiros/SKY. Depois da conquista do Campeonato Paulista, o primeiro título do clube, os paulistas terminam o ano na liderança do NBB. A confirmação do primeiro lugar veio neste sábado, com a vitória, em casa, sobre o Minas Tênis Clube, por 97 a 90.

O trio de ferro da equipe de São Paulo foi o destaque da partida. Marquinhos, Shamell e Olivinha anotaram 26, 22 e 15 pontos respectivamente. Do lado mineiro, o argentino Gonzalez foi o cestinha do jogo, com 35 pontos.

Com o resultado, o Pinheiros chegou a oito vitórias em nove jogos e igualou o aproveitamento do Flamengo. Mas a equipe de Claudio Mortari fica na liderança da competição por levar vantagem no confronto direto com os cariocas. 

"O balanço de 2011 é muito bom! Conquistamos o campeonato paulista, entramos para a história do Pinheiros com este título, e agora estamos na liderança do NBB. Vamos trabalhar para seguir conquistando bons resultados em 2012", declarou Mortari.

Logo abaixo do Pinheiros e do Flamengo está o Unitri/Universo, que, neste sábado, superou o Cia. Do Terno/Romaço/Joinville, por 83 a 76. Os mineiros fecharam o ano na terceira colocação, com uma campanha de oito vitórias em dez jogos (80%). O armador Valtinho e o ala/armador Robby Collum foram os cestinhas do Uberlândia com 19 pontos, mas o principal pontuador do jogo foi o armador do Joinville, Luiz Felipe, com 20.

Em quinto lugar, o Itabom/Bauru também venceu na rodada ao superar o Araraquara, fora de casa, por 92 a 81. Apesar de ter sofrido uma pressão do time da casa no primeiro quarto, o Bauru conseguiu a virada, graças ao bom desempenho da dupla Fischer e Larry, que anotaram 26 e 25 pontos, respectivamente. Agora, o time do técnico Guerrinha possui sete vitórias em nove jogos (77,7%).

Fechando a rodada, o Winner/Limeira voltou a vencer no NBB após três derrotas seguidas e superou a Liga Sorocabana, em casa, por 107 a 77. Os alas Biro e Jhonatan foram os principais destaques do Limeira, com 14 pontos cada um, mas o grande cestinha do jogo foi o armador do time de Sorocaba, o norte-americano Kenny Dawkins, com 32 pontos.


Confira os resultados da décima rodada do NBB:

17/12 (sábado)
Vivo/Franca 76 x 87 São José/Unimed/Vinac
Flamengo 103 x 41 Vila Velha/Garoto/BMG
Pinheiros/SKY 97 x 90 Minas
Paulistano/Unimed 120 x 93 Uniceub/BRB/Brasília
Unitri/Universo 83 x 76 Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Araraquara 81 x 92 Itabom/Bauru
Winner/Limeira 107 x 77 Liga Sorocabana

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.735.626

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos