NOTÍCIAS

07/11/2016

FERREIRA DA COSTA LANÇARÁ LIVRO CONTANDO A HISTÓRIA DO BASQUETE PARAENSE

.:: conteudo_30044_1.jpg ::.

O basquete paraense ganhará, em breve, um registro importante de sua rica trajetória, com o lançamento do livro “A Gloriosa História do Basquete Paraense”, de autoria do conceituado jornalista Ferreira da Costa, de 68 anos. A obra, que trará fatos importantes da modalidade no referido estado, será também uma excelente fonte de consulta e pesquisa.

“A iniciativa de trabalhar em cima de um livro que trata exclusivamente de um esporte como o basquete tem algumas explicações: já editei 18 livros que trataram exclusivamente do resgate da memória do futebol paraense, que foi praticado pela primeira vez há 120 anos, na praça Batista Campos, em Belém, exatamente na data de 12 de outubro de 1896. Após esgotar o tema futebol, tomei a iniciativa de resgatar a memória do basquete, esporte que é amplamente praticado no Pará desde 1928, nos colégios, quartéis, clubes e agremiações recreativas”, explica Ferreira, que trabalha na imprensa paraense desde 1968 e começou suas pesquisas em 1970, reunindo o maior acervo histórico sobre o futebol paraense e de outros esporte, como o basquete.

“O basquete atingiu a sua fase áurea, no Pará, nas décadas de 60, 70 e 80 quando mobilizava uma legião grande de simpatizantes, que lotavam ginásios com capacidade para 7.500 torcedores, principalmente de Remo e Paysandu, que torciam ardorosamente pelas suas equipes. Os que não podiam ir aos ginásios, ficam ligados nos radinhos de pilha, roendo unhas e torcendo desesperadamente pela vitória de sua agremiação preferida”, complementa o jornalista, pesquisador e escritor.

Maior nome do basquete paraense em todos os tempos, Guy Peixoto, que brilhou com as camisas do Clube do Remo, do Paysandu SC e dos selecionados paraenses, além de jogar no basquete paulista (CA Monte Líbano e SC Corinthians Paulista), terá um capítulo dedicado aos seus feitos. O então ala Guy chegou ao ponto máximo da carreira de um atleta, vestindo com muita honra e alegria, a camisa da Seleção Brasileira, mas sempre levando consigo a bandeira de seu estado natal.

“O Pará revelou atletas de alto nível técnico, que se destacaram no âmbito nacional, sendo que alguns foram convocados para a seleção do Brasil, como Dizé, Nelson Maués, Edyr Góes e Guy Peixoto. O mais destacado foi Guy, que ganhou o estrelato em nível nacional e internacional, defendo o Monte Líbano e sendo campeão da Taça Brasil, bicampeão Paulista, campeão Sul-americano, vencedor do troféu Girafa (honraria entregue pela Federação Paulista de Basketball aos destaques da temporada) e com participação na Seleção Brasileira Adulta”, explica Ferreira, salientando que todos esses astros e numerosos outros atletas que se destacaram no basquete do Pará vão ter suas histórias relatadas no livro.

“Quero parabenizar o Ferreira da Costa, um grande jornalista e um excelente historiador, com grandes livros já lançadas e que está prestes a concluir mais um, agora relatando a história do basquete paraense. Sinto-me honrado de ter participado da história do basquete paraense, que é o meu estado. E, quero muito realizar um sonho, vendo outro atleta do basquete paraense chegando ao selecionado nacional adulto”, finaliza Guy Peixoto.

Imagem: Reprodução

Fonte: ASE

    • Você é nosso visitante número
      19.781.195

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos