PARÁ É CAMPEÃO INVICTO DO BRASILEIRO SUB-15 DA 3ª DIVISÃO
Belém, PA – A seleção do Pará conquistou, neste sábado (dia 27), o título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – 3ª Divisão, realizado no ginásio do Paysandu, em Belém. Na última rodada da competição, as paraenses venceram o Amazonas por 72 a 42 (49 a 21 no primeiro tempo), com 15 pontos, três rebotes, três assistências e duas recuperações da cestinha Edysa Silva. A principal pontuadora amazonense foi a pivô Ingrid Lessa, com 11 pontos, seis rebotes e seis recuperações.
Nas outras duas partidas da última rodada, a Bahia derrotou o Amapá por 82 a 20 (39 a 12). A cestinha e destaque do jogo foi a ala/armadora Letícia Santana, com 35 pontos, oito rebotes, oito recuperações e duas assistências. E Roraima superou Tocantins por 53 a 42 (21 a 17), com 16 pontos, 21 rebotes, cinco recuperações e dois bloqueios da cestinha Alanna Rodrigues.
Com esses resultados, as três primeiras colocadas – Pará, Amazonas e Bahia – garantiram vaga no Campeonato Brasileiro Sub-15 da 2ª Divisão, em 2013.
As comissões técnicas das seleções participantes escolheram a seleção do campeonato: armadora – Ingrid Lessa (Amazonas); ala/armadora Marcela Fraiha (Pará); ala – Letícia Santana (Bahia); ala/pivô – Alanna Rodrigues Roraima); pivô – Julynne Sá (Pará); técnico: Marcelo Aragão (Pará).
De acordo com as estatísticas, a ala Marcella Cruz, do Pará, foi a jogadora mais eficiente do Brasileiro com a média de 22.6 pontos. A cestinha foi a pivô Ingrid Lessa, do Amazonas, com média de 25.6 pontos e 128 no total. A melhor reboteira foi a pivô Bruna Mendes, de Tocantins, com média de 14.2 e 71 no geral.
Classificação final
1º- Pará – 10 pontos (cinco vitórias)
2º- Amazonas – 9pts (quatro vitórias e uma derrota)
3º- Bahia – 8pts – (três vitórias e duas derrotas)
4º- Roraima – 7pts (duas vitórias e três derrotas)
5º- Tocantins – 6pts (uma vitória e quatro derrotas)
6º- Amapá – 5pts (cinco derrotas)
O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino – 3ª Divisão foi organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal através do convênio com o Ministério do Esporte, e teve o apoio da Federação Paraense de Basketball.
Fonte: CBB