MOGI TERMINA EM 1º LUGAR NO GRUPO “A” DA LIGA SUL-AMERICANA

Comodoro Rivadavia, Argentina – O Mogi das Cruzes/Helbor (SP) terminou na liderança invicta do grupo “A” da 21ª Liga Sul-Americana de Clubes, disputado na cidade argentina de Comodoro Rivadavia. Nesta quinta-feira (dia 22), o clube brasileiro ganhou do anfitrião Gimnasia y Esgrima por 96 a 86 (35 a 38 no primeiro tempo) e garantiu o primeiro lugar com seis pontos (três vitórias), seguido do time argentino com cinco (duas vitórias e uma derrota). Os dois clubes estão classificados para a fase semifinal da competição.
Os cestinhas da partida foram os alas Jimmy Oliveira (25 pontos, quatro rebotes, uma assistência e três recuperações de bola) e Shamell (24 pontos, seis rebotes, seis assistências e três recuperações de bola). Outros destaques do Mogi foram o ala-pivô Tyrone Curnell (18 pontos e cinco rebotes), o pivô Caio Torres (15 pontos, oito rebotes e duas assistências) e o ala-armador Larry Taylor (12 pontos, seis rebotes e uma assistência). O principal pontuador do Gimnasia foi Diego Romero com 18 pontos.
"Jogamos com muita inteligência, sabendo dosar os jogadores, fazendo as mudanças táticas, revezamento, e fomos ajustando de acordo com a necessidade. Tanto o Defensor quanto o Gimnasia são times muito fortes, ainda mais jogando na casa deles. Nós conseguimos sair em primeiro lugar com duas vitórias importantes (contra Defensor e Gimnasia)", disse o técnico Guerrinha.
A próxima equipe brasileira a entrar em quadra será o Paulistano no dia 4 de outubro. O time paulista comandado pelo técnico Gustavo De Conti está no grupo “C”, com sede em Barquisimeto, na Venezuela, e terá como adversários Trouville (Uruguai), Bucaros de Bucaramanga (Colômbia) e Guaros de Lara (Venezuela).
O Brasil já conquistou oito vezes o título da Liga Sul-Americana com seis equipes: Brasília (2010, 2013 e 2015), Vasco da Gama (1999 e 2000), Flamengo (2009), Bauru (2014) e Uberlândia (2005).
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento, as 16 equipes foram divididas em quatro grupos de quatro, que jogam entre si na primeira fase. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a segunda fase, quando serão formados dois novos grupos de quatro. O vencedor de cada chave garante a vaga no playoff final (melhor de cinco jogos). Além do Mogi das Cruzes (SP), Paulistano (SP) e Brasília (DF), atual campeão, será representante do Brasil no torneio continental.
21ª LIGA SUL-AMERICANA DE CLUBES 2016
- Grupo: “A”
Período: 20 de setembro a 13 de outubro
Local: Comodoro Rivadavia / Argentina
Equipes Participantes: Mogi das Cruzes (BRA), Defensor Sporting (URU), Gimnasia y Esgrima (ARG) e Regatas Lima (PER).
- 1ª rodada – Terça-feira (20 de setembro)
Mogi das Cruzes 78 x 72 Defensor Sporting e Gimnasia y Esgrima x Regatas Lima
- 2ª rodada – Quarta-feira (21 de setembro)
Regatas Lima 69 x 95 Mogi das Cruzes e Defensor Sporting 82 x 91 Gimnasia y Esgrima
- 3ª rodada – Quinta-feira (22 de setembro)
Regatas Lima 72 x 102 Defensor Sporting e Gimnasia y Esgrima 86 x 96 Mogi das Cruzes
- Grupo “B” – 27 a 20 de setembro
Local: Valdivia (Chile)
Equipes: Deportivo Valdivia (CHI), Hebraica Macabi (URU), Universidad San Simon (BOL) e Weber Bahia Blanca (ARG)
- Grupo “C” – 4 a 6 de outubro
Local: Barquisimeto (Venezuela)
Equipes: Bucaros de Bucaramanga (COL), Guaros de Lara (VEN), Paulistano (BRA) e Trouville (URU)
- Grupo “D” – 11 a 13 de outubro
Local: Santiago del Estero (Argentina)
Equipes: Gigantes Guayana (VEN), Olímpico de Santiago del Estero (ARG),
UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (BRA) e Universidad Concepción (CHI)
Fonte: CBB