NOTÍCIAS

03/07/2016

SÃO JOSÉ CONQUISTA TÍTULO DO CAMPEONATO PAULISTA SUB-22 MASCULINO

.:: conteudo_27609_1.jpg ::.

O São José Basketball sagrou-se campeão do Campeonato Paulista Sub-22 Masculino – 2016 ao derrotar o São Bernardo/Metodista/AFPSBC, neste domingo (03 de julho), por 71 a 67 (32 a 22 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP), válido pela rodada decisiva doFinal Four.

O jogo começou extremamente equilibrado, com as duas equipes rendendo o mesmo, porém, no segundo quarto, o time joseense conseguiu desgarrar no marcador, aplicando uma forte marcação. Com isso, foi ao intervalo com uma vantagem favorável de dez pontos – 16 a 16 (primeiro) e 16 a 06 (segundo).

O terceiro período foi um pouco mais parelho, contudo o São José ainda esteve na frente (22 a 15). Nos dez minutos finais, o São Bernardo buscou a recuperação e chegou baixar bem a diferença, mas a equipe da casa soube controlar bem para vencer e garantir o lugar mais alto do pódio (17 a 30).

Os destaques foram Lucas Garcia (19 pontos, 04 rebotes e 01 bola recuperada) e Lucas Colimerio (17 pontos, 04 rebotes, 02 assistências, 01 bola recuperada e 01 bloqueio), pelo representante do Vale do Paraíba; André Ferros (18 pontos, 09 rebotes, 02 assistências e 01 bola recuperada) e Giovani Pissioni (11 pontos, 13 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada – double-double), em favor da agremiação do Grande ABC.

“Trabalhamos forte desde o primeiro dia que nos reunimos, com foco nesse título. Tivemos muitos obstáculos durante o campeonato, mas, unidos, conseguimos superá-los, por isso, só tenho que agradecer os jogadores e a comissão técnica, principalmente o Cristiano Ahmed, que foi o meu primeiro técnico e hoje estamos juntos, por confiarem no meu trabalho”, comenta Pedro Morais, técnico do São José Basketball.

“Foi uma ótima iniciativa da Federação Paulista em promover o retorno do Paulista Sub-22 e parabenizo a entidade por isso. Para os meninos que estão na transição do Sub-19 para o adulto, é muito importante esse campeonato”, completa Mor

“Difícil falar em pontos positivos após uma derrota, mas amanhã sei que estarei feliz pelo trabalho realizado, pois quase ganhamos de um time com investimento infinitamente maior que o nosso. Foi importante o retorno desta competição, mas é necessário que mais equipes prestigiem nas próximas edições”, relata Sidney Coppini Júnior, técnico do São Bernardo/Metodista/AFPSBC.

Já o Rio Claro Basquete ficou com a terceira colocação ao derrotar a Liga Sorocabana, na preliminar, por 94 a 43 (42 a 16 no primeiro tempo), dominando por completo as ações e, com isso, fazendo a sua diferença crescer a cada período – 20 a 06 (primeiro), 22 a 10 (segundo), 25 a 14 (terceiro) e 27 a 13 (quarto). Os principais nomes da partida foram Nicolas Ferraz (16 pontos, 07 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas) e Jackson da Silva (15 pontos, 02 rebotes, 04 assistências e 04 bolas recuperadas), pelo time rio-clarense; Gustavo Costa (13 pontos, 05 rebotes e 01 assistência) e Luiz Fonseca (10 pontos e 03 rebotes), em favor da equipe sorocabana.

“Ficou um gostinho de quero mais, pois na semifinal, infelizmente, tivemos um aproveitamento muito abaixo da média, que não era o normal da equipe, ficando, por exemplo, com apenas 6% nos arremessos de três pontos. E, agora voltamos a ser o time da maneira que vínhamos fazendo o campeonato todo e ganhamos com autoridade a medalha de bronze, mas, realmente, ficou aquele gostinho de quero mais, entretanto, fiquei muito contente, já que a nossa equipe foi bastante compromissada e deu muito gosto de trabalhar pelo comprometimento dos jogadores”, comenta o técnico Leonardo Alves, do Rio Claro Basquete.

“O retorno do Paulista Sub-22 foi uma grande iniciativa da Federação Paulista de Basketball (FPB), pois criou a oportunidade de jovens talentos serem colocados em momento da partida que no adulto não teriam a oportunidade, por exemplo, em situações de decisão de jogo ou de última bola, gerando neles uma maior maturidade. Acho excelente, pois está acompanhando o movimento que já existe na Liga de Desenvolvimento; por isso, digo que foi muito feliz esta iniciativa e espero que no próximo ano, mais equipes disputem este campeonato”, complementa Leonardo.

“Infelizmente a competição subiu de nível e a nossa equipe parou. A meu ver essa competição tem que continuar, pois foi excelente, com uma bela iniciativa da Federação Paulista, já que tivemos a chance de analisar com quem podemos contar para o Campeonato Paulista da Série A-1; foi um grande campeonato”, analisa Rinaldo Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana de Basquete.

A classificação final do Campeonato Paulista Sub-22 Masculino – 2016 ficou assim: 1º) São José Basketball, 2º) São Bernardo/Metodista/AFPSBC, 3º) Rio Claro Basquete, 4º) Liga Sorocabana de Basquete, 5º) Internacional de Regatas e 6º) América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M.

“Cumprimento às equipes que estiveram na disputa desta competição, que está de volta ao calendário do basquete paulista e será uma constante daqui para frente, pois foi muito bem disputada e traz muitos benefícios, não só aos nossos filiados, como também aos jogadores. Parabenizo ao São José Basketball pela conquista”, finaliza Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB).

HISTÓRICO

1993: Continental PC (campeão) / Nosso Clube de Limeira (vice-campeão)

1994: EC Pinheiros (campeão) / SC Corinthians Paulista (vice-campeão)

1995: Continental PC (campeão) / Franca BC (vice-campeão)

2016: São José Basketball (campeão) / São Bernardo/Metodista/AFPSBC (vice-campeão)

 

Estatística completa do primeiro jogohttp://www.fibalivestats.com/u/CPB/302625/#ASFSK

Estatística completa do segundo jogohttp://www.fibalivestats.com/u/CPB/302626/#ASFSK

 Foto Arthur Marega Filho/São José Desportivo/PMSJC

Fonte: ASE

    • Você é nosso visitante número
      19.761.060

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos