NOTÍCIAS

08/10/2012

BLUMENAU: O BASQUETE E O TURISMO DE MÃOS DADAS

.:: conteudo_1_2758.jpg ::.

BLUMENAU: A ALEMANHA TROPICAL!

 

Alguns estaduais seguem a todo vapor e, com isso, as equipes que disputarão a terceira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2012/2013 estão se preparando para fazer bonito na competição nacional. Enquanto a bola não sobe, faremos um tour pelas cidades que terão representantes no campeonato nacional feminino.

 

Para começar, vamos até a bela Blumenau, em Santa Catarina, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conta com 309.011 habitantes. O município é conhecido em todo o Brasil por ter a maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada no dia 02 de setembro de 1850 (162 anos), pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características europeias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chopp gelado e festas.

 

Situada ao nordeste do Estado de Santa Catarina – aproximadamente 140 quilômetros da capital Florianópolis –, na região chamada Médio Vale do Itajaí, Blumenau conta com uma área de 519,8 km², sendo 206,8 km² (39,8%) de área urbana e 313,0 km² (60,2%) de área rural. Blumenau possui um relevo muito acidentado, caracterizado por serras na região sul, vales na região norte e ribeirões, como o Ribeirão Garcia e o Ribeirão da Velha. Um dos pontos culminantes mais conhecidos da cidade é o Morro Spitzkopf, com aproximadamente 940 metros de altura, porém o ponto mais alto da cidade é o Morro Loewski com cerca de 980 metros, seguido do Morro Santo Antônio com 970 metros — todos os três situados na Zona Sul de Blumenau e Serra do Itajaí. A altitude média é de 21 metros acima do nível do mar.

 

Na parte turística, o grande evento realizado na cidade é a Oktoberfest, a tradicional festa do chopp, que ocorre no mês de outubro e atrai um número muito grande de visitantes. Além disso, Blumenau oferece opções de roteiros históricos que encanta por suas belezas naturais, seja através das trilhas ecológicas aos arredores da cidade ou pelo rio Itajaí-Açu, que corta toda a região.

 

O turismo ecológico tem o nome de Roteiro de Natureza Fritz Müller, em homenagem ao cientista e naturalista de mesmo nome que morou e estudou a fauna e a flora da cidade. O roteiro inclui nove atrações e treze trilhas, com destaque para museus como o Museu de Ecologia Fritz Müller, que funciona na antiga casa do cientista e possui um caráter educativo quanto às questões ambientais, e o Museu da Água, onde se pode ver todo o processo de purificação da água recolhida do Rio Itajaí-Açu, e todos os métodos utilizados na cidade durante a história; e parques ecológicos como o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, o Parque das Nascentes, a Nova Rússia e o Parque Ecológico Spitzkopf, apresentando trilhas que passam por entre áreas remanescentes de Mata Atlântica.

 

Basquete

O time de basquete feminino de Blumenau teve início em 1977, quando trilhou o caminho para grandes conquistas. A agremiação foi campeã estadual inúmeras, nas mais diversas categorias, com destaque para o hexacampeonato adulto, de 1995 a 2000. Nos Jogos Abertos de Santa Catarina, Blumenau é o município com maior número de conquistas.

 

Atualmente, o Blumenau Vasto Verde/UNIASSELVI/FMD está trabalhando para realizar um bom papel na terceira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2012/2013. O time catarinense, comandado pelo técnico João Almeida Camargo Neto, tem o objetivo de realizar uma campanha melhor do que foi na temporada passada, quando fez sua estreia na competição nacional.

 

Na segunda edição da LBF, o Blumenau Vasto Verde/UNIASSELVI/FMD fechou a primeira fase na sétima colocação na classificação geral, com 31,3% de aproveitamento – 05 vitórias e 11 derrotas. No playoff – quartas-de-final, a equipe catarinense foi eliminada pelo Ourinhos Basquete.

 

Fotos: Divulgação

 

ASE

 

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      18.191.774

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos