SELEÇÃO ESCOLAR INICIA PREPARAÇÃO EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

São Sebastião do Paraíso, MG – Subiu a bola para o início da preparação da primeira Seleção Brasileira Escolar, formada por 24 atletas – 12 meninos e 12 meninas – e seis treinadores convocados que irão participar de um período de treinamento até a próxima sexta-feira (dia 22), na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, no interior de Minas Gerais. Representantes da CBB e da área de Performance Esportiva do Comitê Olímpico do Brasil (COB) participam do 1º Camping de Treinamento realizando palestras e testes físicos com os atletas.
O fisiologista das seleções brasileiras de basquete, Rafael Fachina, presente durante toda a fase de preparação, realizou os primeiros testes físicos com os atletas.
"Os testes foram bem interessantes. Antes mesmo de analisar os dados conseguimos ver no visual alguns déficits coordenativos e de aceleração. Mas foram testes muito proveitosos. O que vamos ver agora é quão perto ou distante estão das melhores marcas que os atletas da Seleção Brasileira já tem. Todos jogadores vão levar laudos para seus treinadores, mas o COB e a CBB vão traçar diretrizes de como os profissionais que estão distantes recebam as informações e dados de seus jogadores", analisou Fachina.
Para Sebástian Pereira, Gerente de Performance Esportiva do COB, o Projeto consiste em desenvolver um plano estratégico para a entidade atuar de forma integrada em todas as suas áreas esportivas, com foco no desenvolvimento e confirmação de atletas para o alto rendimento.
"Esse é um Projeto pensado entre CBB e COB, junto com Rubén Magnano (técnico da Seleção Brasileira Adulta Masculina) e Vanderlei Mazzuchini (Diretor Técnico da CBB) e aproveitamos os atletas dos Jogos Escolares da Juventude. Case de sucesso do COB, para começarmos a implantar a metodologia de identificação, confirmação e desenvolvimento de talentos, que o COB criou em 2015", pontuou Sebástian.
"Nós identificamos os atletas, aqueles que possam ser talentos, e trouxemos para um treinamento de campo, aqui em São Sebastião, onde iniciamos a fase de confirmação. O objetivo é conseguirmos identificar o perfil do atleta e se ele tem talento e vontade. É uma série de informações que começamos a coletar desses jovens para que possamos ver se vão seguir além ou o que pensam. De repente não querem ser atletas, mas querem seguir no esporte seja como árbitro, gestores ou treinadores. E fazermos com que eles recebam essas informações nesse momento de confirmação, já que temos uma aproximação maior, tanto técnica quanto com fundamento e treinamento é muito importante", completou o dirigente.
Durante o período de concentração na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, os atletas e treinadores participarão de uma série de palestras que irão abordar diversos temas. Nesta segunda-feira (dia 18), a palestrante foi Alice Delgado, Supervisora de Planejamento Financeiro do COB, que conversou sobre Gestão Financeira.
"Começamos a fazer o monitoramento por meio de testes físicos e a partir daí realizaremos também diversas palestras com o intuito de dar uma informação mais global para esses jovens. Eles terão uma palestra financeira de como cuidar do seu dinheiro, como ter um planejamento financeiro. Nos próximos dias traremos o Embaixador do basquete nos Jogos Escolares, o ex-jogador da Seleção Brasileira Josuel, que possui um perfil interessante para passar mais sobre a vida de um atleta. Da mesma forma um coaching para falar sobre comprometimento, características e necessidades deles se portarem como atletas dentro de quadra. E para os técnicos na formação desses atletas. Queremos dar a informação técnica, mas também global para que saiam com mais conhecimento e informação para que possam começar a se planejar melhor para sua vida futura", explicou Alice.
Os jogadores foram observados durante a realização dos Jogos Escolares da Juventude disputado em Fortaleza (CE), etapa de 12 a 14 anos, realizada no mês de setembro do ano passado. A ação é uma parceria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e faz parte do Projeto 2020/24 do COB, que estabelece uma série de ações unificadas visando colocar e manter o Brasil entre as principais potências olímpicas do mundo nos Jogos em Tóquio 2020 e assim por diante.
Seleção Brasileira Escolar
Feminina
Kamilla Soares Cardoso Silva (MG), Melissa Andressa de Oliveira (SP), Maria Eduarda Raimundo Joaquim (SP), Bianca Alves da Silva (SP), Bianca Darrigo Soares (RS), Amanda Sene da Cruz (PR), Débora Reis dos Santos (RJ), Julia Kalke Kuster (ES), Eduarda Serra Gomes (MA), Hellen Barth Putti (SC), Thamires Helena Guimarães Lima (CE) e Andressa Dias Aguinario (TO).
Masculina
Cristhyã Rogério Fernandes da Silva (SP), Gabriel Campos (SP), Iago Rosa de Oliveira (SP), Diego Daminello Mascarenhas de Oliveira (SP), Matheus Maciel Marques de Souza (SP), Arthur Luís Bernardy (RS), Keven Henrique de Jesus (RJ), Igor Gabriel Iglesias de Souza (RJ), Felipe Alves Melo (ES), Elvis José Viana Filho (ES), Mateus Henrique Diniz (PR) e Bruno de Almeida Souza (DF).
Fonte: CBB