NOTÍCIAS

06/10/2015

PERNAMBUCO É CAMPEÃO FEMININO E MASCULINO DA 2ª DIVISÃO

.:: conteudo_1_22399.jpg ::.

Poços de Caldas, MG – Dobradinha de Pernambuco na final do Campeonato Brasileiro Sub-17 da 2ª Divisão, disputado durante cinco dias no Ginásio do Colégio Pelicano, em Poços de Caldas (MG). Além dos títulos invictos conquistados neste sábado (dia 3), as Seleções Feminina e Masculina garantiram em 2016 a vaga na 1ª Divisão da maior competição de base do país.

Na decisão masculina, disputada ponto a ponto desde o início, os pernambucanos venceram a equipe de Goiás por 74 a 65 (34 a 29 no primeiro tempo). Logo no primeiro tempo os pernambucanos abriram vantagem no placar o que dificultou ainda mais o trabalho dos goianos, que de forma aguerrida buscou a virada na etapa final. Mas a seleção de Goiás acabou vendo a chance da medalha de ouro ficar para a próxima vez. Os cestinhas do jogo foram Matheus Cavalcanti (PE) e Guilherme Perini (GO), com 21 pontos cada.

“Ser campeão é sensacional. Eu vi hoje nesse jogo raça e vontade de ganhar dos jogadores. Eles entraram com um único desejo. A equipe de Goiás estava redonda e nós conseguimos driblar esse desafio. Eu exijo muito desses meninos e procuro fazer sempre o melhor, dentro e fora de quadra. Estou muito feliz de levar junto com esses atletas um título para a nossa cidade. Só tenho a agradecer porque eles estão realizando meu grande sonho”, disse, emocionado, o técnico Guilherme Negreiros.

Um jogo de eletrizar. Assim foi o confronto entre pernambucanas e maranhenses na final da competição feminina. E para chegar à vitória por 52 a 38 (27 a 13), a seleção de Pernambuco contou com 32 pontos das cestinhas Stefanny da Silva e Luiza Pinto, que assinalaram 16 pontos cada. As principais pontuadoras do Maranhão foram Thalia Pinheiro, com 11 pontos e seis rebotes, e Larissa Abreu, que marcou um Duplo-Duplo de dez pontos e 22 rebotes.

“Essa conquista foi um trabalho a longo prazo. Eu vim com o mesmo grupo de 2015 e não estou conseguindo esconder a minha felicidade por chegar até aqui. Estou muito feliz com a campanha delas. Ano que vem eu ainda estarei trabalhando com a mesma equipe e isso vai nos fortalecer ainda mais. Elas marcaram muito e foram habilidosas até o final do jogo. Usaram a defesa e colocaram em quadra as características que são mais marcantes na equipe”, explicou o treinador Mário Ramires. 

Seleção Ideal e Destaques

A Seleção Ideal do Brasileiro Sub-17 masculino da 2ª Divisão é formada pelo armador Guilherme de Araújo (GO); os alas Thiago Pedro (GO) e Matheus André (PE) e os pivôs Ruan Paulo (PE) e Matheus Lima (BA). 

A Seleção Ideal do Brasileiro Sub-17 feminino da 2ª Divisão é formada pela armadora Ketholin Camilo (MG); as alas Thalia Pinheiro (MA); Stefanny Silva (PE) e as pivôs Lorena Silva (MG) e Maryanna Farias (PB).

Medalha de Bronze

O duelo entre as Seleções da Bahia e do Mato Grosso do Sul vai ficar marcado para os times que lutaram pela medalha de bronze. Na tarde deste sábado (3), os baianos lutaram com garra para sair com a vitória e um lugar no pódio da competição. E depois de 40 minutos venceram por 91 a 76 (44 a 27), com 21 pontos do cestinha José Carlos e garantiram o seu lugar na Divisão Especial em 2016. O destaque sul-mato-grossense foi Marcelo Francisco, com 13 pontos.

Na disputa feminina, Minas Gerais dominou praticamente toda a partida contra a Paraíba e ganhou por 63 a 31 (34 a 15). As mineiras estão de volta à 1ª Divisão no próximo ano. Os destaques do confronto foram Ketholin Vitória (MG), com 20 pontos e quatro rebotes, e Maryanna Karlla (PB), com 13 pontos e sete rebotes.

Disputa de 5º ao 6º lugares

A seleção feminina de Goiás fechou a sua participação com o quinto lugar na classificação geral do Brasileiro com a vitória sobre a Bahia por 44 a 39 (21 a 18). Em 2016, as baianas irão disputar a 3ª Divisão, enquanto as goianas permanecem na 2ª. As cestinhas foram Stella Caciquinho (BA), com 17 pontos, e Samira Barros (GO), com 14. No masculino, o Ceará venceu Alagoas por 75 a 58 (35 a 23) e assegurou sua permanência na 2ª Divisão. Os alagoanos estão na 3ª em 2016. Os principais pontuadores foram Rafael Augusto (CE), com 17 pontos, e Vitor Kassar (AL), com 15 pontos.

Disputa de 7º ao 8º lugares 

Na disputa masculina da sétima e oitava posições, a Paraíba conquistou a vitória no último minuto sobre o Amapá por 56 a 55 (36 e 26). Os dois times disputarão a 3ª Divisão em 2016. O cestinha da partida foi o amapaense Fabrício Lemos, com um Duplo-Duplo de 23 pontos e 12 rebotes, enquanto o melhor do time paraibano foi Franco Ferreira, também com um Duplo-Duplo de 20 pontos e 13 rebotes.

Na competição feminina, o Rio Grande do Norte superou Rondônia por 41 a 36 (22 a 12). As duas equipes disputam a 3ª Divisão em 2016. As cestinhas foram Lianara Alcantara (RO), com 16 pontos e seis rebotes, e Gabriela Oliveira (RN), com 11 pontos e quatro rebotes. 

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Mineira de Basketball, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo.

Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 da 2ª Divisão
Período: 28 de setembro a 5 de setembro
Local: Ginásio do Colégio Pelicano

Classificação Final Masculina
1º- Pernambuco; 2º- Goiás; 3º- Bahia; 4º- Mato Grosso do Sul; 5º- Ceará; 6º- Alagoas; 7º- Paraíba; 8º- Amapá. As seleções de PE, GO e BA disputam a 1ª Divisão em 2016, enquanto AL, PB e AP jogam a 3ª Divisão.

Classificação Final Feminina
1º- Pernambuco; 2º- Maranhão; 3º- Minas Gerais; 4º- Paraíba; 5º- Goiás; 6º- Bahia; 7º- Rio Grande do Norte; 8º- Rondônia. As seleções de PE, MA e MG disputam a 1ª Divisão em 2016, enquanto BA, RN e RO jogam a 3ª Divisão.

Foto: Gaspar Nóbrega/InovaFoto

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.713.621

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos