NOTÍCIAS

01/10/2015

BRASILEIRO E ARGENTINO DIVIDEM COMANDO DA SELEÇÃO MINEIRA NO SUB-17

.:: conteudo_1_22312.jpg ::.

Poços de Caldas, MG – O duelo entre brasileiros e argentinos não existe no Campeonato Brasileiro de Seleções. O técnico mineiro Matheus Barcelos e o argentino Ricardo Bojanich dividem o comando da seleção de Minas Gerais Sub-17 masculina na 1ª Divisão da competição, que está sendo disputada no ginásio da ADC Alcoa, em Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais. 

O técnico mineiro que trocou a quadra pela prancheta contou que a experiência adquirida prevalece nos momentos da competição. 

"Tive a oportunidade de viver o que estes meninos estão vivendo aqui em Poços. Defendi Minas Gerais em diversas edições do Brasileiro. É muito mais difícil ser técnico do que atleta, mas foi uma experiência muito importante para mim. O treinador sofre muito mais e o trabalho é bem maior. É um grande orgulho voltar a representar o estado de Minas Gerais em um campeonato deste nível", analisou Matheus, que assume pela primeira vez o comando do time mineiro.

A equipe estreou com vitória na competição contra o Rio Grande do Sul na prorrogação por 92 a 91, na terça-feira (dia 29). Nesta quarta (30) folgaram, mas voltam a quadra na quinta-feira (1º), às 17h de Brasília, para enfrentar a seleção do Rio de Janeiro. 

"Tivemos uma partida bastante difícil contra os gaúchos, mas tivemos hoje para descansar. Amanhã teremos outro jogo duro contra o Rio de Janeiro e estamos com uma expectativa boa. Minas está com um time forte, mas não tivemos muito tempo de treino. Temos um calendário bastante apertado no estado com muitas partidas, o que também dá um bom ritmo de jogo. O nosso time é alto e a defesa está bastante pegada", destacou Matheus.

Bojanich, uma das referências internacionais no treinamento de base, é supervisor e assistente do time mineiro. O argentino foi coordenador técnico do Departamento de Mini Basquete da Argentina, além de coordenador e treinador de Basquetebol Formativo e Superior do Club Juventud de Pergamino Argentina. 

"Comecei a trabalhar com a Federação Mineira em janeiro deste ano, com um programa de desenvolvimento não só com a seleção, mas com todo o basquete mineiro. Na seleção sou um colaborador, um assistente. Trabalho com clínicas formativas de atletas, fundamentos e conteúdos, além do programa de capacitação de treinadores nas cinco regiões do estado, onde realizo curso de mini basquete. Também realizo reuniões com a arbitragem. São cinco programas dentro do programa de desenvolvimento do basquete mineiro", destacou.

O treinador argentino analisou a competição e falou sobre a preparação da seleção mineira.

"Temos que pensar sempre no desenvolvimento desses meninos a nível internacional. Provavelmente muitos desses jogadores poderão um dia estar representando a Seleção Brasileira. Sei que a estrutura da competição é uma preocupação da CBB e que estão sempre procurando melhorar", analisou Bojanich. "Essa é uma competição com equipes de alto nível. Viemos com uma preparação melhor no feminino do que no masculino, porque a masculina possui muitas competições no estado, o que dificulta que façamos muitas etapas de treinamento. Estamos construindo a equipe durante o torneio, somos conscientes de que precisamos melhorar bastante, mas estamos com expectativas boas sobre os meninos de 17 anos", completou o treinador.

A terceira rodada será disputada, nesta quinta-feira (1º), com os seguintes jogos no masculino: São Paulo x Santa Catarina (8h de Brasília), Pará x Paraná (11h), Mato Grosso x Rio Grande do Sul (14h) e Minas Gerais x Rio de Janeiro (17h). A competição feminina terá Rio de Janeiro x Mato Grosso (9h30), Espírito Santo x Distrito Federal (12h30), São Paulo x Mato Grosso do Sul (15h30) e Rio Grande do Sul x Ceará (18h30). 

Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro Sub-17Clique aqui.

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Mineira de Basketball, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.

Foto: William Lucas/InovaFoto/CBB

Fonte: CBB

 

    • Você é nosso visitante número
      16.717.092

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos