NOTÍCIAS

30/09/2015

FAMÍLIA VAREJÃO DESEMBARCA EM POÇOS ATRÁS DO SONHO DOURADO NO SUB-17

.:: conteudo_1_22303.jpg ::.

Poços de Caldas, MG – Depois da conquista do vice-campeonato na 2ª Divisão do Brasileiro Sub-17 (Goiânia/2014), a Seleção do Espírito Santo estreou, nesta terça-feira (dia 29), no Campeonato Brasileiro de Seleções da 1ª Divisão da categoria. Focadas no sonho dourado, a equipe capixaba vem reformulada para a disputa que está sendo realizada no ginásio da Alcoa, em Poços de Caldas. 

A altura e o sorriso não dão para esconder. Sobrinha de Anderson França Varejão, a pivô Izabel França Varejão não puxou só as características físicas do tio, que é um dos destaques do Cleveland Cavaliers, da NBA, maior liga de basquete do mundo. Do alto de seus 1,92m, a jogadora que defende as cores do Espírito Santo no Brasileiro Sub-17, herdou também o amor pela modalidade. Além de Anderson e do tio Sandro, que também atuou profissionalmente, Izabel nasceu em uma família basqueteira.

"Não tem jeito, na minha família todo mundo joga basquete. Meus tios, Anderson e Sandro, chegaram a atuar profissionalmente, mas minha mãe e minha tia Sara também já jogaram. Eu nasci no meio das bolas de basquete. Já tive algumas conquistas na modalidade. Por conta dos Campeonatos de Base fui observada e convidada para defender a equipe do Bradesco/Osasco (SP) e vestir as cores da Seleção Brasileira. Treino muito e corro atrás dos meus sonhos. Quero chegar muito longe ainda, mas hoje estou focada na conquista do título do Brasileiro. Seria maravilhoso. Treinamos muito para vir para cá e a equipe evoluiu muito", analisou Izabel.

Em 2014, a pivô foi destaque no Brasileiro Sub-15, também realizado em Poços de Caldas, e conquistou o título de "reboteira" da competição da 1ª Divisão Feminina. Este ano, Izabel quer repetir o feito.

"Com certeza, conquistar mais uma vez esse título está na minha lista, mas precisamos primeiro focar no resultado positivo da equipe. Sem a união de todo grupo os resultados individuais não acontecem. Todas as dez jogadoras presentes aqui estão com o mesmo espírito de equipe e querendo o título. Infelizmente, não vencemos na estreia, faltou um pouco de garra no final, já que havíamos iniciado muito bem a partida e ficamos à frente do marcador em vários momentos. Tenho certeza que será diferente nos próximos dias e vamos firme atrás dos nossos sonhos", avaliou a pivô capixaba.

Com a parceria feita com o Instituto Anderson Varejão, a delegação capixaba viajou com a estrutura formada por técnico e auxiliar técnico, além de estatístico, operacional/administrativo, fisioterapeuta e duas preparadoras físicas. Na parte operacional do Instituto estão as irmãs do jogador Simone e Sara França Varejão, que são também as torcedoras mais fervorosas na arquibancada do ginásio da Alcoa. 

"Estamos com o Instituto Anderson Varejão que está formado para atuar no Espírito Santo. Estamos no momento com alguns projetos que estão sendo implantados. E um deles é desenvolver o basquete dentro do estado. Estamos fazendo um estudo e dentro disso viemos acompanhando a Seleção do Espírito Santo no Brasileiro Sub-17. Esse é apenas o início, mas queremos dar sequência a um trabalho bem longo", contou Sara, a irmã caçula do jogador, que também joga e é apaixonada pela modalidade. 

Sara falou ainda como foi a implantação do projeto junto a delegação capixaba. "Iniciamos há dois meses e meio a preparação desse grupo. Chamamos inicialmente 18 meninas para essa preparação, da categoria Sub-15 a Sub-17. Mesmo as menores sabendo que não viriam disputar a competição permaneceram conosco até o embarque para Poços de Caldas. Queremos continuar realizando essa parceria e quem sabe expandir para outras cidades", completou Sara, que destacou ainda que apenas duas jogadoras, Izabel Varejão e Jordanna Santos, que atuam em clubes em São Paulo, não iniciaram a preparação com o grupo.

Simone destacou que os benefícios da boa preparação no rendimento das atletas já vem dando os primeiros resultados e puderam ser observados na estreia da equipe na competição.

"Montamos um projeto querendo um resultado. Sabemos das dificuldades, mas estamos lutando para alcançar o objetivo. As jogadoras estão se empenhando muito. Procuramos montar a melhor estrutura e esquema para que elas pudessem render seu máximo. A participação do Anderson (Varejão) tem sido também muito importante no apoio com vídeos de incentivos para os meninos e meninas. Está sendo muito legal essa experiência nova e já está dando resultado. Mesmo com o resultado negativo (PR 43 x 36 ES), elas estrearam com uma postura boa em quadra. Fizeram um bom jogo. Isso deu uma motivação maior e elas estão se sentindo mais importantes. Estamos confiantes que as atletas farão durante todo o Brasileiro boas apresentações", concluiu Simone.

A segunda rodada será disputada, nesta quarta-feira (30), com os seguintes jogos no masculino: 
Paraná x Espírito Santo (8h de Brasília), Pará x São Paulo (11h), Mato Grosso x Rio de Janeiro (14h) e Rio Grande do Sul x Distrito Federal (17h). A competição feminina terá Distrito Federal x Paraná (9h30), Espírito Santo x Rio de Janeiro (12h30), Rio Grande do Sul x Santa Catarina (15h30) e Ceará x São Paulo (18h30).

Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro 
Clique aqui.

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Mineira de Basketball, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.

Fonte: CBB 

    • Você é nosso visitante número
      16.716.988

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos