NOTÍCIAS

19/08/2015

“Chicão” Quagliato será homenageado com nome de Ponte em Ourinhos

.:: conteudo_1_21485.jpg ::.

Uma das personalidades mais conhecidas e queridas dos ourinhenses receberá uma justa homenagem. O empresário Francisco Eroides Quagliato, chamado de forma carinhosa de “Chicão” Quagliato, ou “Seu Chico”, pelos amantes do basquete feminino, passará a dar nome a uma das pontes mais conhecidas pelos ourinhenses e das cidades da região, a Ponte do Rio Pardo.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que apresentou o projeto de lei Nº443/2015 pleiteando a mudança de nome da Ponte do Rio Pardo para Francisco Eroides Quagliato, a qual foi aprovada pela Assembleia Legislativa, restando agora apenas a sanção do governador Geraldo Alckmin para que a lei seja colocada imediatamente em vigor e o novo nome seja oficializado.     

Falecido em março do ano passado, aos 77 anos, “Chicão” Quagliato foi um dos empresários mais influentes da região como diretor proprietário da Usina São Luiz e um dos mantenedores da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), presidida pelo seu irmão Roque Quagliato, mas foi como apoiador do basquete feminino de Ourinhos, que ganhou o reconhecimento e carinho de milhares de ourinhenses, apaixonados pela equipe e que graças a ele, puderam vibrar e comemorar muitos títulos na década de 2000, levando a cidade a ser chamada da “capital nacional do basquete feminino” e se tornando motivo de orgulho para todos ourinhenses.

Assim como “Seu Chico”, a equipe de basquete feminino também se foi, em junho do mesmo ano, deixando órfãos milhares de ourinhenses que ainda mantém a esperança de seu ressurgimento. De qualquer forma, a justa homenagem é uma forma de manter viva a memória do maior personagem da história brilhante e inesquecível do Ourinhos Basquete.

               Homenagem do basquete

              Além da homenagem póstuma conferida pelo projeto de lei do deputado estadual Mauro Bragato, “Chicão” Quagliato também recebeu uma homenagem em vida, em outubro de 2012.  

            Na ocasião, o diretor do Ourinhos Basquete, Takashi Masuda organizou uma homenagem ao empresário por ter sido um dos maiores incentivadores e apoiadores do basquete feminino de Ourinhos desde seu início, em 1997, quando por iniciativa do então prefeito Toshio Misato e do secretário municipal de Esportes, Ronaldo Mori, foi criado o time de basquete feminino inicialmente patrocinado pela Prefeitura e que ao longo dos anos foi ganhando novos parceiros, dentre os quais “Seu Chico” como era carinhosamente chamado por todos amantes do basquete de nossa cidade.
              Este apoio e incentivo direto de “Chicão” aliado ao apoio da Prefeitura, foi determinante para atrair novos investidores e patrocinadores e levou a equipe ourinhense a conquista de muitos títulos estaduais e nacionais, além do Campeonato Sul-Americano de Clubes, em 2010, tornando a cidade de Ourinhos, a “capital nacional do basquete feminino”.

              Na ocasião, diversas autoridades participaram da homenagem, além das atletas e diretoria da equipe de basquete e os amantes do basquete feminino.

             De forma sintomática, em junho de 2014, apenas quatro meses após sua morte, o Ourinhos Basquete encerrou suas atividades.

Texto: Luís Galletta

Tribuna Ourinhense

Fotos

Legenda – Chicão ao lado das jogadoras do Ourinhos Basquete, durante homenagem feita a ele pela equipe

Chicao_homenagem - Legenda – Chicão ganhou uma bola autografada e uma escultura dele arremessando uma bola de basquete

Legenda – Chicão ao lado do técnico Ferreto e do diretor Takaski

 Foto_original_chicao_time_castor - Legenda – Chicão ao lado das jogadoras, durante homenagem a Colchões Castor, um dos patrocinadores da equipe 

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      16.720.423

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos