NOTÍCIAS

16/08/2015

MINEIRAS E CATARINENSES FATURAM TÍTULO DA 2ª DIVISÃO

.:: conteudo_1_21382.jpg ::.

Curitiba, PR – As seleções de Minas Gerais, no feminino, e de Santa Catarina, no masculino, foram as campeãs do Campeonato Brasileiro Sub-15 da 2ª Divisão, disputado durante cinco dias no ginásio de Esportes Associações Viking, em Curitiba (PR). Além do título, as duas equipes garantiram a vaga na 1ª Divisão em 2016. 

Menos de 200km dividem os estados de Santa Catarina do Paraná, sede da maior competição de base de basquete do Brasil. Mas para a seleção catarinense a sensação foi de jogar em casa. E após 1h35min de emoção conquistaram o título invicto com a vitória sobre a Bahia por 63 a 53 (39 a 33 no primeiro tempo). Para o treinador Cordovan Neto, a equipe volta para sua cidade com a sensação de dever cumprido.

“Nós conseguimos fechar realmente com a chave de ouro o nosso trabalho e a nossa coroação. Essa molecada merecia esse título, pois lutaram com muita determinação. Foi um aprendizado enorme, principalmente porque estou aqui pela primeira vez. Eu adorei o evento, a CBB está de parabéns pela organização. Foi realmente como deve ser um campeonato. Só tenho a agradecer e comemorar”, disse o técnico.

Com a medalha de prata no peito, a equipe baiana não escondeu a satisfação de carimbar uma vaga na 1ª Divisão no próximo ano. Mesmo com a dura disputa e a derrota no final, os jovens baianos não se intimidaram e comemoraram o vice-campeonato. Para o técnico Carlos Henrique da Silva o resultado tem que ser comemorado, pois a medalha de prata e a vaga são méritos que vieram com muito esforço.

“Nos preparamos para colocar a Bahia na 1ª Divisão e esse objetivo foi alcançado. Não há motivo para não comemorar. Isso aqui foi uma vitória. Gostaria de agradecer a todos da Federação, que contribuíram direta e indiretamente para essa conquista”, destacou Carlos.

A Seleção do Brasileiro foi formada pelos armadores Andrey Mederios (PA) e Vitor Paixão (PA), os alas Bruno Menezes (BA) e Matheus Willrich (SC) e o pivô Flávio Nascimento (PE). Arthur Barros de Oliveira (RN) foi o cestinha da competição com médias de 14 pontos por jogo. O troféu de melhor reboteiro ficou para Flávio Nascimento (PE) com médias 12.6. E quem dominou nas assistências foi Thiago Oliveira (BA) com médias de 3.5.

Para encerrar a noite, Minas Gerais dominou a partida final e derrotou o Maranhão de virada por 45 a 29 (27 a 22). Com o apoio da torcida local, as mineiras subiram no pódio para receber o troféu de campeã e comemorar a vaga na 1ª Divisão do Campeonato 2016.

“Nós conquistamos o principal objetivo que era o acesso para a 1ª Divisão. Voltar para casa com a vaga e o titulo é algo sensacional. Nós temos que agradecer ao coordenador técnico das seleções mineiras, o argentino Ricardo Pedro Bojanich. Esse cara foi fundamental para que isso acontecesse”, agradeceu o treinador.

A jogadora Larissa Santana, do Maranhão, se destacou ao marcar um Duplo-duplo de 16 pontos e 14 rebotes. Mas a estrela da noite foi a pivô mineira Kamilla Soares, que anotou também um Duplo-Duplo de 19 pontos e 15 rebotes. Ainda muito emocionada, Kamilla agradeceu a torcida que gritava o seu nome da arquibancada.

“Escutei as pessoas gritando o meu nome e o número da minha camisa. Aquilo ali sem dúvida ajuda muito. Nós viemos com esse objetivo e estamos saindo daqui com ele”, disse a jovem.

A Seleção do Campeonato foi formada pelas armadoras Ana Lannis (ES) e Lianara Alcântara (RO), as alas Ana Rodrigues (ES) e Sophia Zanotti (ES) e a pivô Kamilla Silva (MG). A cestinha da competição foi Larissa Santana Abreu (MA), com média de 16.8 pontos. Já a reboteira do Brasileiro foi Larissa Santana, com média de 14 rebotes por jogo. E nas assistências quem dominou foi Inys Damarie (MG) com 2.6.

Disputa da medalha de bronze

No masculino, o Pará venceu com facilidade Pernambuco por 39 a 20 (18 a 7), assegurou a medalha de bronze e a vaga na 1ª Divisão em 2016. Os principais pontuadores foram os paraenses Vitor Teixeira e Andrey Gustavo, ambos com 12 pontos.

No feminino, a Seleção do Espírito Santo comemorou a sua conquista como se fosse um título. Na disputa do terceiro lugar, as capixabas ganharam de Rondônia por 48 a 39 (22 a 27) e também estão de volta à Divisão de elite, em 2016. As cestinhas da partida foram Jordanna Santos, do Espírito Santo, com um Duplo-Duplo de 13 pontos e 11 rebotes, e Anny Gabrielly, de Rondônia, com 12 pontos, seis rebotes e três assistências. 

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paranaense de Basketball e da Prefeitura Municipal de Curitiba financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 FEMININO DA 2ª DIVISÃO 
Local: Ginásio de Esportes Associações Viking (Curitiba/PR)
Seleções Participantes
Grupo "A": Alagoas, Minas Gerais, Paraíba e Rondônia
Grupo "B": Bahia, Ceará, Espírito Santo e Maranhão

Disputa de 7º ao 8º lugares
Alagoas 37 x 14 Paraíba (1º tempo: 22 X 13)
Cestinhas: Mayara Leilane (AL) 9pts e 1 rebotes / Ana Laura (PB) 8prs, 8 rebotes e 1 assistência / Fernanda do Nascimento (PB) 8pts e 2 rebotes
Arbitragem: Joaquim Freitas (MA), Samuel Falcão (CE) e Carlos Palma (BA)

Disputa de 5º e 6º lugares
Ceará 45 x 41 Bahia (1º tempo:16 x10)
Cestinhas: Danielle Maria (CE) 22pts e 2 rebotes / Luana da Silva (BA) 20pts e 4 rebotes
Arbitragem: Diego Rodrigues (MG), João Sá (ES) e Adjair Souza (PB)

Disputa do Bronze
Rondônia 39 x 48 Espírito Santo (1º tempo: 22 x 27)
Cestinhas: Anny Gabrielly (RO) 12pts, 6 rebotes e 3 assistências / Jordanna Santos (ES) 13pts e 11 rebotes
Arbitragem: Diego Rodrigues (MG), Joaquim Freitas (MA) e Lydianne Mendonça (AL)

Disputa do Ouro
Maranhão 29 x 45 Minas Gerais (1º tempo:22 a 27)
Cestinhas: Larissa Santana (MA) 16pts e 14 rebotes / Kamilla Soares (MG) 19pts e 15 rebotes
Arbitragem: Osvaldo Souza (PA), João Sá (ES) e Lydianne Mendonça (AL)

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 MASCULINO DA 2ª DIVISÃO 
Local: Ginásio de Esportes Associações Viking (Curitiba/PR)
Seleções Participantes
Grupo "A": Ceará; Espírito Santo; Mato Grosso do Sul; Paraná e São Paulo
Grupo "B": Distrito Federal; Minas Gerais; Paraíba; Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Disputa de 7º ao 8º lugares
Mato Grosso 79 x 37 Roraima (1º tempo: 35 x 9 )
Cestinhas: Enzo Guilherme (MT) 13pts, 2 rebotes e 3 assistências / Felipe Souza (RR) 20pts e 7 rebotes
Arbitragem: Wladson Silva (PE), João Neto (BA), e David Correa (AM)

Disputa de 5º e 6º lugares
Amazonas 25 x 61 Rio Grande do Norte (1º tempo: 16 x 20)
Cestinhas: José Carlos (AM) 10pts, 2 rebotes e 1 assistência / Arthur Barros (RN) 22pts, 3 rebotes e 1 assistência
Arbitragem: Ricardo Granemann (SC), João Neto (BA) e Fernanda Pedroso (MT)

Disputa do Bronze
Pernambuco 20 x 39 Pará (1º tempo: 7 x 18) / Vitor Teixeira (PA) 12pts, 8 rebotes e 1 assistência / Andrey Gustavo (PA) 12pts e 8 rebotes / Vitor Teixeira (PA) 12pts, 8 rebotes e 1 assistência
Cestinhas: João Pedro (PE) 6pts e 2 rebotes /
Arbitragem: Douglas Jesus (PR), Ricardo Granemann (SC) e Osvaldo Silva (RO)

Disputa do Ouro
Bahia 53 x 63 Santa Catarina (1º tempo: 33 x 39)
Cestinhas: Victor Barros (BA) 15pts, 2 rebotes e 1 assistência / Matheus PErin (SC) 14pts e 4 rebotes
Arbitragem: Wladson Silva (PE), Douglas Jesus (PR) e Diogo Silva (RN)

fonte: CBB 

    • Você é nosso visitante número
      16.656.491

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos