NOTÍCIAS

16/08/2015

GOIÁS É CAMPEÃO INVICTO DA 3ª DIVISÃO DO BRASILEIRO SUB-15

.:: conteudo_1_21381.jpg ::.

Curitiba, PR – “A emoção é muito grande”. Essas foram as palavras da técnica Sheila Santana, da Seleção de Goiás, após a final do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 3ª Divisão realizado no Ginásio de Esportes do SEST/SENAT, em Curitiba. Depois de um primeiro quarto disputado, as goianas ganharam de Sergipe por 42 a 26 (16 a 8 no primeiro tempo), conquistarando o título invicto e garantindo a vaga na 2ª Divisão do Brasileiro , em 2016.

De acordo com Sheila, a vitória foi resultado não só da parte tática e física, mas, principalmente, do foco do grupo.

“Nossa equipe se preparou bastante para chegar ate aqui. A vitória não foi apenas importante, foi sensacional. A conquista da vaga na 2ª divisão e a medalha de ouro era tudo que o basquete de Goiás precisava. Estamos focadas em nosso objetivo e agora é se preparar para encarar novos desafios”, afirmou a técnica, que precisou conter a emoção para concluir as frases.

Com uma atuação de gala, a pivô Letícia Ferreira foi importante nos momentos decisivos da partida. Além de ajudar na vitória do time, a goiana recebeu também pela segunda vez o título de melhor reboteira do Brasileiro.

"Essa foi a minha última disputa pela categoria Sub-15, mas fiquei feliz de fazer parte dessa conquista. Eu estarei sempre no coração dessa seleção, e não dá para falar da felicidade que é ver Goiás conquistando essa vitória. Sou muito grata a todos que me ajudaram até aqui no meu desempenho. A nossa treinadora se dedicou muito, é mais do que merecido”, afirmou Letícia.

Beatriz Coelho, de 15 anos, lembrou do esforço dedicado aos treinos e contou que é estreante no Brasileiro de Base. Ela frisou a emoção de estar na capital paranaense e conquistar um título inédito.

“É a minha primeira vez na competição e essa conquista é muito importante. Significa que o trabalho valeu a pena, que alcançamos o nosso objetivo. Tudo o que passamos, toda a rotina de treinos, a superação dos obstáculos foram recompensados. Quando acabou o jogo eu fiquei tão emocionada que não conseguia parar de chorar, estamos felizes demais”, declarou a ala. 

As alas Letícia Souza (SE), Beatriz Coelho (GO), a pivô Leticia Ferreira (GO) e as armadoras Maiara Borges (GO) e Cecília Menezes (SE) foram escolhidas para formar a seleção ideal do Campeonato. O troféu de cestinha ficou com Letícia Souza, com 70 pontos. Nos rebotes quem se destacou foi Leticia Ferreira (GO) e a número 1 nas assistências foi Isadora Nunes (GO).

A partida foi comandada pelo trio de arbitragem Fabio Paiva (AC), Ana Paula Rodrigues (PR) e Alexandre Lima (PA).

Disputa da medalha de bronze

Com sorriso no rosto e a medalha de bronze no peito, a seleção do Pará curtiu até os últimos instantes a importante vitória sobre Tocantins por 33 a 25 (17 a 7). Para chegar à fase final da competição, a equipe enfrentou alguns desafios. Depois de sofrer o rebaixamento em 2014, as paraenses carimbaram a sua volta na 2ª Divisão do Campeonato em 2016.

"Essa medalha de bronze foi uma conquista e tanto. Pois viemos muito defasados em virtude das competições que acontecem nesse mesmo período. O objetivo era subir de Divisão e essa meta foi alcançada. A nossa briga é nos aproximarmos cada vez mais da Divisão de elite", pontuou o técnico, Marcelo Aragão, que há anos trabalha na comissão técnica paraense.

Com oito pontos da cestinha da partida Fernanda Heloisa, a seleção paraense não encontrou dificuldades para vencer a seleção de Tocantins.

"A conquista da medalha de bronze foi muito boa. No ano passado tive o desprazer de cair de Divisão, e agora me sinto reconquistando o nosso lugar. Desde o principio o trabalho realizado era com esse objetivo, e graças a Deus o Pará vai embora de Curitiba também com essa medalha", destacou Fernanda.

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paranaense de Basketball e da Prefeitura Municipal de Curitiba financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.

Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 da 13ª Divisão
Período: 9 a 15 de agosto
Local: Ginásio de Esportes Sest Senat
Grupo “A”: Acre, Goiás, Rio Grande do Norte e Sergipe
Grupo “B”: Amapá, Pará, Roraima e Tocantins

Disputa de 7º ao 8º lugares
Acre 19 x 34 Roraima (1º tempo: 9 X 11)
Cestinhas: Cinara Leitão (RR) 11pts, 2 rebotes e 2 assistências / Andreina de Souza (AC) 7prs, 2 rebotes e 1 assistência
Arbitragem: Gilmar Justo (AP), Willy Santos (PR) e Ana Paula Rodrigues

Disputa de 5º e 6º lugares
Rio Grande do Norte 70 x 32 Amapá (1º tempo: 41 x 12)
Cestinhas: Cecília Abreu (RS) 27pts, 3 rebotes e 1 assistência / Thaina Coutinha (AP) 17pts e 3 rebotes
Arbitragem: Alexandre Lima (PA), Fábio Paiva (AC) e Bruno Podadeiro (PR)

Disputa do Bronze
Pará 33 x 25 Tocantins (1º tempo: 17 x 7)
Cestinhas: Fernanda Heloisa (PA) 8pts, 3 rebotes e 1 assistência / Beatriz Lucena (TO) 6pts e 3 rebotes
Arbitragem: Luis Correia (RN), Diogo Carvalho (GO) e Willy Santos (PR)

Disputa do Ouro
Goiás x Sergipe (1º tempo: 16 x 8)
Cestinhas: Isadora Nunes (GO) 16pts, 2 rebotes e 1 assistência / Letícia Souza (SE) 9pts, 5 rebotes e 1 assistência
Arbitragem: Fabio Paiva (AC), Ana Paula Rodrigues (PR) e Alexandre

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.656.518

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos