NOTÍCIAS

16/08/2015

MARANHÃO É CAMPEÃO DO BRASILEIRO SUB-15 MASCULINO DA 3ª DIVISÃO

.:: conteudo_1_21380.jpg ::.

Curitiba, PR – Emoção e sensação de dever cumprido. Esses são os sentimentos da seleção do Maranhão que faturou, neste sábado (dia 15), o título do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 3ª Divisão, realizado no Ginásio de Esportes Sest/Senat, em Curitiba (PR). A partida final entre Maranhão e Tocantins foi marcada por muita garra e determinação e terminou com o placar final de 55 a 36 (23 a 19 no primeiro tempo) para a equipe nordestina. Na disputa do terceiro lugar, vitória de Goiás. Com esses resultados, Maranhão, Tocantins e Goiás estão classificados para a 2ª Divisão em 2016.

No primeiro período, os maranhenses sofreram com a pressão do time adversário. Os atletas que tiveram na campanha apenas uma derrota, não desmotivaram e se superaram para virar o placar e sair com a medalha de ouro. Para o técnico Hermílio Nina, a vitória e vaga na 2ª Divisão, são de muita importância para o basquete maranhense.

“O jogo foi muito disputado, mas já esperávamos essa dificuldade no inicio que só valorizou a nossa vitória em quadra. Na partida as coisas foram fluindo e aí quando eu vi já estávamos com a mão na taça. Queria agradecer à Federação Paranaense e a organização do campeonato. Esse titulo tem muito valor para o basquete em nosso estado”, disse o treinador.

Com 15 pontos e 18 rebotes, o maranhense Ruan Michel foi o cestinha da partida. No time de Tocantins, Guilherme Batista foi o destaque com 12 pontos e quatro rebotes. O jogo foi arbitrado pelo trio de oficiais José Silva (RO), Ana Paula Rodrigues (PR) e Flavio Silvério (GO).

O técnico Signey Goloni, de Tocantins, avaliou a partida e falou sobre o vice-campeonato.

“O jogo foi muito difícil e disputado. A equipe do Maranhão estava muito bem em quadra. Foi um título merecido para eles e estamos felizes com nosso desempenho. Agora é só comemorar a medalha de prata e o acesso à 2ª Divisão", comentou Signey.

A Seleção do campeonato foi formada pelos armadores Guilherme Santos (TO) e Tiago Rocha (AL), os alas Vitor Lima (AL) e Francisco Marinho (MA) e o pivô Ruan Miranda (MA). O cestinha do Brasileiro foi Vitor Kassar (AL) com a média de 21.4 pontos. O primeiro nos rebotes foi Ruan Michael (MA) com a média de 15.5 e o líder nas assistências foi Bruno Vinicius (MA) com 2.6.

Medalha de Bronze

A disputa da medalha de bronze entre as seleções de Goiás e Alagoas foi acirrada e digna de uma partida final. Com 18 pontos, sete rebotes e seis assistências do cestinha Leandro Morais, os goianos derrotaram os alagoanos por 56 a 47 (16 a 17). Os principais pontuadores da equipe do nordeste foram Victor Kassar, com um Duplo-Duplo de 11 pontos e dez rebotes, e Rafael dos Santos, também com 11 pontos. Moisés da Silva, comandante da equipe campeã comemorou a vitória e a vaga na 2ª Divisão em 2016.

“O jogo começou nervoso, mas a partir do terceiro período conseguimos encaixar nosso jogo e manter o equilíbrio. Essa vitória foi muito importante para nossa seleção. A pressão foi muito grande. A gente vem em uma crescente no basquetebol goiano. Chegar aqui e conseguir nosso objetivo é sensacional. Poder subir o time de divisão é um orgulho muito grande. Agradeço a esses meninos que chegaram com um potencial enorme e a CBB por organizar o campeonato. Agora é pensar no futuro, pois teremos muito trabalho pela frente”, contou o técnico.

Disputa de 5º ao 8º lugares

A seleção do Sergipe venceu o confronto contra Rondônia por 48 a 33 (17 a 14) e terminou na oitava colocação. O cestinha do jogo foi Vitor Alves (SE) com 15 pontos, dois rebotes e três assistências. Pela seleção rondoniense os principais pontuadores foram Matheus Miranda e Arthur Ribeiro, com oito pontos cada.

Já a Seleção do Amapá assegurou a quinta posição ao superar o Piauí por 45 a 43 (18 a 15), com 22 pontos e 15 rebotes de Bruno Paiva. Pela seleção do Piauí, João Pedro Araújo assinalou 11 pontos, quatro rebotes e uma assistência.

O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paranaense de Basketball e da Prefeitura Municipal de Curitiba financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.

Tabela do Masculino

Grupo “A”: Goiás, Maranhão, Piauí e Rondônia
Grupo “B”: Acre, Alagoas, Amapá, Sergipe e Tocantins

Rodada Final – Sábado (15 de agosto)
Disputa de 7º e 8º lugares: Sergipe 48 x 33 Rondônia
Disputa de 5º e 6º lugares: Piauí 43 x 45 Amapá
Disputa de 3º e 4º lugares: Alagoas 47 x 56 Goiás
Disputa de 1º e 2º lugares: Maranhão x Tocantins

Classificação
1º lugar: Maranhão; 2º lugar: Tocantins; 3º lugar: Goiás; 4º lugar: Alagoas; 5º lugar: Amapá; 6º lugar: Piauí; 7º lugar: Sergipe; 8º lugar: Rondônia

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.656.523

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos