Quinta edição da LDB terá início nesta sexta-feira

Com 24 equipes na luta pelo título, competição Sub-22 terá sua primeira etapa disputada na cidade de Uberlândia (MG)
Vai subir a bola para a quinta edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). Nesta sexta-feira (24/07), às 14 horas (de Brasília), no Praia Clube, localizado na cidade de Uberlândia (MG), será dada a largada para mais uma temporada do maior campeonato de base do basquete brasileiro. A LDB é um campeonato nacional Sub-22 organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Para este ano, a LDB teve sua fórmula de disputa mantida em relação à sua última edição. Os 24 times jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em cinco etapas) e os oito melhores se classificarão para o octogonal final, que será disputado nos mesmos moldes dos anos anteriores - dois grupos e os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four - e novamente contará com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br).
"A LDB está ficando cada vez mais disputada com o passar dos anos, com mais times fazendo parte da competição a cada ano e isso é muito bom para o basquete brasileiro. A LDB é a ponte para a entrada no NBB e com isso mais jovens vão ganhando espaço. Esta será minha terceira participação, cada vez com mais responsabilidade e competitividade. Desejo boa sorte para todas as equipes e tenho certeza que serão seis meses de muita disputa dentro de quadra", disse o armador Georginho, do Pinheiros, um dos grandes destaques da última edição da LDB.
A primeira etapa da LDB 2015 acontecerá em uma sede única e todas as 24 equipes se encontrarão na cidade de Uberlândia. Com três quadras localizadas em seu extenso ginásio de 4.926 m², o Praia Clube abrigará todas as 84 partidas da primeira etapa da competição Sub-22. Cada time disputará sete jogos no Triângulo Mineiro, entre os dias 24 de julho e 02 de agosto.
"A LDB é uma competição que serve de ferramentas para nós atleta e temos a oportunidade de amadurecer e aprender muito. Cada ano que passa, com a revelação de grandes atletas, a LDB se tornou uma competição de nível altíssimo e, lógico, que todas as equipes entram com intenção de evoluir seus jovens talentos, mas o título está cada vez mais cobiçado", disse o ala/armador Victor Gusmão, um dos remanescentes do atual campeão Basquete Cearense.
+ Clique aqui e confira a tabela da primeira etapa da LDB 2015
A grande novidade deste ano na LDB será a participação da Seleção Brasileira Sub-17. A convite da Liga Nacional de Basquete (LNB), o time verde-amarelo usará a experiência de disputar a competição Sub-22 para se preparar para o Campeonato Sul-Americano 2015, marcado para o dia 14 de setembro, competição classificatória para a Copa América Sub-18 de 2016, esta que dá vaga no Mundial Sub-19 de 2017.
Além do selecionado verde-amarelo Sub-17, mais quatro equipes participarão pela primeira vez da LDB: Concórdia (SC), Campo Mourão (PR), Internacional de Regatas, de Santos (SP), e o Pequeninos Rhema Basketball, de Campina Grande (PB), primeiro clube paraibano a disputar a competição. Outra novidade fica por conta do Palmeiras (SP), que depois de duas edições fora - participou apenas da LDB 2012 - está de volta ao maior campeonato de base do país, assim como o São José/Unimed, que volta à LDB após ficar um ano fora.
Ao todo, nove Estados brasileiros - Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo - mais o Distrito Federal estarão representados na edição de 2015 do campeonato Sub-22. Maior a cada ano, a LDB vem se consolidando cada vez mais como grande reveladora de atletas e 68 atletas que disputaram a edição anterior da competição de base entraram em quadra no NBB 2014/2015.
Na última edição, o Basquete Cearense conquistou um feito inédito e se sagrou campeão invicto. O Flamengo, com duas conquistas (2011 e 2013), é o maior campeão do campeonato Sub-22. Quem também já subiu no lugar mais alto do pódio da competição foi o Bauru, campeão da edição 2012.
Com dois NBA's, LNB promove clínicas para técnicos e atletas
Os atletas, técnicos e assistentes das equipes que disputarão a quinta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) terão uma grande oportunidade de aprender mais. Nos dias 28, 29 e 30 de julho, durante a pausa das partidas da primeira etapa da competição Sub-22, profissionais da NBA ministrarão palestras para os treinadores e clínicas para os atletas das equipes envolvidas.
Os norte-americanos Bryan Gates, assistente técnico do New Orleans Pelicans (NBA) na última temporada, e o ex-atleta Kevin Burleson, que já jogou pelo Charlotte Bobcats (NBA) e em clubes da Europa, serão os comandantes das clínicas durante a primeira leva de jogos da LDB, que é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Essa ação é mais um fruto da parceria entre LNB e NBA, firmada em dezembro do ano passado. As duas entidades vem trabalhando em conjunto e já realizaram uma série de ações na última temporada, como a vinda do mascote do Phoenix Suns e as dançarinas do Orlando Magic na Final do NBB; o Congresso Técnico da LNB, que contou com a presença de três profissionais da NBA, e a partida entre Flamengo e Orlando Magic, que será realizada no dia 17 de outubro, no Rio de Janeiro (saiba como garantir seu ingresso para a partida).
"Trazer os profissionais da NBA para esse tipo de evento, além de reforçar o compromisso da parceria com a LNB, ajuda a desenvolver o esporte e é um intercâmbio importante para a evolução da modalidade no Brasil. Há pouco tempo, trouxemos um técnico, um preparador físico e um fisioterapeuta de equipes da NBA, que trocaram experiências em palestras aos profissionais de várias áreas dos times do NBB. Agora, o objetivo é colaborar com a base, com a LDB, olhando para o futuro do basquete no país", declarou Daniel Soares, Gerente de Operações de basquete da NBA Brasil.
Com 41 anos, Gates possui vasta experiência no basquete norte-americano. O treinador, que foi assistente técnico do New Orleans Pelicans (NBA) na temporada passada, passou por diversas equipes da D-League, como o Idaho Stampede (treinador e assistente) Austin Toros (assistente), e Oklahoma Storm (treinador). Na NBA, ainda foi assistente do Sacramento Kings. Bryan ainda tem passagem pelo Líbano, onde foi vice-campeão com o Beirut Blue Stars e eleito o melhor técnico da liga local.
O outro convidado, Kevin Burleson, jogou no Charlotte Bobcats (NBA) por uma temporada. Seu início de carreira foi no basquete alemão, onde atuou por dois clubes, o USC Heidelberg e o Walter Tigers Tübinger. Após sua passagem pela NBA, o jogador foi para a D-League e passou por Fort Worth Flyers, Idaho Stampede e Iowa Energy. Burleson também acumula passagens pelo Mersin Büyuksehir Belediye (Turquia), CSU Asesoft Ploiesti (Romênia) e Al Ittihad (Egito).
"A vinda dos profissionais da NBA faz parte das diversas ações programadas como consequência da parceria entre as duas entidades e será de extrema valia para o crescimento técnico dos atletas e também para o desenvolvimento dos técnicos das equipes da LDB. Os técnicos e atletas das equipes que participarão das clínicas poderão interagir e aprender com os profissionais, o que é muito positivo do ponto de vista de crescimento profissional de todos", comentou Paulo Bassul, Gerente Técnico da LNB.
Confira as 24 equipes participantes da 5ª edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete:
- AABJ/Joinville (SC)
- Associação Concordinense de Basquetebol/ACOB (SC)
- Basquete Cearense (CE)
- Basquete Curitiba/ABSB/Círculo Militar (PR)
- Botafogo (RJ)
- Campo Mourão (PR)
- Flamengo (RJ)
- Franca Basquete (SP)
- Grêmio Náutico União (RS)
- Internacional de Regatas/Santos (SP)
- Macaé Basquete (RJ)
- Minas Tênis Clube (MG)
- Palmeiras (SP)
- Paschoalotto/Bauru Basket (SP)
- Paulistano (SP)
- Pequeninos Rhema Basketball/Campina Grande (PB)
- Pinheiros (SP)
- Rio Claro Basquete (SP)
- São José /Unimed (SP)
- Seleção Brasileira Sub-17
- Sport Club do Recife (PE)
- UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
- Unitri/Praia Clube (MG)
- Winner/Limeira (SP)
Confira as partidas da primeira rodada 5ª edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete:
- 24/07 (sexta-feira)
14h - Grêmio Náutico União (RS) x Sport Club do Recife (PE)
14h - Rio Claro Basquete (SP) x Botafogo (RJ)
14h - Paulistano (SP) x Campo Mourão (PR)
16h - Franca Basquete (SP) x Macaé Basquete
16h - Pinheiros (SP) x Seleção Brasileira Sub-17
16h - Associação Concordinense de Basquetebol/ACOB (SC) x Minas Tênis Clube (MG)
18h - Palmeiras (SP) x Unitri/Praia Clube (MG)
18h - AABJ/Joinville (SC) x Pequeninos Rhema Basketball/Campina Grande (PB)
18h - Winner/Limeira (SP) x Flamengo (RJ)
20h - Basquete Curitiba/ABSB/Círculo Militar (PR) x Basquete Cearense (CE)
20h - Paschoalotto/Bauru Basket (SP) x São José /Unimed (SP)
20h - Internacional de Regatas/Santos (SP) x UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
Fonte: LNB