NOTÍCIAS

18/06/2015

FIÉIS ESCUDEIROS AJUDAM ZANON NO COMANDO DA SELEÇÃO ADULTA FEMININA

.:: conteudo_1_20483.jpg ::.

Campinas, SP – O treinador Luiz Augusto Zanon explica, grita e vibra. Pausa o treino para orientar as jogadoras da Seleção Brasileira Adulta Feminina, que se prepara para os 17º Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, entre os dias 16 e 20 de julho. Mas no meio da conversa à beira da quadra, percebe-se outros dois comandantes, Cristiano Cedra e Júlio Cesar Patrício. Exigente nos jogos, amigo e brincalhão fora das quadras. Esse é o perfil do técnico Zanon. 

"Eu sou bastante exigente em tudo que faço e se tratando de basquete sou persistente também. Gosto de evoluir, melhorar e inserir novos conceitos no grupo. Além disso, sou bastante competitivo e detalhista com o meu trabalho. Gosto que as pessoas saiam da zona de conforto. E isso é das atletas até a comissão técnica. Mas gosto de um ambiente descontraído porque acredito que a alegria faz parte do processo", explicou Zanon. 

Se o assunto é conduzir o treino, Zanon chama seus fiéis escudeiros de quadra para auxiliarem.

"O Cristiano é um cara extramente fiel, profissional e de muita competência, além de parceiro para toda dificuldade. Ele dá no treinamento um detalhe importante que são os fundamentos, faz um embasamento nessa parte forte. O Cristiano foi uma enorme surpresa vinda do basquete feminino. É um cara que vai ser meu amigo para sempre. Já o Júlio possui um perfil agregador e está sempre disposto a colaborar dentro das condições e que procura evoluir a cada dia. Formamos um trio de três pontas importantes, cada um puxando de cada lado", destacou Zanon.

Não há divisão de tarefas entre os auxiliares de Luiz Zanon. Cristiano e Júlio se responsabilizam por programar a parte técnica dos treinos e relatórios de análise dos adversários.

"Eu e o Júlio trabalhamos juntos sem dividir funções específicas. É como se o Júlio me auxiliasse nas tarefas da função de assistente técnico. Fazemos a programação de uma parte dos treinos técnicos, como fundamentos etc. Além disso preparamos relatórios de como o desenvolvimento da preparação está acontecendo, seja como precisa evoluir ainda ou o bom nível que foi atingido. Também trabalhamos com toda parte tecnológica das filmagens dos treinos, jogos e edições dos jogos dos times adversários. Passamos tudo detalhado sobre os times e as jogadoras que vamos enfrentar com uma ficha completa contendo características individuais e coletivas. Nas filmagens dos treinos mostramos para as jogadoras para que corrijam o que está sendo feito errado ou para repetir o acerto. Esse é um trabalho importante até para que uma jogadora não ache que está sofrendo perseguição", analisou Cedra. 

O trabalho da comissão técnica tem que ser integrado, cada um com sua função. Amigo do "chefe", Cedra assume que acabou ficando parecido com o treinador. Por essa confiança conquistada, é importante tanto nos treinos quanto nos jogos. 

"O trabalho conjunto realizado na comissão técnica é bastante tranquilo. É uma sintonia muito boa entre nós três. Estou há três temporadas trabalhando com o Zanon e tem momentos que no olhar a gente se entende e sabemos o que deve ser feito. Conversamos muito o ano inteiro sobre jogos e as jogadoras da modalidade. É um relacionamento bastante tranquilo e de muita confiança", contou. 

Mas nem só de obrigações vivem os comandantes brasileiros. Amigos fora das quatro linhas, eles costumam se encontrar sempre que possível. Mas não tem jeito, nas confraternizações o basquete vem à tona.

"Fazemos sempre que possível encontros de confraternização, mas acaba sendo mais nos períodos de treinos. Mas não adianta o assunto é sempre o mesmo, o basquete. O Júlio é o meu melhor amigo desde 2011, quando começamos a trabalhar juntos na Seleção Brasileira Sub-19 feminina que conquistou a medalha de bronze (Chile/2011). Apesar de morarmos muito longes, eu em Osasco (SP) e ele em Jaraguá do Sul (SC), estamos sempre em contato. Depois ele foi meu assistente na Seleção Sub-15 e agora estamos juntos novamente. É uma relação de irmão que facilita muito no trabalho. Como temos a mesma função, sem esse entrosamento podem ocorrer problemas", concluiu Cedra. 

Recém convocado para integrar a Seleção Brasileira Adulta, o técnico Júlio Cesar Patrício destacou a importância da integração entre as categorias de base e adulta do Brasil. 

"Estar aqui é mais um sonho que realizei. Estou feliz em poder contribuir com a Seleção Brasileira Adulta e ainda aprender com o Zanon, que é um técnico experiente, e o Cristiano, que é um técnico que já possui uma Olimpíada (Londres/2012) e um Mundial (Turquia/2014). Além de contribuir e aprender, espero que isso seja positivo e que passe para as outras categorias. A integração entre as equipes brasileiras de base e adulta é um sonho nosso", pontuou o assistente. 

Júlio já possui em seu currículo a medalha de prata na Copa América Sub-18 (Porto Rico/2012), o bronze na Copa América Sub-16 (México/2013) e o nono lugar, com apenas duas derrotas em cinco jogos, no Campeonato Mundial Sub-17 (República Tcheca/2014). O treinador catarinense falou sobre o ambiente de trabalho. 

"O Zanon é um técnico diferenciado, que dá bastante espaço para seus assistentes mostrarem seu trabalho. Mesmo com tanta pressão e importância de um Campeonato Pan-Americano, nosso ambiente é o mais agradável possível. Aliás temos uma excelente integração de toda comissão técnica", completou.

Iziane Marques na Seleção

A ala Iziane Castro Marques, do Maranhão Basquete (MA), foi convidada para participar dos treinamentos da Seleção Brasileira, que está concentrada na cidade paulista de Campinas. A partir do próximo dia 24 de junho, a atual cestinha da Liga de Basquete Feminino (LBF), passará por avaliações da comissão técnica para uma possível convocação para a Copa América / Pré-Olímpico, que será realizada de 9 a 16 de agosto, em Edmonton, no Canadá. 

"Fiz um planejamento de uma volta da Iziane para a Seleção Brasileira. O convite é para ela ser avaliada nesse período de treinamento. Havíamos conversado no início do mês sobre essa possibilidade. Expliquei o plano de trabalho, ela gostou e se mostrou disposta em participar. A atleta está seguindo um planejamento traçado pelo corpo técnico da CBB para ser seguido ainda no Maranhão para uma readequação física. Aqui em Campinas faremos uma avaliação física, técnica e pessoal para vermos as condições técnicas e a possibilidade de ela ser inserida no processo Pré-Olímpico. Meu objetivo é dar para a Iziane uma oportunidade que ela nunca teve desde que assumi o comando da equipe. Espero que ela corresponda a essa oportunidade", explicou Zanon.

A Seleção Brasileira Adulta Feminina segue treinando em dois períodos (8h30 às 10h30 e 16h às 18h), no Tênis Clube de Campinas (Rua Coronel Quirino, 1346 – Cambuí), em Campinas (SP). O embarque para Toronto está marcado para 6 de julho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De 7 a 15 de julho a equipe realizará treinos e amistosos no Canadá.

O Brasil está no Grupo "A" do Pan e faz sua estreia contra os Estados Unidos no dia 16 de julho. Na sequência, as brasileiras enfrentam Porto Rico (17) e República Dominicana (18). A chave "B" é formada por Canadá, Cuba, Argentina e Venezuela. A fase semifinal será disputada no dia 19 e as disputas por medalhas no dia 20. 

O basquete é o esporte coletivo com o maior número de medalhas de ouro (8) na história do Pan-Americano e no total (24). A seleção adulta feminina esteve presente em quatorze edições da competição feminina e soma onze medalhas conquistadas. A equipe feminina foi campeã em Winnipeg, no Canadá (1967); em Cáli, na Colômbia (1971); e em Havana, Cuba (1991). As meninas foram quatro vezes medalha de prata e quatro de bronze. No Pan do Rio (2007), O Brasil ficou com a medalha de Prata. 

Forma de disputa do Pan

De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
 
Carina dos Santos Martins – Armadora – 23 anos – 1,72m – ADC São Bernardo (SP) – SP
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 24 anos – 1,92m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Gilmara Justino – Pivô – 34 anos – 1,83m – ADCF Unimed Americana (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 21 anos – 1,80m – São José Desportivo (SP) – BA
Izabella Frederico Sangalli – Ala – 20 anos – 1,78m – ADCF Unimed Americana (SP) – SP
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 29 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Karina da Silva Jacob – Pivô – 29 anos – 1,85m – São José Desportivo (SP) – RJ
Kelly Santos Muller – Pivô – 35 anos – 1,93m – Sport Club do Recife (PE) – SP
Leila Zabani – Ala – 24 anos – 1,82m – Basquete Jaraguá (SC) – SP
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 24 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 23 anos – 1,72m – Uninassau/América Basquete Recife (PE) – SP
Tássia Pereira de Souza Carcavalli – Armadora – 22 anos – 1,80m – Basketball Santo André (SP) – SP

Média de idade: 25,2 anos
Média de idade: 1,80m 

Jogadora Convidada
Bianca Araújo da Silva – Pivô – 19 anos – 1,93m – Basketball Santo André (SP) – SP

Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Administrador (Assistente): Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistentes Técnicos: Cristiano Cedra e Júlio Cesar Patrício
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Fisiologista/Auxiliar de Preparação Física: Rafael Júlio Fachina
Médico: Dr. Jorge Luiz Fernandes Oliva Júnior 
Fisioterapeutas: Milena Gomes Perroni Challa e Tatiana Abruceze Cardoso
Nutricionista: Mirtes Strancanelli
Massagista: Joyce Aparecida Tozetto 

Programação de Treinos
Período: 4 de junho a 6 de julho
Horário: 8h30 às 10h30 e 16h às 18h (horários de Brasília)
Local: Tênis Clube de Campinas
Endereço: Rua Coronel Quirino, 1346 - Cambuí - Campinas/SP

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.687.713

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos