NOTÍCIAS

08/06/2015

PORTUGAL EM NOTÍCIAS: CARNIDE É CAMPEÃO NO FEMININO SUB-16

.:: conteudo_1_20304.jpg ::.

O jogo da final teve de tudo um pouco, alternâncias no domínio do jogo, recuperações fantásticas, equilíbrio nos momentos finais e sobretudo emoção, ingrediente indispensável para uma grande final. Mas acabou por ser mais feliz a equipa do Carnide, que ao vencer o CPN/Engi-Arqui, por 64-58, sagrou-se campeã nacional no escalão de sub 16 feminino. O Algés/UAL venceu no primeiro jogo da tarde a SC Coimbrões/Decunify (70-49) e terminou a competição no 3º lugar.

Começou melhor o jogo a equipa do CPN, que no final do 1º período vencia por seis pontos de diferença (18-12). Mas no 2º quarto, a equipa de Carnide melhorou a sua eficácia ofensiva, dobrou a sua pontuação (24 pontos) e em tempo de descanso a formação lisboeta já estava na frente do resultado (36-30).

O CPN reduziu para três a diferença (33-36), a que se seguiu um período negro da equipa nortenha, que esteve quase cinco minutos sem marcar pontos. Aproveitaram as lisboetas para disparar no resultado (48-33), dando a sensação que estava bem encaminhada para vencer tranquilamente o jogo. Puro engano, já que o CPN necessitou apenas de sete minutos, para se colocar a perder pela diferença mínima (47-48), não permitindo que o ataque do Carnide fizesse funcionar o marcador.

A meio do 4º período, e depois de quatro pontos consecutivos, o Carnide respirava finalmente um pouco de alivio, e construía uma curta, mas importante, almofada pontual (54-49). A vantagem chegou a ser de sete pontos (58-51), a 2.45 minutos do final, e por muito que o CPN tenha tentado inverter a marcha do marcador, a equipa do Carnide não cedeu no comando do jogo, lidando muito bem com a proximidade do adversário no resultado.

A equipa lisboeta mostrou-se muito mais eficiente nos lançamentos de curta e média distância (19/40 – 47.5%). Apesar de ter perdido a luta das tabelas (33/44), e concedido 16 ressaltos ofensivos, o melhor controlo da posse de bola (16 vs 21), e os 14 lances-livres convertidos, bem como os quatro triplos, ajudaram a fazer a diferença durante o jogo.

Para o sucesso do Carnide, muito contribuíram os 35 pontos e 11 ressaltos registados por Luana Serranho. Bem como a prestação realizada por Marta Rodrigues, que contabilizou 15 pontos, 2 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola.

A atleta Beatriz Jordão (27 pontos e 32 ressaltos) voltou a impressionar, com mais um registo onde os números são deveras impressionantes.

Algés/UAL foi 3º

Algés/UAL e SC Coimbrões/Decunify disputaram o primeiro jogo da tarde em que a vitória valia o 3º lugar na competição. Cinco minutos passados continuava tudo igual (8 pontos), mas no final do 1º período já era a equipa do Algés que liderava o encontro (16-12). O conjunto de Coimbrões manteve o jogo fechado até aos 18-16, mas bastaram 9 minutos para as algesinas construírem uma vantagem superior a vinte pontos (47-26).

Embora ainda faltasse muito tempo para o final do encontro, 18 minutos, não mais a equipa nortenha conseguiu colocar em perigo a liderança da equipa lisboeta. A vantagem manteve-se sempre nos dois dígitos, e sempre mais próxima das duas dezenas. Curiosamente foi o Coimbrões a dominar por completo a luta das tabelas (60-42), sendo que 28 ressaltos foram conquistados na tabela adversária. Mas as fracas percentagens de lançamento, 30.5% de 2 pontos e 12.5% de 3 pontos e 36.8% da linha de lance-livre, do Coimbrões ditaram a derrota no encontro.

O Algés estve melhor a atirar ao cesto, somou 23 pontos da linha de lance-livre, controlou melhor a posse de bola e roubou mais bolas (17 vs 7). A atleta Tess Santos somou um duplo-duplo (16 pontos e 11 ressaltos), e foi bem secundada por Joana Mendes (13 pontos, 6 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências) e Mariana Garrido (11 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências).

Ana Leal (21 pontos e 9 ressaltos) destacou-se entre as atletas da equipa do Coimbrões, tal como Bendita Brandão (9 pontos e 11 ressaltos)

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Autor: Carlos Seixas

Colaboração:  José Almeida

    • Você é nosso visitante número
      16.706.424

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos