NOTÍCIAS

01/06/2015

PORTUGAL EM NOTÍCIAS: CPN MJVENDEIRO EM FESTA, campeão nacional sub-19 feminino

.:: conteudo_1_20218.jpg ::.

O jogo da final do campeonato nacional de sub-19 feminino teve tanto de emoção como de equilíbrio, com a incerteza quanto ao vencedor a manter-se até os minutos finais. Depois de ter estado em desvantagem durante grande parte do encontro, a formação do CPN MJVendeiro viu ser recompensado o seu esforço e acabou por bater o GDESSA por 61-55. Um triunfo que assenta bem à equipa nortenha, que continua a ser referência no basquetebol feminino, ainda que a formação da margem sul tenha ficado muito próxima do êxito e da glória de conquistar o título.

Depois do empate a 12 pontos, a formação nortenha ganhou ligeiro ascendente no encontro, se bem que os dois períodos seguintes tivessem sido marcados por vários empates, algumas alternâncias no comando do marcador, mas muito mais tempo o GDESSA na frente, ainda que por curtas vantagens.

No inicio do derradeiro período a equipa liderada por Nuno Manaia beneficiou da vantagem máxima no jogo (46-39) e tudo parecia correr de feição à equipa do Barreiro até ao 48-42. Com o final do encontro cada vez mais próximo, a equipa do CPN reagiu, e com um parcial de 10-0, não só eliminou a desvantagem que tinha, como também passou para o comando do jogo (52-48).

Sentiase que o jogo entrava na sua fase de decisão, e um triplo de Leonor Serralheiro reduzia a diferença para um (53-54). A atleta do CPN, Catarina Mateus, respondeu na mesma moeda (57-53), um lançamento que permitiu ao clube do Porto respirar de alívio e ganhar confiança para disputar os 3 minutos que ainda faltavam disputar.

O bom controlo da posse de bola, apenas 5 turnovers, e os 8 roubos de bola registados pela equipa do CPN, foram importantes para o sucesso da equipa, já que os dois conjuntos equivaleram-se em quase todos os capítulos do jogo.

A melhor marcador do jogo acabou por ser Catarina Mateus, autora de 21 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências, mas não foi a única atleta do CPN a destacar-se nesta final. A dupla composta por Sofia Almeida (10 pontos e 12 ressaltos) e Beatriz Jordão (11 pontos e 12 ressaltos) registou um duplo-duplo, números que ajudaram a equipa a vencer.

A atleta Leonor Serralheiro (19 pontos e 8 ressaltos) esteve em bom plano, tal como Maianca Umabano (12 pontos e 9 ressaltos) e Carolina Bernardeco (15 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências).

Algés/UAL conquista 3º lugar

No primeiro jogo da tarde, a formação do Algés/UAL bateu o CD Póvoa (52-40), num jogo em que as algesinas nunca estiveram a perder, tendo apenas se registado um empate, que foi a 4 pontos. No recomeço da etapa complementar, a formação de Algés dava a sensação de ter o jogo controlado (32-14), com as poveiras a revelarem muito problemas em fazer pontos nos primeiros 22 minutos do encontro.

Puro engano, já que bastaram 10 minutos para que a equipa da Póvoa de Varzim se colocasse à distância de dois pontos (34-36). O encontro ainda se manteve fechado até ao 40-36, favorável ao Algés, já que depois seguiram-se 12 pontos sem resposta por parte das algesinas (52-36).

Apesar dos 34 turnovers cometidos pelo Algés e os 14 ressaltos concedidos na sua tabela defensiva, a formação de lisboeta beneficiou da melhor eficácia no capitulo do lançamento, especialmente da linha de três pontos (6/12 – 50%). Com este resultado o Algés terminou a competição em 3º lugar, uma vez que as duas equipas chegaram ao último dia de prova à procura da primeira vitória na prova.

Na equipa vencedora, Márcia Costa (12 pontos e 6 ressaltos) foi a jogadora que mais se destacou, já entre as poveiras foi Isabel Costa, que contabilizou 12 pontos e 9 ressaltos.

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Autor: Carlos Seixas

Colaboração:  José Almeida

    • Você é nosso visitante número
      16.703.773

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos