NOTÍCIAS

24/05/2015

PORTUGAL EM NOTÍCIAS: DRAGON FORCE CAMPEÃO

.:: conteudo_1_20086.jpg ::.

Pelo segundo ano consecutivo, e depois de bater, em Ponte de Sor, o Eléctrico FC por 77-70 no 3º jogo da final, a equipa do Dragon Froce sagrou-se campeã da Proliga. Uma temporada inesquecível, já que os portistas, mais do que vencerem, dominaram em absoluto a competição, e a prova disso mesmo é a invencibilidade mantida até ao final prova. Foram 27 jogos sem conhecer o sabor da derrota e com os azuis e brancos a vencerem sempre por margens confortáveis. Este título conquistado pelos dragões era algo esperado…

Depois das duas vitórias caseiras do passado fim de semana, o Dragon Force deslocou-se a Ponte de Sor, com o objetivo claro, e assumido, de resolver esta final já no 3º jogo da série.

Tudo parecia correr de feição à equipa comandada por Moncho Lopez, que já durante o 3º período vencia por uma confortável vantagem de dez pontos. Obrigada a vencer para se manter na corrida pelo titulo, a equipa da casa reagiu, e bem, e encostou o resultado a dois pontos de diferença (51-53), já bem perto do final do quarto.

Resposta imediata dos dragões, a optarem por alternâncias defensivas como forma de retirar as rotinas ofensivas do adversário, e no ataque, a saberem explorar as vantagens do seu jogo interior, onde a superioridade de estatura era por demais evidente. Os ressaltos ofensivos eram providencias, e um parcial de 6-0 nos instantes finais colocava de novo o Dragon Force na frente por uma margem mais confortável (59-51).

Nos minutos iniciais do derradeiro quarto, a formação azul e branca manteve a diferença pontual que separava as duas equipas, e só a meio do período, a formação caseira voltou a esboçar uma reação. Um triplo de Mário Neves (64-67), voltava a aproximar o resultado, mas depois das correções feitas por Moncho Lopez, e o retorno às soluções interiores, os postistas voltaram a fugir no marcador. Quatro sem resposta (71-64), cortavam o bom momento dos visitados, Lanzinha com novo triplo (71-67) voltava a fazer renascer as esperanças, mas a equipa do Porto controlou sempre a marcha do marcador.

Neste jogo a equipa do Eléctrico, ainda que em desvantagem, conseguiu equilibrar bastante mais a luta das tabelas (37-46), mas consentiu 23 ressaltos ofensivos. As duas equipas não estiveram nada bem a atirar de 3 pontos, aspeto que se torna muito mais relevante para o Elétcrico (2/18 – 11%), já que nas áreas mais próximas do cesto a equipa do Dragon Force voltou a mostrar-se mais forte e eficaz (52%).

A dupla composta por António Monteiro (13 pontos e 10 ressaltos) e Miguel Queiroz (15 pontos e 6 ressaltos) foi determinante para que os dragões tivessem dominado essa área do jogo. Pedro Bastos, com 18 pontos, foi o melhor marcador dos forasteiros.

O extremo João Lanzinha, MVP do jogo com 29 de valorização, voltou a estar muito bem na equipa do Eléctrico FC, tendo terminado o encontro com 20 pontos, 11 ressaltos, 6 roubos de bola e 4 assistências. Mário Neves, com o seu duplo-duplo (11 pontos e 11 ressaltos), contribuiu para equilibrar a luta nas áreas mais próximas do cesto, e Artem Melnychuk (9 pontos), com a sua irreverência própria da juventude, foi um dos responsáveis pelo aproximar do resultado na parte final do encontro.

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Colaboração:  José Almeida

    • Você é nosso visitante número
      16.694.883

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos