NOTÍCIAS

16/05/2015

PORTUGAL EM NOTÍCIAS: CPN TAVERNA`S SEGUE INVICTA

.:: conteudo_1_19979.jpg ::.

Na fase final da 2ª Divisão feminina

Depois de dois dias de competição, a equipa do CPN Taverna`s continua invicta, venceu este sábado o GDEMAM/Novacigas (87-40), o que naturalmente a coloca numa posição privilegiada para triunfar nesta fase final. No outro jogo do dia, o CD Póvoa reagiu bem à derrota averbada no dia anterior, e num jogo muito disputado, bateu a equipa do Carnide por 62-54. Tudo em aberto para o último dia de competição, com o jogo entre o Carnide e o CPN a merecer todas as atenções, embora as poveiras continuem a “correr por fora”.

Dois jogos, dois triunfos, é para já o registo do CPN Taverna`s na fase final do campeonato nacional da 2ª divisão feminina. No segundo dia de competição, a equipa do CPN bateu, de uma forma folgada, o GDEMAM/Novacigas (87-40) que assim continua sem vencer.

A equipa da cidade do Porto entrou determinada no jogo a somar mais uma vitória, colocando muito cedo um ponto final nas aspirações da equipa do GDEMAM. Depois do parcial de 24-6 no 1º período, as nortenhas não abrandaram o ritmo, e ao intervalo já se adivinhava qual seria o desfecho do encontro.

Dos muitos ressaltos disputados, como consequência das baixas percentagens de lançamento registadas pelas duas equipas, o CPN conquistou maior número (60-49), dos quais 28 foram na tabela ofensiva.

Para além das segundas posses de bola e mais lançamentos de que dispôs, o CPN também esteve mais agressivo na defesa, roubou 19 bolas e forçou 32 turnovers ao adversário, factores que ajudam a explicar o desnível registado no resultado final.

Joana Cruz (11 pontos e 13 ressaltos) voltou a contabilizar um duplo-duplo, mas seria Francisca Meinedo (16 pontos e 2 assistências) a melhor marcadora da equipa do CPN.

O GDEMAM não se mostrou muito eficiente a lançar ao cesto, 23.8% de 2 pontos e 1/14 (7.1%) de 3 pontos, pelo que tornou muito complicado manter o jogo fechado. Emanuela Santo (12 pontos e 11 ressaltos) esteve muito bem, tal como Rute Araújo que terminou o encontro com 13 pontos e 8 ressaltos.

O segundo jogo do dia colocava frente a frente o Carnide, que vinha de uma vitória do dia anterior, o CD Póvoa que estava obrigado a vencer para se manter na discussão do titulo. A derrota no 1º dia deixou a equipa poveira sem margem para erro, ainda que dependente de terceiros, mas desde o inicio que tentou cumprir com o seu papel neste jogo.

O Carnide durante os primeiros 20 minutos correu sempre atrás do prejuízo, empatou a 12 pontos, voltou a estar a perder por cinco (14-19), mas fechou o primeiro tempo com novo empate, desta vez a 21 pontos.

Volou a começar melhor a equipa poveira, parcial de 7-0, mas apesar de se conseguir afastar ligeiramente no marcador, a equipa que disputa esta fase final em casa conseguiu sempre ir buscar o resultado. Depois de vários empates, o último dos quais a 43 pontos, a formação do CD Póvoa volta a disparar no comando do marcador (53-43). O conjunto lisboeta ainda teve forças e capacidade para cortar para três a diferença (50-53), mas nos dois minutos finais a equipa da Póvoa geriu muito bem a curta mas importante diferença pontual.

A dupla composta por Catarina Mendonça (17 pontos e 8 ressaltos) e Isabel Costa (17 pontos e 17 ressaltos), fundamental para que o CD Póvoa tivesse dominado a luta das tabelas (50-35) e tivesse conquistado 20 ressaltos ofensivos, conduziu a equipa do CD Póvoa à primeira vitória nesta fase final. 

O Carnide está agora obrigado a vencer no último dia de prova o ainda invicto CPN, sendo que ainda será necessário fazer as habituais contas. E para que isso se torne realidade, seria muito importante que as atletas Ana Rua (21 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) e Joana Brites (7 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências) repetissem as boas exibições deste encontro

Autor: Carlos Seixas

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Colaboração:  José Almeida

    • Você é nosso visitante número
      16.686.567

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos