NOTÍCIAS

15/05/2015

1º Campeonato Sul-Americano de Clubes de Basquete Feminino conta com 12 atletas da FirstPick

.:: conteudo_1_19961.jpg ::.

Jogadoras participam da primeira competição internacional de clubes da América do Sul 

A FIBA Américas promove, a partir do dia 15 de maio, o 1º Campeonato Sul-Americano de Clubes de Basquete Feminino. A FirstPick Basketball Management, agência de gerenciamento esportivo com foco em basquete feminino, conta com 12 de suas atletas na competição.

O torneio terá a participação de 13 times, de oito países da América do Sul. Equador é o que mais têm representantes, com três equipes, seguido por Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela, cada um com duas, e Argentina, Bolívia e Colômbia, com somente um elenco por bandeira.

As duas equipes do Brasil no 1º Campeonato Sul-Americano de Clubes de Basquete Feminino são ADCF Unimed/Americana e Sport Club do Recife, campeão e vice-campeão da temporada 2013-2014 da Liga de Basquete Feminino, respectivamente.

Desses times, a First Pick é responsável pelo gerenciamento da carreira de 12 jogadoras, sendo sete de Americana e cinco do Sport. Da equipe paulista, Fabi Caetano, Izabella Sangalli, Joice Souza, Palmira Marçal, Patrícia Oliveira (Chuca), Ariadna Felipo e Barbara Bazilio estão ligadas à agência. No time pernambucano, Mariana Camargo, Luana Batista, Brandie Baker, Erica Wheeler e Izabela Moraes.

"Essa primeira fase do campeonato sul-americano pode apresentar surpresas, por isso as duas equipes do Brasil se reforçaram com jogadoras importantes para manter a hegemonia do país na América do Sul. A FirstPick tem muito orgulho de trabalhar com a base dos dois representantes brasileiros", afirmou o agente Fabio Jardine.

Para quase todas as jogadoras, essa é a primeira oportunidade de disputar um campeonato internacional com uma equipe brasileira. Ariadna Felipo, ala do Americana, conta que está empolgada para jogar em um nível além do nacional e mesmo diante da falta de registro sobre as equipes que enfrentará, tem confiança em seu time, além de metas bem estabelecidas.

"Nessa primeira fase de classificação, nosso objetivo é ficar em primeiro lugar no grupo para podermos ter uma situação mais confortável na próxima etapa. Não temos nenhuma informação tática sobre o nosso adversário, mas sabemos da qualidade da equipe de Americana. Mesmo tendo o desfalque de duas pivôs importantes podemos conseguir a classificação para hexagonal", avalia Ariadna. "Para mim é super empolgante representar meu clube numa competição internacional e, como sempre, darei o meu melhor para poder ajudar a equipe alcançar os objetivos pré-determinados", conclui a ala.

O 1º Campeonato Sul-Americano de Clubes de Basquete Feminino será dividido em duas fases. A primeira, do dia 15 de maio a 23 de junho, consiste em três grupos (A, B e C), dois com quatro e um com cinco times. As equipes se enfrentarão dentro das chaves e as duas primeiras colocações de cada passam para a etapa seguinte, o hexagonal final.

Esses seis times disputam entre si, de 5 a 7 de outubro, as quatro últimas vagas do campeonato. Os que tiverem os melhores rendimentos se classificam para as semifinais, que serão realizadas no dia 8 do mesmo mês. Logo em seguida, em 9 de outubro, os dois vencedores fazem a final.

As equipes brasileiras estreiam somente no dia 29 de maio, com Americana, do Grupo B, enfrentando o Leones de Quilpue, do Chile. No dia 30, o adversário das brasileiras será o Universidad San Simón, da Bolívia. O atual campeão da LBF termina sua participação na primeira fase em 31 de maio, conta o Uruguay UNEMI, do Equador.

Já o Sport, no Grupo C, inicia sua participação no Campeonato Sul-Americano no dia 19 de junho e tem mais compromissos do que seu compatriota na fase de grupos, pois está na chave com cinco equipes.

Seu primeiro jogo será contra o La Estancia de Popayán, da Colômbia. No dia 20 descansa e volta às quadras em 21 de junho, para enfrentar o Bucaneras, da Venezuela. Depois, enfrenta o Dep. Santa Maria, do Equador, e encerra a etapa inicial com outro adversário venezuelano, o Deportivo Anzoátegui.

Confira os Grupos completos do 1º Campeonato Sul-Americano de Clubes de Basquete Feminino:

Grupo A
U.T.E. (EQU)
Deportivo Berazategui (ARG)
New Crusaders (CHI)
Malvín (URU) 

Grupo B
ADCF Unimed/Americana (BRA) 
Leones de Quilpue (CHI)
Uruguay UNEMI (URU) 
Universidad San Simon (BOL)

Grupo C
La Estancia de Popayán (COL)
Sport Club do Recife (BRA)
Dep. Santa María (EQU)
Deportivo Anzoátegui (VEN)
Bucaneras (VEN)

 

Roberta Rodrigues

    • Você é nosso visitante número
      16.686.546

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos