NOTÍCIAS

09/05/2015

PORTUGAL EM NOTÍCIAS: OVARENSE VENCE BENFICA

.:: conteudo_1_19831.jpg ::.

A Ovarense Dolce Vita passou das palavras às ações e adiantou-se na eliminatória frente ao SL Benfica referente às meias-finais da LPB. O triunfo, após prolongamento, por 94-87, foi o culminar de uma exibição personalizada dos vareiros, em que dominaram durante quase todo o tempo regulamentar. A formação de Ovar soube lidar com a pressão dos momentos decisivos, bem como com o facto de se ver ultrapassada no comando do marcador. A série ganha agora ainda mais interesse, e muito embora o favoritismo continue a pertencer aos atuais campeões nacionais, a Ovarense já conseguiu anular a vantagem do fator casa.

Bem liderados por Jaime Silva (28 pontos ressaltos e 3 roubos de bola), 10 pontos no quarto, os vareiros começaram a série determinados a vencer um jogo em Lisboa. No final dos primeiros 10 minutos a equipa de Ovar vencia por seis pontos de diferença (21-15), muito por culpa dos cinco triplos apontados durante esse período.

As duas equipas não primavam pela eficácia no lançamento, no entanto, à que destacar a capacidade revelada pelos forasteiros para se manterem no comando do marcador até ao intervalo. A menos de dois minutos do descanso, a Ovarense vencia por dez pontos (36-26), mas o facto de não ter convertido qualquer ponto até ao termo do 1º tempo, falhou três triplos, foi bem aproveitado pelos benfiquistas que encurtaram a diferença para cinco pontos. Os encarnados revelavam enormes dificuldades em acertar de longa distância (1/11), valendo-lhes a exploração do seu jogo interior que proporcionava muitas idas para a linha de lance-livre (12/14). Um triplo de Jobey Thomas, o único dos primeiros 20 minutos, mesmo ao cair do pano, colocava o resultado em 36-31, favorável à Ovarense, no final da 1ª parte.

 

O descanso não fez com que a Ovarense perdesse o domínio do jogo, apesar de estar a jogar fora de casa, e diante do favorito Benfica, a Ovarense continuou a manter o seu adversário a uma vantagem confortável que rondou sempre a dezena de pontos. A exata diferença pontual que se registava a 1.37 minutos do final do quarto (46-36), mas quatro pontos sem resposta por parte dos benfiquistas, fixou a distância que separava os dois conjuntos no final do 3º período 51-45).

Ronald Slay (15 pontos e 6 assistências), que tinha terminado bem o período, começou com a mão quente o decisivo quarto ao converter um triplo no primeiro ataque com êxito do Benfica. O experiente Jaime Silva repunha a tranquilidade na equipa, com um contra-ataque, e José Barbosa (19 pontos, 5 assistências e 5 resssaltos), com um triplo, mais um, voltava a cavar uma curta mas confortável almofada pontual (56-49). Eis que surgem os triplos do Benfica, uma das suas temíveis armas ofensivas, e dois consecutivos igualam o encontro a 60 pontos, quando faltavam menos de 5 minutos para o final do jogo.

 

Foi assim até 2.33 minutos do fim, quando, da linha de lance-livre, Mário Fernandes (22 pontos e 6 assistências) colocava o Benfica na frente do resultado (66-65), e seria o mesmo jogador a aumentar a vantagem até novo pedido de desconto de tempo (68-65). Um triplo de Cristóvão Cordeiro (13 pontos e 5 assistências), quando faltavam 22 segundos, voltava a trazer emoção e incerteza ao jogo, já que fixava o resultado num empate a 72 pontos, isto depois de quatro pontos consecutivos de José Barbosa. E seriam os mesmos dois jogadores converterem os últimos pontos para as respetivas equipas, e seria um cesto do base vareiro a levar o jogo para o prolongamento (74-74).

Cinco pontos consecutivos de Cristóvão Cordeiro (3+2) colocavam a Ovarense melhor posicionada no arranque do tempo extra (79-74), e com um triplo de Jaime Silva (82-74) começava a desenhar-se uma vitória da Ovarense. Um resultado que viria a confirmar-se apesar dos triplos convertidos pelos homens da casa nos instantes finais do encontro (94-87).

Autor: Carlos Seixas

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Colaboração:  José Almeida

 

    • Você é nosso visitante número
      16.682.849

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos