NOTÍCIAS

09/05/2015

PORTUGAL EM NOTÍCIAS: EMOÇÃO EM GUIMARÃES

.:: conteudo_1_19830.jpg ::.

Barcelos vence nos últimos segundos

Depois de terem sido obrigados a disputar uma negra, Vitória SC e Barcelos HotelTerçoGiv mostraram este sábado que não vai ser fácil para qualquer uma delas chegar à grande final. No jogo inaugural acabou por ser mais forte o conjunto de Barcelos (87-84), mas apesar de terem sido os barcelenses a estarem por cima durante mais tempo do jogo, a verdade é que o triunfo apenas foi decidido nos segundos finais do encontro. Muita incerteza, muitas alternâncias no comando, muita emoção, fatores que fazem crer que esta eliminatória ainda irá proporcionar muitos e bons espetáculos.

Os primeiros 20 minutos tiveram sinal mais da equipa de Barcelos, que mesmo a jogar fora de casa soube sempre lidar bem com a pressão do jogo. Depois de um 1º período em que esteve bem nos aspetos ofensivos (28-21), o Barcelos geriu bem a vantagem construída, e foi para o descanso a comandar a marcha do marcador (44-39).

Mas bastaram menos de 3 minutos para que os vimaranenses cortassem a desvantagem trazida do 1º tempo, empatando a partida a 48 pontos. Novo triplo, desta de José Silva, dava a liderança à equipa da casa, numa fase do jogo em que o tiro de longa distância dos visitados fazia a diferença.

Nada que provocasse o pânico na formação barcelense, que continuava a demonstrar uma proveitosa alternância nas sua soluções ofensivas. Dukovic dominava no jogo interior, e um lançamento de longa distância de Filip Djuran provocava nova cambalhota na liderança (53-51).

 

Seguiram-se várias alternâncias no comando do marcador, novo empate a 56 pontos, e quatro pontos sem resposta davam uma curta vantagem à equipa liderada por Fernando Sá (60-56). Recompôs-se a equipa visitante na parte final do período, e apesar de um algum descontrolo emocional, o Barcelos foi para o derradeiro período a perder por dois pontos de diferença (63-65).

 

A história do jogo não se alterou nos últimos 10 minutos, já que nenhum dos conjuntos conseguiu fugir no marcador, pelo que se percebia que o triunfo poderia cair para qualquer um dos lados. A menos de um minuto do final a equipa do Vitória liderava (82-80), um triplo de André Silva (83-82), fazia mudar o líder, situação rapidamente revertida após um cesto de Marcel Jr (84-83).

 

Os pontos sucediam-se nas duas tabelas e Nuno Oliveira não tremia da linha de lance-livre (85-84), ficando a restar 19 segundos para os vimaranenses darem a volta ao resultado. Doug Wiggins falhava, Loncovic mostrava-se igualmente seguro da linha de lance-livre (87-84), e José Silva ainda teve uma última oportunidade para levar o jogo para prolongamento após um desconto de tempo pedido por Fernando Sá a 2 segundos do final.

 

Marko Loncovic (17 pontos, 10 ressaltos e 4 assistências) exibiu-se a muito bom nível, MVP do jogo com 28.5 de valorização, embora tenha sido Nuno Oliveira o melhor marcador dos barcelenses com 23 pontos, a que juntou 4 ressaltos e 3 assistências. Dukovic (18 pontos e 7 ressaltos) foi igualmente peça importante neste triunfo do Barcelos.

 

O base Doug Wiggins foi o melhor marcador jogo com 25 pontos, seguido depois por João Balseiro, autor de 18 pontos, sinal que o jogo exterior do Vitória esteve a um nível positivo. O jogador interior em maior destaque, acabou por ser novamente Pavlovic (13 pontos e 7 ressaltos).

Autor: Carlos Seixas

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Colaboração:  José Almeida

    • Você é nosso visitante número
      16.682.825

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos