NOTÍCIAS

09/04/2015

NBB - Brasília bate Pinheiros e abre série com vitória fora de casa

.:: conteudo_1_19393.jpg ::.

Em duelo equilibrado, time candango mostra mais tranquilidade e quebra mando de quadra logo na abertura do confronto; Paulistano vira no fim e empata série

O UniCEUB/BRB/Brasília abriu a série de oitavas de final contra o Pinheiros/SKY com uma vitória fora de casa. Nesta quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, as duas equipes fizeram um jogo equilibrado do início ao fim, mas o time candango se mostrou mais tranquilo nos momentos decisivos e superou a equipe paulista, pelo placar de 95 a 91.

Para sair vencedor e "roubar" o mando de quadra logo na abertura do confronto, o esquadrão da capital federal teve cinco jogadores com dígitos duplos na pontuação. O cestinha foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, com 23 pontos, seguido pelo jovem pivô Ronald, que marcou 15 pontos e ainda completou seu duplo-duplo com 11 rebotes. O norte-americano LaMonte, com 15 pontos, e o ala Arthur e o pivô Cipolini, autores de 14 e 11 pontos, respectivamente, completam a lista dos cestinhas candangos.

"Começar ganhando uma série de playoff é excelente, ainda mais fora de casa. Agora teremos o fator casa a nosso favor na série e espero que Brasília possa manter a escrita contra o Pinheiros nos playoffs do NBB. Foi só o primeiro passo e temos que estar mais focados ainda no próximo jogo. O Pinheiros é um time muito imprevisível e temos que manter o foco", disse o candango Fúlvio.

"Fomos muito bem nos rebotes. O Pinheiros tem muita força nos rebotes, principalmente com o Marcus e o Felipe, mas nós conseguimos dominar os rebotes. No segundo tempo, o Ronald, o Gui e o Cipolini foram muito bem e isso foi fundamental para a nossa vitória", completou o armador que deixou a quadra com oito pontos

Do lado pinheirense, o destaque ficou por conta de Joe Smith. Com grande aproveitamento nas bolas de três pontos (seis acertos em oito tentativas), o ala/armador norte-americano anotou 27 pontos - sua melhor marca na temporada - e foi o cestinha do jogo, além de distribuir sete assistências. Vindo do banco de reservas, o armador Jefferson Campos marcou 18 pontos e foi outro bom nome da equipe paulista na partida.

"A gente sabia que seria um jogo muito duro. No segundo tempo eles jogaram em um ritmo superior ao nosso e ficaram no controle do placar. Brasília é um time perigoso e não podemos deixar eles controlarem o jogo assim. Tivemos que correr atrás o tempo todo e no final não fomos bem", disse o ala/pivô pinheirense Marcus Toledo, que somou 12 pontos e quatro rebotes.

O segundo jogo da série acontecerá novamente na cidade de São Paulo. Com transmissão ao vivo via WEB (www.lnb.com.br/tempo-real), as equipes voltarão a se enfrentar no próximo sábado, às 20h30 (de Brasília), Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. Depois, as duas partidas seguintes do confronto ocorrerão na capital federal, nos dias 14/04 (terça-feira) e 16/04 (quinta-feira).

Paulistano vira no fim e empata série

Tudo parecia caminhar para mais uma vitória do São José/Unimed na série oitavas de final da temporada 2014/2015 do NBB, mas não foi o que aconteceu. Com incrível reação nos dois minutos finais da partida, o Paulistano/Unimed tirou uma desvantagem que chegou a ser de oito pontos na etapa final, levou a melhor no Jogo 2, pelo placar de 72 a 67, e empatou a briga pela vaga nas quartas de final em 1 a 1.

Agora com placar igual, a série entre o sexto e o 11º colocado da primeira fase ruma para o Vale do Paraíba, onde as equipes farão os Jogos 2 e 3. O próximo duelo será na segunda-feira (13/04), no Ginásio Lineu de Moura, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via web, através do linkwww.lnb.com.br/wp-admin. A quarta partida está marcada para quarta-feira (15/04), também no "caldeirão" joseense, às 20 horas.

Para sair de quadra vencedor e com o empate da série, o Paulistano contou com grande desempenho do armador norte-americano Kenny Dawkins, responsável por 21 pontos, sendo sete deles no último quarto, além de nove rebotes e quatro assistências. Outros que se sobressaíram foram o ala também estadunidense Desmond Holloway, que anotou 15 pontos e apanhou cinco rebotes, e o ala/pivô César, autor de dez tentos.


Mas quem merece destaque, e muito, é o ala/pivô Renato Carbonari, que depois de três quartos apagados, brilhou nos dez minutos finais e foi responsável por seis pontos consecutivos na virada do clube alvirrubro, deixando a quadra com dez pontos. Pelo lado do São José, os maiores pontuadores foram o pivô Caio Torres, que marcou 21 pontos e ainda pegou cinco rebotes, e o ala norte-americano Andre Laws, com 11 pontos.

"A gente treina por esse momento e deu tudo certo. Ainda não tem nada ganho, temos que pensar jogo a jogo. Ganhamos esse jogo, mas agora acabou, já precisamos pensar no próximo. A tranquilidade foi o principal fator da nossa virada. Saber que ainda tinha muito tempo, menos de três minutos, isso é uma eternidade, dá pra fazer muita coisa. Marcamos mais forte no fim e conseguimos essa importante vitória", disse o herói Renato.

Minas e Macaé abrem série nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, a única série ainda não iniciada será aberta. Em Belo Horizonte, às 19h30, Minas Tênis Clube e Macaé Basquete se enfrentarão na primeira partida do confronto entre o quinto e o 12º colocados da fase de classificação do NBB 7.

O clube de Belo Horizonte teve sua melhor campanha desde o NBB 2 e está de volta aos playoffs - na última temporada, a equipe não se classificou. Por sua vez, o time do Estado do Rio de Janeiro faz sua estreia na fase de mata-mata.

Também nesta sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), ao vivo no SporTV, Franca Basquete e Palmeiras/Meltex farão o segundo jogo do confronto, novamente no Ginásio Pedrocão. Os francanos venceram a primeira partida, por 79 a 74, em grande noite do experiente armador Helinho, autor de 24 pontos (6/7 nos três pontos).


Confira o calendário completo dos confrontos das oitavas de final do NBB 7:

Minas Tênis Clube (5º) x Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 - 10/04 (sexta-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte
Jogo 2 - 12/04 (domingo), às 17h, na Arena Minas, em Belo Horizonte - ao vivo no SporTV
Jogo 3 - 15/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé - ao vivo na WEB
Jogo 4* - 17/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* - 20/04 (segunda-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte

Paulistano/Unimed (6º) 1 x 1 São José/Unimed (11º)
Jogo 1 - Paulistano 75 x 76 São José
Jogo 2 - Paulistano 72 x 67 São José
Jogo 3 - 13/04 (segunda-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos - ao vivo na WEB
Jogo 4 - 15/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 5* - 18/04 (sábado), às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo

Pinheiros/SKY (7º) 0 x 1 UniCEUB/BRB/Brasília (10º)
Jogo 1 - Pinheiros 91 x 95 Brasília
Jogo 2 - 11/04 (sábado), às 20h30, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo - ao vivo na WEB
Jogo 3 - 14/04 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio da Asceb, em Brasília - ao vivo no SporTV
Jogo 4* - 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio da Asceb, em Brasília 
Jogo 5* - 19/04 (domingo), às 16h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

Franca Basquete (8º) 1 x 0 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 - Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 - 10/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca - ao vivo no SporTV
Jogo 3 - 14/04 (terça-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo 
Jogo 4* - 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo 
Jogo 5* - 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca

*Se necessário

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.706.322

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos