OLIMPÍADAS CHEGANDO E MAIS UMA EQUIPE DE BASQUETE FEMININO FECHANDO: AMERICANA

AMERICANA ACABA COM SUAS CATEGORIAS DE BASE DO BASQUETE FEMININO
OLIMPÍADAS CHEGANDO E MAIS UMA EQUIPE DE BASQUETE FEMININO FECHANDO
É mais uma triste notícia para nosso basquete, mais uma equipe que fecha suas portas! E mais lamentável ainda é saber que esta equipe é da cidade mais tradicional em suas equipes de base, Americana.
Esta cidade sempre foi um modelo de como se trabalha com equipes de base; organização, excelentes profissionais no comando e foi se transformando o sonho de toda menina que gosta desse esporte, deixasse sua família, sua escola, seus amigos, para ir fazer o teste e ter como grande prêmio, passar e jogar basquete nesta cidade. Meninas de todas as regiões do país procuravam esta cidade paulista para que um dia, terem os sonhos realizados: jogar basquete.
Os pais distantes ficavam tranquilos, pois sabiam que suas filhas que além de aprender jogar, eram educadas para a vida; elas tinham todos seus direitos e deveres também, mesmo fora da quadra elas tinham um dever de cidadania e ordem.
E assim se passaram muitos anos a cidade foi se destacando em suas categorias menores e como consequência, uma grande e vitoriosa equipe adulta.
Mas chegamos ao ano de 2015 e não sei os motivos que levaram os dirigentes da cidade, terminar com um grande patrimônio da cidade; seu basquete de base!
Faltou dinheiro?
- Creio que sim.
Porém, se o problema principal foi esse, o que mais faltou foi um trabalho junto a toda comunidade e de todos os setores. Com isso a cidade perde na Educação, pois basquete, assim como demais esportes, é o principal meio de educar uma criança.
Faltou apoio do governo?
- Sim
Investir na educação é um tema cantado em verso e prosa, toda vez que um postulante a um cargo de direção ou mesmo de representação do nosso povo, mas quando chega o momento de trabalhar no que foi proposto, o Esporte é esquecido e muito menos, lembrado de que ele começa na base.
Falta uma política de apoio ao esporte?
- Sim
Uma política de apoio total ao esporte e não só ao futebol ao automobilismo e demais esportes, onde o dinheiro corre como as águas de um rio.
Ás vésperas de uma inédita Olimpíada no país, ao invés de aumento de times e de atletas, vemos portas se fechando para o basquete feminino.
Não quero condenar a cidade de Americana, pois ela muito fez pela modalidade ao passo que, em muitas cidades com condições, jamais fez algo pelo nosso basquete e esperamos que nossas autoridades ajudem o basquete e por que não ajudar Americana que muito fez pela modalidade.
Quem sabe ainda vão aparecer os Salvadores da Pátria e o Brasil está precisando e muito.
Quem sabe que nosso ministro do Esporte, senhor Geoge Hilton, que diz textualmente: “não entendo muito de esportes...”,possa vir fazer algo de bom para nossa modalidade que é campeã do mundo e medalhista olímpica.
MARIANE CARVALHO
Falei agora a pouco com a atleta Mariane Carvalho,que está indo para Osasco, esta brilhante menina que iniciou sua carreira na sua cidade natal de Araraquara, onde sempre teve excelente trabalho nas bases, chegou para Americana e foi para a seleção brasileira, e um futuro promissor.
“Fomos avisadas que o time iria acabar e ajudaram a gente na escolha de outro time
A Adriana é uma ótima pessoa e fico triste que um projeto de tanta grandeza acabe assim, vai ser muito ruim ficar esse ano longe do pessoal de lá, principalmente a Adriana e o Virgil”