BRASIL ESTREIA DIANTE DE PORTO RICO E ESTADOS UNIDOS NO PAN-AMERICANO 2015

Toronto, Canadá - As Seleções Brasileiras feminina e masculina conheceram, nesta quinta-feira (dia 5), seus adversários nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. A disputa feminina acontecerá antes da masculina. Sob o comando de Luiz Augusto Zanon, no Grupo "A", a seleção feminina estreia contra os Estados Unidos no dia 16 de julho. Na sequência, enfrentam Porto Rico (17) e República Dominicana (18). O Grupo "B" é composto por Canadá, Cuba, Argentina e Venezuela. As Semifinais serão dia 19 e as disputas por medalhas no dia 20. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à semifinal.
Já a seleção masculina, comandada por Rubén Magnano, também no Grupo "A", faz sua estreia no dia 21 de julho contra Porto Rico. Nos dois dias seguintes, os brasileiros enfrentam a Venezuela (22) e Estados Unidos (23). No Grupo "B" estão Canadá, México, Argentina e República Dominicana. As semifinais acontecem no dia 24, enquanto a final e a disputa pelo bronze no dia 25 de julho.
Na última edição em 2011, as seleções de Porto Rico saíram vitoriosas na decisão sobre o México nas finais masculina e feminina dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
O basquete é o esporte coletivo com o maior número de medalhas de ouro (8) na história do Pan-Americano e no total (24). A seleção adulta feminina esteve presente em catorze edições da competição feminina e soma onze medalhas conquistadas nas dezesseis edições do torneio feminino dos Jogos Pan-Americanos. A equipe feminina venceu em Winnipeg, no Canadá (1967); em Cáli, na Colômbia (1971); e em Havana, Cuba (1991). As meninas foram quatro vezes medalha de prata e quatro de bronze. No Pan do Rio (2007), O Brasil ficou com a medalha de Prata.
Nas dezesseis edições do torneio masculino, o Brasil subiu treze vezes ao pódio e, por cinco vezes, os rapazes asseguraram a medalha de ouro: Cáli, na Colômbia (1971); Indianápolis, nos Estados Unidos (1987); Winnipeg, no Canadá (1999); Santo Domingo, na República Dominicana (2003) e Rio de Janeiro, no Brasil (2007). Foram mais duas medalhas de prata e seis de bronze.
REGULAMENTO
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.
Jogos Pan-Americanos Feminino
Grupo A: Estados Unidos, Brasil, Porto Rico e República Dominicana
Grupo B: Canadá, Cuba, Argentina e Venezuela
- 1ª Rodada
- Quinta-feira (dia 16 de julho)
Cuba x Argentina, Porto Rico x República Dominicana, Canadá x Venezuela e Estados Unidos x Brasil.
- 2ª Rodada
- Sexta-feira (dia 17 de julho)
Venezuela x Cuba, Porto Rico x Brasil, Argentina x Canadá e República Dominicana x Estados Unidos.
- 3ª Rodada
- Sábado (dia 18 de julho)
Argentina x Venezuela, Brasil x República Dominicana, Canadá x Cuba e Estados Unidos x Porto Rico
Jogos Pan-Americanos Masculino
Grupo A: Estados Unidos, Brasil, Porto Rico e Venezuela
Grupo B: Canadá, México, Argentina e República Dominicana
- 1ª Rodada
- Terça-feira (dia 21 de julho)
Brasil x Porto Rico, México x Argentina, Canadá x República Dominicana e Estados Unidos x Venezuela
- 2ª Rodada
- Quarta-feira (dia 22 de julho)
República Dominicana x México, Venezuela x Brasil, Argentina x Canadá e Porto Rico x Estados Unidos
- 3ª Rodada
- Quinta-feira (dia 23 de julho)
República Dominicana x Argentina, Porto Rico x Venezuela, Canadá x México e Estados x Brasil
Fonte: CBB