NOTÍCIAS

12/01/2015

NBB - Em jogo adiado, Flamengo e Bauru duelam nesta terça-feira

.:: conteudo_1_18009.jpg ::.

Duelo entre cariocas e paulistas colocará frente a frente dois dos elencos mais poderosos do basquete brasileiro na atualidade

Nesta semana, o NBB 7 terá jogos remarcados e antecipados. Por conta das participações de equipes brasileiras na Liga Sul-Americana 2014 e também na Liga das Américas 2015, que terá início nesta sexta-feira, algumas partidas do campeonato nacional tiveram suas datas originais alteradas e serão disputadas entre os dias 12 e 17/01 (confira calendário abaixo).

Um destes confrontos será um verdadeiro duelo de titãs. Donos de elencos poderosos, Flamengo e Paschoalotto/Bauru se enfrentarão às 21 horas (de Brasília), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do canal SporTV 2. O jogo é originalmente válido pela quarta rodada da temporada 2014/2015 do NBB e foi adiado por conta dos compromissos dos paulistas na Liga Sul-Americana.

O confronto colocará frente a frente os cariocas, atuais campeões da Liga das Américas e da Copa Intercontinenal, e o time bauruense, dono do título da última edição da Liga Sul-Americana. A partida terá a participação de sete atletas que disputaram a última Copa do Mundo - Marcelinho Machado, Marquinhos e os argentinos Laprovittola e Herrmann pelo clube rubro-negro, e o trio Larry, Alex e Hettsheimeir do lado da agremiação paulista.

"É um jogo recheado de atrativos e que engrandece ainda mais o momento que o basquete brasileiro atravessa. São duas equipes com destaque internacional se enfrentando dentro da competição local e isso é muito positivo. É uma satisfação muito grande poder fazer parte deste momento.Flamengo e Bauru já era considerado um clássico antes mesmo do início da temporada e as partidas sempre tiveram ingredientes especiais. Só que nesta temporada, com o investimento que Bauru fez, esse clássico podemos dizer que se tornou um mega-clássico", disse o técnico flamenguista José Neto.

"Temos o campeão mundial com grande parte da comissão técnica da Seleção Brasileira e o nosso time que se reforçou muito para buscar títulos. Com certeza será um jogo muito disputado e de alto nível", concordou o treinador bauruense Guerrinha.

Duelo entre dois dos elencos mais poderosos do basquete nacional, a partida desta terça-feira também será de extrema importância na briga por posições na tabela de classificação. Até o momento, Bauru ocupa a vice-liderança do NBB 7, com 11 vitórias em 13 partidas realizadas (84,6% de aproveitamento). O Flamengo vem logo atrás, na terceira colocação, com nove resultados positivos também em 13 jogos disputados (69,2% de aproveitamento).

"São duas equipes que querem a mesma coisa no campeonato. É um jogo que pode fazer a diferença na briga por posições lá na frente e sabemos disso. Então estamos nos preparando o melhor possível para lidar com isso e vamos entrar em quadra muito concentrados", disse Neto.

Apesar da proximidade, as duas equipes atravessam momentos diferentes dentro da competição. Depois de fazer uma sequência vitoriosa de cinco partidas, os atuais campeões sofreram duas derrotas em suas últimas três partidas, frente a Macaé Basquete e o líder Winner/Limeira. Por sua vez, os comandados do técnico Guerrinha não sabem o que é perder há oito jogos. O último revés dos bauruenses foi no dia 03 de dezembro, também diante do Limeira.

"Estamos em um bom momento, uma crescente no NBB e temos que aproveitar a boa fase para tentar surpreender o adversário. O Flamengo conquistou títulos muito importantes então é a equipe a ser batida. Temos que entrar concentrados e buscar a vitória o tempo todo", destacou o ala bauruense Alex Garcia.

Para a partida, que marcará o encontro entre os dois melhores ataques do campeonato - Flamengo (89,0 pontos por jogo) e Bauru (88,7 pontos por jogo), respectivamente -, os dois treinadores terão todos os seus jogadores à disposição.

"Bauru vem em um momento melhor e isso é claro. Mas a gente sabe do nosso poder, principalmente na defesa. Nos últimos anos sempre tivemos as melhores defesas dos campeonatos que vencemos e neste NBB não estamos conseguindo fazer isso. Amanhã teremos um grande teste frente ao poderoso ataque do Bauru e vamos tentar defender bem para ter o controle do jogo", explicou Neto, ao lembrar que o Flamengo tem a quinta pior defesa do NBB 7 (83,0 pontos por jogo).

Confira todos os jogos do NBB 7 nesta semana*:

- 12/01 (segunda-feira)
20h - Basquete Cearense x Unitri/Pilhas Energizer

- 13/01 (terça-feira)
20h - Winner/Limeira x Paulistano/Unimed
21h - Flamengo x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV 2)

- 14/01 (quarta-feira)
20h - Basquete Cearense x Mogi das Cruzes/Helbor

- 15/01 (quinta-feira)
19h30 - Macaé Basquete x Paschoalotto/Bauru
21h - Flamengo x Paulistano/Unimed

- 16/01 (sexta-feira)
19h30 - UniCEUB/BRB/Brasília x Mogi das Cruzes/Helbor

- 17/01 (sábado)
19h - Flamengo x Liga Sorocabana (ao vivo no SporTV)

+ Clique aqui e confira a tabela de jogos completa do NBB 7

*Todos os duelos foram adiados ou antecipados por conta das participações dos times brasileiros em torneios internacionais

Confira as curiosidades e informações do duelo entre Flamengo e Bauru:

Larga vantagem
Flamengo e Bauru já se enfrentaram 20 vezes na história do NBB, com 16 vitórias dos cariocas e apenas quatro para os paulistas, incluindo dois playoffs quartas de final, um no NBB 3 e um na temporada passada, ambos vencidos pelos rubro-negros por 3 a 1.

O continente é deles
O confronto colocará frente a frente os atuais campeões da Liga das Américas (Flamengo) e o campeão da Liga Sul-Americana (Bauru). Quem leva a melhor?

Copa do Mundo em peso
O duelo ainda reunirá sete jogadores que estiveram na Espanha disputando a Copa do Mundo de Basquete 2014. Pelo Flamengo os representantes são Marcelinho Machado e Marquinhos, da Seleção Brasileira, e Walter Herrmann e Nico Laprovittola, da Argentina. Já o Bauru tem Alex Garcia, Larry Taylor e Rafael Hettshemeir, todos do Brasil, sexto colocado no Mundial.

Sul-Americano também
Outros sete atletas que disputaram o Campeonato Sul-Americano na Venezuela também estarão na HSBC Arena nesta terça-feira: Benite (Flamengo), Olivinha (Flamengo), Cristiano Felício (Flamengo), Gegê (Flamengo), o técnico José Neto (Flamengo), Jefferson William (Bauru), além de Laprovittola (Flamengo), da seleção argentina.

Já esteve lá
Por falar em Jefferson, o camisa 1 do Bauru defendeu as cores do Flamengo nas três primeiras temporadas do NBB, com direito a título da primeira edição.

Briga de cachorro grande
Dois dos maiores jogadores da história do NBB, Marcelinho Machado e Alex Garcia estarão frente a frente pela 20ª na história do NBB, a primeira fora do clássico dos campeões entre Flamengo e Brasília.

Mais Marcelinho
Das 19 vezes em que se enfrentaram no NBB, Marcelinho Machado venceu dez e Alex venceu nove. Quando estão frente a frente, o capitão rubro-negro tem média de 23,2 pontos por jogo e o ‘Brabo’ anota 17,2 pontos por partida.

Donos das Américas
Marcelinho e Alex são os atuais detentores dos prêmios de MVP da Liga das Américas e MVP da Liga das Américas, respectivamente.

A bola é deles
Os dois atletas, por suas vezes, são dois dos maiores cestinhas da história do NBB. Marcelinho é o líder absoluto, com 4416 pontos, enquanto Alex é o terceiro do ranking, com 3745. Quem separa os dois titãs do NBB é o norte-americano Shamell, do Mogi das Cruzes, que tem 4225 tentos na conta.

Só cestinha
E por falar em pontos, o confronto entre Flamengo e Bauru reunirá sete dos 11 maiores cestinhas da história do NBB:

1º - Marcelinho Machado (Flamengo) - 4416 pontos
3º - Alex Garcia (Bauru) - 3745 pontos
4º - Murilo Becker (Bauru) - 3652 pontos
5º - Olivinha (Flamengo) - 3612 pontos
6º - Marquinhos (Flamengo) - 3608 pontos
8º - Larry Taylor (Bauru) - 3371 pontos
11º - Jefferson (Bauru) - 2905 pontos

Reboteiros também
O confronto agrupará também cinco dos dez maiores reboteiros da história do NBB:

1º - Olivinha (Flamengo) - 1964 rebotes
2º - Murilo Becker (Bauru) - 1675 rebotes
4º - Jefferson (Bauru) - 1481 rebotes
9º - Larry Taylor (Bauru) - 1183 rebotes
10º - Alex Garcia (Bauru) - 1161 rebotes

Só lideres históricos
Todos os fundamentos históricos do NBB são liderados por atletas de Flamengo ou Bauru, com exceção de assistências, que tem Nezinho, do Limeira, como líder, com 1185. Confira a lista:

Pontos: Marcelinho (Flamengo) - 4416
Rebotes: Olivinha (Flamengo) - 1964
Assistências: Larry Taylor (Bauru) - 2º - 1135
Bolas de 2 pontos: Murilo (Bauru) - 1181 convertidas
Bolas de 3 pontos: Marcelinho (Flamengo) - 718 convertidas
Lances livres: Marcelinho (Flamengo) - 966 convertidos
Roubos de bola: Larry Taylor (Bauru) - 403
Tocos: Murilo (Bauru) - 196
Duplos-duplos: Olivinha (Flamengo) - 86 e Murilo (Bauru) - 68
Triplos-duplos: Larry Taylor (Bauru) - 4

E como se conhecem
Figuras carimbadas entre os primeiros dos rankings de cestinhas e reboteiros do NBB, Alex Garcia e Olivinha já se enfrentaram 22 vezes na competição nacional, segundo duelo que mais aconteceu na história do campeonato, atrás apenas do confronto entre o mesmo Alex e o ala Duda Machado, que defendeu o Flamengo por cinco temporadas e hoje atua pelo Rio Claro.

Ícones
Figuras importantíssimas de Flamengo e Bauru, Marcelinho e Larry são dois dos poucos jogadores que permanecem na mesma equipe desde a primeira edição do NBB. Os dois já se enfrentaram 18 vezes, com 14 vitórias do rubro-negro, que soma em média de 21,05 pontos contra o Bauru, enquanto o Alienígena faz 10,85 pontos em média contra os cariocas.

Foi histórico
Líder histórico de triplos-duplos no NBB, o bauruense Larry Taylor registrou o primeiro de seus quatro triplos-duplos na competição nacional em uma partida contra o Flamengo. Foi no NBB 3, no dia 05 de dezembro de 2010, quando o Alienígena anotou 23 pontos, 12 rebotes e dez assistências na derrota do Bauru para o rubro-negro carioca, por 81 a 80, em pleno interior paulista.

De volta à Arena
Palco do tão esperado confronto contra o Bauru, a HSBC Arena recebeu as duas partidas do histórico título da Copa Intercontinental do Flamengo sobre o Maccabi Tel-Aviv (ISR), última vez em que os comandados de José Neto atuaram no ginásio.

Altamente favorável
O Flamengo venceu 32 das 35 partidas que fez jogando na HSBC Arena, aproveitamento de 91,4%. Lá, o clube da Gávea conquistou, além do Mundial de Clubes, os títulos de campeão dos NBB’s 1, 5 e 6.

Arsenais poderosos
Flamengo e Bauru são donos dos dois melhores ataques da atual temporada do NBB: os rubro-negros lideram com 89,0 tentos por jogo, enquanto os bauruenses anotam 88,7 e possuem a segunda maior média.

Previsão de chuva?
Boa parte dos pontos das duas equipes vem através das bolas de 3 pontos, característica marcante nos respectivos elencos. O Bauru lidera no fundamento, com média de 11,38 arremessos valendo 3 pontos por duelo, já o Flamengo é o terceiro, com 9,69 tiros de longa distância por confronto no NBB 7. Teremos uma chuva de bolas de 3 pontos?

Centenários
Tendo em vista que se trata dos dois melhores ataques do NBB, existe grande chance do confronto entre Flamengo e Bauru atingir um placar centenário, algo que já aconteceu três vezes na história do confronto entre as equipes:

NBB 1 - Flamengo 103 x 97 Bauru
NBB 2 - Bauru 108 x 105 Flamengo
NBB 5 - Bauru 97 x 102 Flamengo

Líder
Jefferson William, do Bauru, é o líder em bolas de 3 pontos da atual temporada do NBB, com média de 3,08 triplos por partida.

Estrelas afiadas
A partida colocará frente a frente os dois finalistas do Desafio de 3 pontos do último Jogo das Estrelas do NBB, realizado em Fortaleza (CE): Marcelinho Machado (campeão) e Jefferson William, na época jogador do São José (vice).

Pura eficiência
Bauru e Flamengo são as equipes mais eficientes da sétima edição do NBB. Os bauruenses lideram, com 106,62 de valorização, seguido de perto pelos rubro-negros, com 104,69 por confronto.

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.657.266

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos