NOTÍCIAS

30/11/2014

‘Caçula’ América e São José jogam em Recife neste domingo na sequencia da primeira rodada da LBF – 2014/15

.:: conteudo_1_17274.jpg ::.

O ‘caçula’ Uninassau/América estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 recebendo a visita do São José/Colinas Shopping, neste domingo (30 de setembro), às 11h00 (de Brasília), no ginásio Wilson Campos (SESC Santo Amaro), em Recife (PE). A expectativa é da presença de um grande público para acompanhar o primeiro jogo da equipe pernambucana na competição nacional.

 

Comandado pelo técnico Roberto Dornelas, o time pernambucano conta com um elenco forte e, mesmo disputando a competição pela primeira vez, entra como um dos favoritos. Os destaques da equipe são: Adrianinha Moisés (armadora – ex-Sport), Tainá Paixão (armadora – ex-Sport), Tatiane Pacheco (lateral – ex-Sport), Iza Andrade (lateral – ex-Sport), a norte-americana Tiffany Hayes (lateral – ex-Atlanta Dream/EUA), a norte-americana Tamera Young (lateral – ex-Chicago Sky/EUA), Erika de Souza (pivô – ex-Atlanta Dream/EUA), Nádia Colhado (pivô – ex-Atlanta Dream/NBA), Ingrid (pivô – ex-Sport) e a norte-americana Sandora Irvin (pivô – ex-Sport).

 

“Trabalhamos bastante visando esta estreia, mas nenhuma equipe vai iniciar a competição no seu potencial máximo e, creio que o nosso esteja com 70% de sua capacidade. Temos o objetivo inicial de estar entre os três primeiros nesta fase de abertura do campeonato, para depois lutar para chegar ao título”, explica Dornelas, que sabe que será uma estreia difícil.

 

“Uma estreia é sempre cercada de muita expectativa e gera um pouco de nervosismo, mas esperamos iniciar bem, mesmo sabendo que vamos encarar uma equipe de qualidade, que foi renovada, mas se manteve forte, contando com jogadoras de Seleção Brasileira”, completa o técnico do América.

 

Já o São José/Colinas Shopping terá uma equipe renovada. O técnico Carlos Lima contará com a base que esteve na última temporada, com alguns reforços que chegaram. As caras novas do grupo são estas: a uruguaia Vico Souto (armadora – ex-Guarulhos), Débora Costa (armadora – ex-Americana), Patty Teixeira (lateral – ex-Ourinhos Basquete) e Joice Coelho (ala – ex-Ourinhos Basquete). Outros destaques são: Isabela Ramona, Karina Jacob, Karen Rocha e a cubana Plutin Tizon.

 

“Nosso grupo é muito unido, alegre. A nossa meta é fazer um bom campeonato, mas sabemos que todos querem ganhar o título e conosco não é diferente. As equipes se prepararam bem e virão fortes, por isso, acredito que será um campeonato bastante equilibrado”, comenta a jovem Carol Ribeiro, uma das revelações da base do time joseense.

 

ABERTURA

A atual campeã ADCF Unimed/Americana abriu sua participação na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 com uma vitória tranquila sobre a APAB/Barretos, por 97 a 50 (46 a 30 no primeiro tempo), em duelo realizado na manhã deste sábado (29 de novembro), no ginásio Municipal Centro Cívico, na cidade de Americana (SP).

 

O primeiro quarto foi totalmente dominado pelo time da casa, que soube explorar bem o elenco jovem do adversário, que errou bastante (oito), permitindo a abertura de vantagem (26 a 08). No período seguinte, foi a vez do representante de Americana cometer alguns erros, que também foram bem aproveitados pela de Barretos, que esteve melhor e venceu o quarto por dois pontos (20 a 22).

 

Na volta do intervalo, a ADCF Unimed/Americana imprimiu um ritmo forte, semelhante ao primeiro quarto, e fez a vantagem crescer mais um pouco. O time de Barretos realizou algumas boas jogadas, mas seguiu cometendo erros em excesso, muitos deles em virtude do nervosismo de suas jovens atletas (20 a 08).

 

No quarto final, a equipe de Americana manteve o ritmo e chegou ao resultado positivo no seu início de caminhada em busca de mais um título da LBF (29 a 12).

 

Os principais nomes da partida foram Karla Costa (19 pontos), Damiris do Amaral (19 pontos, 09 rebotes e 03 assistências) e a cubana Ariadna Felipe (17 pontos, 09 rebotes e 04 assistências), para o time da casa; a norte-americana Chloe (15 pontos e 02 rebotes) e Barbara (13 pontos, 07 rebotes e 01 assistência), em favor do visitante.

 

“Fizemos um bom jogo, apesar dos erros que ainda aconteceram, o que é até normal em uma estreia. Iniciar a competição vencendo é sempre bom e temos que seguir trabalhando para buscar crescimento nas próximas rodadas”, analisa a ala Karla Costa, do time de Americana.

 

“Nós fizemos um jogo com dois momentos distintos, o começo, quando sentimos o peso da estreia, com as jogadoras sentindo o nervosismo de estrear numa competição nacional, e outro em que jogamos de forma mais equilibrada. Mas, a expectativa é que a equipe cresça ao longo da temporada, pois o nosso trabalho é novo”, finaliza o técnico Alexandre Escame, do representante de Barretos.

 

Foto: Zaramelo Junior/Divulgação

Legenda: Jogando em casa, a ADCF Unimed/Americana iniciou a luta por mais um título da LBF de forma positiva, derrotando a APAB/Barretos

Fonte:ASE      

    • Você é nosso visitante número
      16.703.362

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos