NOTÍCIAS

12/11/2014

JOGOS ESCOLARES: BASQUETE TRANSFORMA A VIDA DE JOVEM PARAIBANA

.:: conteudo_1_16937.jpg ::.

Nascida em comunidade carente de João Pessoa e criada com muita dificuldade pela mãe, Maryanna Farias, de 16 anos, teve sua vida totalmente transformada pelo basquete

João Pessoa, PB – Muito educada, tímida, de fala mansa e atenciosa. Quem vê a atleta Maryanna Farias, de 16 anos, fora das quadras dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014, não imagina as dificuldades pelas quais ela já passou em sua vida, e muito menos pode ter ideia de como ela se agiganta quando a bola laranja sobe e o árbitro dá início a uma partida de basquete.

Nascida no bairro das Indústrias, comunidade carente afastada do centro de João Pessoa, Maryanna defende a delegação da capital paraibana na Terceira Divisão do basquete feminino nos Jogos Escolares da Juventude.
Filha única de uma família humilde, desde pequena ela sempre estudou em escolas públicas. Foi em uma destas, a Argentina, que começou a jogar basquete, aos 10 anos de idade, época em que também se arriscava no futsal. Com muitas horas diárias dentro das quadras, os joelhos começaram a reclamar, e ela optou pelo basquete. “Me destaquei e ganhei uma bolsa no Colégio QI, uma escola particular. Depois de dois anos, o Colégio GEO me ofereceu uma bolsa ainda mais completa, e estou estudando lá até hoje. Se não fosse o basquete, durante toda a minha vida eu jamais teria a chance de ter um ensino de qualidade, ainda mais em um dos principais colégios particulares de João Pessoa”, revelou Maryanna.

Talentosa, a atleta integra desde os 13 anos a seleção paraibana de basquete, o que lhe trouxe novas oportunidades na vida. “Nesses três anos de seleção paraibana, já viajei para dezenas de lugares por todo o Brasil. Com as condições financeiras que minha família tem, se não fosse pelo basquete eu jamais sairia da minha cidade. Tenho o sonho de um dia conhecer os Estados Unidos e jogar em alguma equipe da WNBA além, é claro de defender a seleção brasileira”, revela Maryanna.

No que depender das atuações de Maryanna nos Jogos Escolares da Juventude, o sonho não parece tão impossível assim de acontecer. Na estreia da competição, vitória sobre o time do Piauí, pelo impressionante placar de 79 a 5, e com incríveis 40 pontos de Maryanna. Na segunda rodada, contra a forte equipe do Mato Grosso do Sul, derrota por 70 a 60 em uma partida equilibrada. Porém, Maryanna mais uma vez fez sua parte, anotando 45 pontos e sendo o destaque da equipe. “Falando sobre o meu jogo, eu acho que não posso destacar apenas uma característica. Para ir longe na carreira, sei que preciso ser completa em todos os quesitos. Por isso, tenho treinado muitos arremessos, posicionamento, defesa, também a parte física e tática. Sei que preciso ser completa”, disse a ala de 1,72m, fã de Marcelinho Machado, Adrianinha, Hortência e Patrícia, sua amiga pessoal e companheira de treinos no time do Spectros.

Assim é Maryanna. Simples, humilde e muito esforçada em busca de seu sonho. Afinal de contas, mais do que ninguém, ela sabe a importância e o poder de transformação que o basquete teve, tem e para sempre terá em sua vida.

Foto: William Lucas/Inovafoto/COB

Fonte : CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.697.409

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos