NOTÍCIAS

04/11/2014

ARMADOR YAGO DOS SANTOS É O MVP DO SUL-AMERICANO SUB-15

.:: conteudo_1_16743.jpg ::.

Barquisimeto, Venezuela – Além do título invicto do 26º Campeonato Sul-Americano Sub-15 Masculino e a vaga na Copa América Sub-16, em 2015, a Seleção Brasileira volta de Barquisimeto, na Venezuela, com o MVP (melhor jogador) da competição. Aos 15 anos, o armador Yago Mateus dos Santos foi um dos destaques da equipe formada por 12 atletas selecionados pelo técnico Cristiano Grama no Campeonato Brasileiro Sub-15, realizado em agosto, em Poços de Caldas (MG).

“Estou me sentindo muito feliz, pois consegui alcançar um objetivo único, que não é para muitos. Tenho esse privilégio. É uma sensação única e todos nós tivemos a alegria de comemorarmos juntos esse título após um treinamento duro. Foi um orgulho jogar nesse time e um prazer enorme ter vencido mais esse desafio na minha vida”, disse o jovem armador.

Na noite de segunda-feira (dia 3), na vitória sobre a Argentina na final por 66 a 55 (30 a 24 no primeiro tempo), Yago foi o cestinha da partida, com 16 pontos, empatado com o argentino Franco Baralle. O brasileiro ainda deu duas assistências e pegou um rebote.

Não é de hoje que Yago chama a atenção. Ele começou a jogar basquete aos seis anos, na Casa do Garoto, em São Paulo. Depois de quatro anos, foi para o Rio de Janeiro, onde jogou pelo Jequiá Iate Clube. Em 2013, transferiu-se para o Palmeiras, time em que conquistou quatro títulos no ano passado, entre eles dois Estaduais, no Sub-14 e Sub-15. Foi eleito pela Federação Paulista de Basketball o melhor do Sub-13, em 2012, e do Sub-14, em 2013.

“O basquete significa a minha vida, pois é o que desejo para a minha carreira. Comecei por influência do meu irmão Hilton, que é meu ídolo, e agora tenho de me manter focado, trabalhar cada vez mais e, se Deus quiser, representar o Brasil de novo. Eu e todo a equipe iremos voltar ainda mais preparados para a Copa América”, afirmou Yago, que, em 2013, também foi o destaque do Colégio Amorim (SP), campeão dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN).

De acordo com o técnico Cristiano Grama, o Brasil voltará a dominar as categorias de base na América do Sul, pois tem uma geração muito boa que precisa ser investida. “Temos muitos talentos em condições de chegarem à Seleção principal. Nos cinco jogos que disputamos os jogadores dominaram seus adversários e mostraram muita técnica”, avaliou.

Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Vanderlei Mazzuchini Junior agradeceu ao ótimo trabalho dos atletas, treinadores e integrantes da comissão técnica na conquista do Sul-Americano. O dirigente também ressaltou o importante apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que sempre acreditou no trabalho de base desenvolvido pela CBB.

“Queria lembrar também que, este ano, mudamos o formato do Campeonato Brasileiro de Base e isso facilitou o intercâmbio e a seleção dos garotos e treinadores. A competição foi um verdadeiro laboratório de observação para o técnico Cristiano”, disse Vanderlei, acrescentando a importância do patrocínio do Bradesco para o desenvolvimento da modalidade.



Campanha do Brasil
1ª Fase
Brasil 74 x 41 Equador
Brasil 70 x 45 Peru
Brasil 70 x 66 Venezuela
Semifinal
Brasil 90 x 45 Chile
Final
Brasil 66 x 55 Argentina

Classificação Final

1º- Brasil (campeão invicto); 2º- Argentina; 3º- Venezuela; 4º- Chile; 5º- Uruguai; 6º- Peru; 7º- Equador; 8º- Colômbia.

SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-15 MASCULINA
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – UF 


4. Lucas Guilherme de Oliveira Santos – Armador – 15 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
5. Kayo San Thiago Manfio Gonçalves – Pivô – 15 anos – 1,98m – Flamengo (RJ) – RJ
6. Marcos Henrique Louzada Silva – Ala-armador – 15 anos – 1,85m – Liga Urbana de Streetball (ES) – ES
7. Danilo Araújo Sena Santos – Ala-armador – 15 anos – 1,92m – Lance Livre Sports / Minas Brasília (DF) – DF
8. Matheus Araújo Silveira – Pivô – 2,04m – 15 anos – Minas Tênis Clube (MG) – MG
9. Yago Mateus dos Santos – Armador – 15 anos – 1,75m – EC Palmeiras (SP) – SP
10. Thiago Manna Gianvecchio Duarte – Armador – 15 anos – 1,91m – Praia Clube Uberlândia (MG) – MG
11. Lucas Augusto Costa Melo – Ala – 15 anos – 1,95m – Esporte Clube Pinheiros (SP) – SP
12. Danilo Roberto Marques Penteado – Ala-pivô – 15 anos – 1,96m – Grêmio Recreativo Barueri (SP) – SP
13. Guilherme Braga Abreu – Ala – 15 anos – 1,95m – SESI Franca (SP) – SP
14. Danilo Brito Martins – Ala-pivô – 15 anos – 1,9ntraram: Marcos Henrique Silva (), 6m – Sport Recife (PE) – RJ
15. Matheus Tolmacsi Damacena – Pivô – 15 anos – 1,98m – EC Pinheiros (SP) – SP
Média de idade: 15 anos
Média de altura: 1,92m

Comissão Técnica

Coordenador: André Germano
Administrador: Victor Mansure
Técnico: Cristiano Grama
Assistentes técnicos: Igor Meletti e Agilson Luiz Cornélio Alves
Preparador físico: Marcelo Mascarenhas
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Fachina
Médico: Dr. Rafael Geiss Santos
Fisioterapeuta: Guilherme Munhoz Scalfi

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.691.922

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos