NOTÍCIAS

31/10/2014

NBB - Flamengo volta a vencer Paulistano e abre temporada 14/15 com vitória

.:: conteudo_1_16675.jpg ::.

Na partida de abertura da sétima edição da competição, time carioca virou no terceiro quarto e levou a melhor na reedição da última final frente ao clube da capital paulista

A abertura do NBB 7 foi um grande jogo e o desfecho foi o mesmo da Final da última edição do maior campeonato de basquete do país. Nesta sexta-feira, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, na reedição da decisão da última temporada, o atual campeão Flamengo voltou a vencer o Paulistano/Unimed, pelo placar de 99 a 91, e abriu a sétima edição da competição nacional com um importante resultado positivo como visitante.

Ao contrário do que ocorreu na partida decisiva do NBB 6, o clube da capital paulista começou melhor e fechou o primeiro tempo em vantagem (48 a 45). A virada dos cariocas veio apenas na metade do terceiro quarto e, a partir de então, a liderança não mudou mais de lado. Com um ótimo trabalho coletivo de seu ataque e sem deixar os rivais terem facilidade para pontuar, os atuais campeões da Copa Intercontinental de Clubes dominaram as ações na parcial final e confirmaram o resultado positivo.

"A nossa defesa não esteve bem e ainda propiciamos muitos rebotes de ataque ao Paulistano. Mas foi o suficiente para ganharmos o jogo. Nós corremos muitos riscos, mas nosso ataque teve uma boa produção e conseguimos controlar o jogo no último quarto para ficar com a vitória", disse o comandante rubro-negro José Neto.

Com 21 pontos, o experiente ala/pivô argentino Walter Herrmann teve grande desempenho em seu primeiro jogo no NBB na história e foi o cestinha rubro-negro, seguido pelo pivô norte-americano Meyinsse, autor de 14 pontos. Sem errar um arremesso sequer, o armador Gegê marcou 13 pontos, sendo oito deles no último quarto, e teve grande participação no triunfo dos flamenguistas. Responsáveis por 11 pontos cada, Laprovittola e Marquinhos completaram a lista do principais pontuadores da equipe vencedora.

Pelo lado do Paulistano, os atletas mais efetivos em quadra foram os três norte-americanos. O ala Holloway foi o cestinha da partida, com 29 pontos, além de apanhar oito rebotes, enquanto que o armador Dawkins registrou 21 pontos e seis assistências. Em sua primeira aparição pela equipe de São Paulo, o pivô DeVon Hardin, ex-Basquete Cearense, também teve boa produção e deixou a quadra com o único duplo-duplo do confronto: dez pontos e dez rebotes.

"Dá até para falar que o Paulistano fez uma boa partida, mas acabamos falhando muito na defesa no último quarto e isso nos prejudicou muito, já que estávamos atuando diante de uma equipe muito forte como o Flamengo. Estávamos muito focados para sair com a vitória, mais esses erros acabaram fazendo a diferença no final das contas", disse Dawkins.

O jogo

O começo do jogo foi completamente favorável ao Paulistano. Com muita energia dos dois lados da quadra, o time da casa dominou as ações nos minutos iniciais e não demorou a deslanchar no placar. O placar foi aberto com uma enterrada do estreante pivô DeVon. Depois, Holloway marcou quatro pontos seguidos e colocou 6 a 0 de frente para os paulistas. No embalo do bom desempenho do argentino Herrmann, o Flamengo passou a ter boa produção ofensiva nos minutos seguintes e até chegou a equilibrar o jogo. Mas não teve jeito e os anfitriões voltaram a dominar completamente as ações.

Dawkins apareceu muito bem, Holloway continuou praticamente impecável nos arremessos - juntos, os norte-americanos marcaram 18 pontos nos dez minutos iniciais do confronto - e os atuais vice-campeões do NBB chegaram a colocar 14 pontos de frente (29 a 15). No último lance do período, Herrmann acertou sua terceira bola de três pontos no jogo e diminuiu o prejuízo para os rubro-negros (29 a 18).

No início do segundo quarto, o Paulistano continuou mandando no jogo. Pilar saiu muito bem do banco de reservas e a diferença chegou a voltar para a casa dos 14 pontos (37 a 23). Com a desvantagem no placar, o Flamengo mudou sua marcação para uma zona 2-3 e o time paulista passou a ter dificuldades para atacar. Do outro lado da quadra, os comandados do técnico José Neto contaram com um bom jogo coletivo e pouco a pouco foram baixando a vantagem dos rivais. Após uma bola de três pontos certeira de Marcelinho, com pouco mais de quatro minutos para o intervalo, os cariocas cortaram o prejuízo para apenas quatro pontos (37 a 33).

O bom momento do Flamengo prosseguiu e o técnico Gustavo De Conti foi obrigado a parar o jogo no momento em que a diferença no placar caiu para apenas um ponto (41 a 40). Depois do tempo técnico pedido por seu treinador, o Paulistano contou com boas jogadas da dupla Dawkins e Holloway para fechar a primeira metade do confronto em vantagem. Com um tiro de longa distância do armador e mais quatro tentos anotados pelo camisa 22, os donos da casa resistiram à reação dos rubro-negros e foram para os vestiários com o placar em 48 a 45 a seu favor.

O equilíbrio tomou conta da partida durante o terceiro e as equipes seguiram com os mesmos protagonistas: Dawkins e Holloway pelo Paulistano e Herrmann a favor dos visitantes. A dupla de norte-americanos manteve o bom nível e continuou no comando do ataque dos paulistas. Mas, do outro lado, o experiente argentino mostrou uma mão calibrada nos arremessos de três pontos e empatou o jogo em 59 a 59. No ataque seguinte, Meyinsse converteu dois pontos, ainda sofreu falta e colocou os rubro-negros pela primeira vez em vantagem (62 a 59).

Estar com a liderança nas mãos trouxe confiança ao Flamengo, principalmente ao armador Laprovittola. Até então discreto no jogo, o argentino converteu duas bolas de três pontos consecutivas e estendeu a vantagem dos atuais bicampeões do NBB para oito pontos (68 a 60). Depois da arrancada dos flamenguistas, os donos da casa não diminuíram o ritmo e Dawkins tratou de fazer com a equipe voltasse a pontuar. Mas os cariocas contaram com boas tramas ofensivas para manter a ponta do marcador e chegar para o último período com cinco pontos de frente: 78 a 73.

Logo nos minutos iniciais da parcial final, o clube da Gávea conseguiu colocar sua maior vantagem no placar até então. Com uma ótima defesa e boas jogadas no garrafão, o time visitante aplicou uma sequência de cinco pontos contra nenhum dos adversários, abriu dez pontos de frente (83 a 73) e obrigou o técnico Gustavo De Conti a parar o jogo. Porém logo após pedir seu tempo técnico, o treinador do Paulistano recebeu sua segunda falta técnica na partida e, de acordo com a nova regra da FIBA, precisou deixar a quadra.

Depois do momento ruim, o Paulistano contou com boas jogadas de Holloway para tentar reagir. Só que do outro lado o Flamengo teve nas mãos de Gegê o grande trunfo para controlar a tentativa de reação dos paulistas. Com duas bolas de três pontos praticamente iguais, o jovem armador roubou a cena e os cariocas conseguiram continuar com uma confortável vantagem no placar. Até os últimos instantes do confronto, o time paulista tentou reverter o cenário, mas o Flamengo mostrou porque é o atual campeão mundial interclubes e, com muita tranquilidade em seus movimentos ofensivos, confirmou a vitória na partida que abriu a temporada 2014/2015 do NBB.

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.655.986

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos