NOTÍCIAS

29/10/2014

SOS BASQUETE FEMININO: POR NATÁLIA BURIAN

.:: conteudo_1_16571.jpg ::.

Lançada neste mês de outubro, a campanha em prol do basquete feminino no Brasil, por meio da fanpage no  Facebook, intitulada “ Salvem o Basquete Feminino “brasileiro”  conquistou em poucas semanas,  grande  apoio e repercussão entre fãs do basquete feminino,  jogadoras, técnicos e dirigentes, além dos sites e profissionais que cobrem a modalidade em todo o país.

Entre as atletas que expressaram seu apoio público ao movimento lançado nas redes sociais, estão a armadora de Presidente Venceslau, Natália Burian e a ala Karla de Americana, que foram entrevistadas pelo Central do Basquete Feminino e ressaltaram a grande importância dessa campanha, além de apontarem os caminhos que podem levar a recuperação do basquete feminino no Brasil.   

Confira abaixo a entrevista com as atletas que farão a final do Campeonato Paulista no próximo dia 07, em Presidente Venceslau:

 

Central: Natália, você que já participou da grande auge do basquete feminino no Brasil, como vê o atual momento da modalidade, com equipes tradicionais como Catanduva, Araçatuba, Ourinhos e Rio Caro, fecharem suas portas?

 

Natália: Olha se continuar está crise na qual não nós juntarmos e lutarmos pelo basquete, vejo o basquete acabando, é muito triste a nossa realidade, mais está na hora de perdemos o medo e lutarmos pela melhora, é uma pena ver esses times acabando, dói, ver a modalidade que um dia foi o esporte número 2 do país.

 

Central: O que você acha que tem que ser feito para a recuperação do basquete feminino no Brasil, para que não corra o risco da modalidade acabar em nosso país?

Natália: Está na hora de pararmos de sermos atletas egoístas, tipo eu estou ganhando o meu e se elas não, não tô nem aí, acho que está na hora de realmente usarmos a frase que estava sendo usada que juntos somos mais fortes. Eu acho que está na hora dos clubes se unirem e as atletas também, está na hora de cobrarmos tanto da FPB como da CBB , porque eles são culpados de tudo isso na verdade, está na hora deles reverem, porque eu só vejo os clubes pagando taxas e arbitragem, aí eu me pergunto o time que é campeão qual é a vantagem? O que se ganha da confederação e da própria FPB. Acho que cada estado tem que cobrar de sua federação pra todos os estados poderem cobrar da CBB! A Liga ano passado foi muito boa, espero que esta seja melhor ainda, torço por isso e que eles realmente ajudem os times que mais precisam de apoio!

Acho que todos somos culpados pela fase, mais se juntarmos tudo pode melhor, o maior exemplo de evolução e de volta por cima e do masculino, o masculino chegou ao fundo do poço, agora olha o nível q eles estão? Eu dou parabéns a eles e pelo trabalho que eles vêm apresentando, porque o feminino não pode acontecer o mesmo, a hora é agora, temos que fazer acontecer.

 

Central: O que pode ser feito por ex-atletas e pelas autoridades maiores no esporte brasileiro, em prol da recuperação do basquete feminino?

 

Natália: Acredito que ex-atletas como Hortência e Paula que tem muita visibilidade, poderiam se juntar a nós atletas e ajudar nesta luta, ainda mais por elas serem ídolos e com a grande credibilidade que elas têm em nosso país. Uma fazia mágica jogando e a Hortência foi  a rainha do basquete feminino, por isso,  acho que trazendo  a Magic e a Rainha Hortência  para nos apoiar, com certeza podemos erguer esse império novamente. Basta todos acreditarem.

Com toda certeza, o Ministério do Esporte tem que apoiar mais o esporte no Brasil, e quando o dinheiro chegar aos clubes que os diretores, usem de modo apropriado e adequado e o mais correto possível. Na verdade, na situação que nos encontramos hoje, qualquer ajudar será muito bem vinda, e, além disso, está na hora deles acordarem, pois daqui a dois anos serão as Olimpíadas em nosso país.

 

Central: O que você acha deste movimento que está sendo feito pela fanpage “Salvem o Basquete Feminino Brasileiro”, organizado por fãs da modalidade no Brasil?

Natália: Eu acho muito importante as

Texto: Luís Galletta (Central do Basquete Feminino)

    • Você é nosso visitante número
      16.656.578

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos